segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Estadual 2014: Flamengo 2 x 1 Vasco


O Flamengo evitou uma bela fadiga e um princípio de crise se completasse a terceira derrota seguida, com a vitória de virada contra o Vasco por 2 x 1.

Tudo que Jayme não precisava era turbulência nesse tempo em que precisa ter para remontar o meio de campo do Flamengo, que acabou. Amaral, Elias, Luiz Antônio, Carlos Eduardo e Paulinho saíram do time e agora a missão é encaixar uma nova formação com o variado elenco disponível.

No primeiro tempo o time foi completamente dominado pelo Vasco. A única saída de bola era na velocidade individual tresloucada. Não se via troca de passes, inversões, tabelinhas, nada. A marcação do Flamengo antes compactada, agora está espaçada e começando na entrada da grande área, não existe combate na altura do meio de campo.

O adversário com três, quatro passes em velocidade chegavam sempre pela esquerda. Curiosamente o gol foi pela direita. Outra vez: o que fazia Amaral, que não auxiliava o André Santos e permitia o Douglas jogar sozinho? Amaral enlouqueceu. Elias lhe deu uma confiança para jogar mais do que pensa. Jayme precisa alertá-lo.

Com 15 minutos do segundo tempo, a situação mudou com as entradas de Gabriel e Muralha. O Flamengo acertou o meio de campo, avançou a marcação e passou a jogar em velocidade inteligente, com ultrapassagens e inversões. Ótimo jogo dos dois: Gabriel caía muito bem pela direita e Muralha fechou a marcação. Éverton até melhorou com a dupla em campo.

Lembro de uma bola que Barbio ganhou do André Santos e só havia o Muralha na sobra, que matou a jogada e saiu com categoria.

Alecsandro deveria ter entrado mais cedo. Ele só joga no limite, faltando dez, quinze minutos. Mesmo assim deu um belo passe de camisa dez para o Éverton chegar na cara do goleiro.
O Jayme tinha razão, dá pra ele e Hernane jogarem juntos em algumas circunstâncias de jogo.

Na zaga, Wallace anda tomando uns dribles complicados. Samir segue um monstro.

André Santos era para ser expulso. Difícil ele manter a seriedade o jogo inteiro. Quando joga firme, mostra que tem habilidade: deu dois excelentes lançamentos para Hernane e Gabriel. Quando joga como moleque, leva cartão bobo e faz besteiras.

O elenco é grande, o meio de campo acabou, mas ainda vejo muitas opções pro Jayme achar  time. Tem o Léo, o Feijão, o Gabriel e Alecsandro voando, o Sartori. Não perdi a esperança no Paulinho, ainda. Tem que encaixar a melhor escalação.

2 comentários:

Ruy Moura disse...

Tem chances do Elias e do Luiz Antônio voltarem ao nosso meio de campo?

valdir souza disse...

Ano passado era fácil de escalar o 11 inicial do Fla, mesmo com o Carlos Eduardo, que agora entendo sua utilidade na época (prender bola no ataque e só). Nesse momento, o time passa por essas mudanças, no meio das competições, e irá sofrer com isso, pois ninguém está garantido.

Acho que para Alecsandro e Hernane jogarem juntos, só mesmo em 20, 15 minutos finais, para funcionar. Em algum momento, o Alecsandro (nunca pensei que diria isso), vai ter que jogar de 9 mesmo, porque ele sabe participar do jogo, trabalhar a bola, o que o Brocador infelizmente não sabe, e ajudar na construção, além da finalização boa que tem.