domingo, 10 de abril de 2016

Estadual 2016: Flamengo 3 x 0 Boa Vista


Com a vitória de ontem por 3 x 0 contra o Boa Vista, o trio Cuellar, Arão e Mancuello chegou a três partidas atuando juntos, com três vitórias, dez gols anotados e apenas um sofrido.

Desta forma, o Flamengo voltou à zona de classificação do campeonato carioca e vai enfrentar o Bangu, já eliminado, na última rodada para confirmar a vaga.

Apesar do ótimo desempenho quando o "trio de ferro" joga junto, o ponto central da equipe é sem dúvida o Mancuello.

Foi divulgado, até por este blog (que não viu o treino), que o time vinha treinando no 4-4-2, porém vi um Flamengo atacando no 4-1-3-2, com o argentino caindo pela esquerda, Allan Patrick centralizado e Arão pela direita, quando defendia aí sim se posicionava no 4-4-2.

A presença de Mancuello, além do time novamente ganhar força na bola parada, faz com que o Flamengo deixe de jogar torto apenas pela direita com Cirino, Rodinei e Arão e force as jogadas também pela esquerda. Jorge vai evoluir muito se conseguir escapar da marcação e se movimentar bem, habilidade para isso tem, apesar da avenida que deixa na defesa, forçando o ótimo Cuellar a recompor por aquele lado.

O primeiro tempo foi um massacre: 72% de posse de bola, sete chutes a gol e 11 bolas na área. Se faltava movimentação com mais rapidez, os passes cadenciados e certeiros de um meio de campo inteiramente técnico e talentoso fazia o time abrir espaço na marcação do Boa Vista, somada à volta da marcação sob pressão, que era uma característica lá do começo do Carioca e que, sem explicação, o Flamengo deixou de fazer. Foram diversas recuperações de bola ainda na altura do ataque.

Graças ao PFC, cujo sinal caiu por cerca de 20 minutos iniciais do segundo tempo, ninguém conseguiu ver o gol do Guerrero, fruto desta marcação pressão que voltou a ser exercida neste jogo.

O Flamengo tinha o controle do jogo na mão e Paulo Victor não fez nenhuma defesa.

A semana livre fez bem ao Muricy, que pôde reorganizar sua equipe e testar uma nova formação fugindo dos três atacantes. A vitória já deveria ter vindo contra o Vasco e o Botafogo. Apesar disso, foram partidas boas que ficaram prejudicadas pelo empate e falhas individuais. A curva que estava decrescente, parece ter voltado a subir. Vamos ver.

Tivemos diversos pontos positivos. Eis alguns destaques:

- Cuellar: impressiona como ele simplifica e faz a transição defesa-ataque ser muita fácil. Foram 87 passes corretos e nenhum errado, além de cinco desarmes.

- Cirino: últimos três jogos, três gols. Agora neste novo esquema, vai jogar mais perto da área. Vem se posicionando bem e continua infernizando pela direita com o Rodinei.

- Juan: que volta incrível à Gávea. Vem jogando com uma categoria técnica impressionante.

- Guerrero: fez seu gol com muita garra, isso mostra que está incansável, mas foram diversos cruzamentos onde ele poderia ter antecipado e ficou parado, atrás dos zagueiros. Dentro da área o peruano precisa se movimentar mais.

Um comentário:

Marcelo disse...

André, falou muito bem!!!

O Time jogou muito bem, dominou o jogo, criou oportunidades e fez os gols. Um golaço do Mancuello, um chutaço no ângulo!!! Um gol bonito do Marcelo Cirino em boa jogada do Rodinei e a vontade do Guerrero que buscou e conseguiu o seu gol!!!

Muricy mandando bem no comando da equipe, ótimo trabalho!!!

Gostei da contratação do Fernandinho!!! Ótimo atacante!!!

Seja bem vindo Fernandinho!!!