segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Brasileirão 2016: Flamengo 2 x 1 Grêmio


O Flamengo se impôs contra um dos líderes do campeonato, venceu o Grêmio por 2 x 1 e assumiu a terceira colocação do Brasileirão, três pontos atrás do líder Palmeiras, que empatou com a Ponte Preta.

Sempre afirmaram que pontos corridos se ganha com elenco. O Rubro Negro está seguindo a cartilha: Guerrero não jogou, entrou Damião, que saiu cansado e então entrou o Vizeu. Não pôde contar com Arão, entrou o Cuéllar. Elenco forte é assim.

A torcida deve se acostumar com a estrategia do Zé Ricardo. O esquema de jogo não vai mudar, salvo algum imprevisto. O treinador manteve a coerência: colocou Mancuello, Allan Patrick e Adryan no banco e escalou Gabriel, há quatro anos na Gávea sem ter feito nada de relevante, como titular pela direita.

Em que pese a escolha por jogadores duvidosos, é preciso cobrar do treinador o resultado dentro de campo após uma semana de treino: o que não aconteceu contra o Sport, porém neste domingo foi diferente.

O Flamengo foi superior taticamente ao Grêmio, adversário direto na briga pelo título - especialmente no primeiro tempo: marcação alta, intensidade e posse de bola. O próprio Roger reconheceu que não conseguiu espaço para executar seu jogo "pela qualidade que o adversário nos impôs".

Com bom jogo do Pará pela direita, Éverton pela esquerda, Damião infernizando os zagueiros dentro da área e também vindo buscar o jogo fora dela, e Diego fazendo boa estreia, conduzindo o meio de campo, fazendo a bola correr rápido com passes sempre de primeira.

O Flamengo pressionava, Grohe fazia grandes defesas, até que Damião marcou de pênalti, após o juiz ter ignorando a vantagem em lindo gol de bicicleta do atacante.

O Grêmio não reagiu e não oferecia perigo ao Muralha, e por pouco Éverton não ampliou o placar. Marcelo Oliveira salvou em cima da linha.

Como tem sido rotina nesse esquema, os pontas não conseguem manter o ritmo forte a partida inteira. E o Grêmio voltou melhor na segunda etapa ameaçando perigosamente a meta Rubro Negra, com Pará salvando um chute frente à frente do Muralha.

E no ataque, novamente o lateral direito fez a diferença. Cruzou na cabeça do Diego para fazer 2 x 0 no momento onde jogo parecia sair do controle.

A partida parecia dominada, mas a zaga bobeou e o Grêmio descontou. O Flamengo, entretanto, segurou inicialmente a pressão e depois administrou bem a posse de bola para garantir a vitória.

Novamente o sistema defensivo expulsou o adversário de sua grande área:


E no ataque, mantém sua força ofensiva com chutes em sua maioria dentro da grande área:


2 comentários:

guto disse...

Na ocasião da saída do Muricy parecia - para alguns - que o ano do Flamengo estava perdido. A ciranda da velha panelinha de técnicos supervalorizados já rodava e indicava que Abel seria a bola da vez. A opção pelo Zé Ricardo sempre foi a minha preferida, pois estou acostumado a ver os jogos do sub-20 e o jogo dos meninos era sempre mais vistoso que o dos profissionais. Zé Ricardo me lembra o Coutinho, técnico também forjado na Gávea e com amplo conhecimento dos jogadores do elenco. Em seu primeiro jogo uma maior organização já era sentida. A campanha desde então só conformou isso. Temos um time coeso, ofensivo, com posse de bola e que sabe se defender. Toda sorte ao Zé Ricardo e rumo ao hepta!

Gustavo disse...

Boa tarde!!!

Até parece que eu jamais falei no amor...
até parece que eu jamais amei...

Flamenguista é mesmo aaaassim,
coragem, leveza.
Só fala maravilhas,
age com presteza.

Olá jogadores, atletas do Flamengo!!!

Quero amar vocês, de todas as maneiras,
que eu puder aplaudir vocês!!!
por todos os caminhos, que eu puder apoiar vocês!!!
em todos os sentidos, vê-los vencer!!!

Oi, Nação!!!

aá, que féu, Nação com mel!!!
e eu nem preciso asas pra voar (com vocês eu sou feliz!!!)
melhor é impossível de sonhar (é verdade!!!)
amar o Flamengo, curtir o nosso Clube a vida toda com vocês!!!
Amar, torce pelo Flamengo,
É o Meu Prazer!!!

Úhúúúúúúúúú!!!

Nossa, que grande partida do Mengão!!! Parabéns diretoria pela contratação do Leandro Damião e do Diego!!! Fizeram uma ótima estréia, fizeram gols decisivos que garantiram a nossa vitória, mais três pontos e já nos deram alegrias!!! O time jogou muito bem!!! Estão todos de parabéns!!! Muito obrigado defesa, meio de campo, ataque e comissão técnica que escalou bem e fomos felizes!!!

Uma ótima semana para vocês!!! Muito obrigado!!!