sexta-feira, 26 de abril de 2013

Matéria do jornal Lance sobre a nova fase da natação do Flamengo. E ainda: César Cielo e Marcelo Vido

Ano passado o Flamengo foi campeão do Maria Lenk com um time formado por 60 atletas. Hoje o recordista em títulos disputa o campeonato com apenas nove atletas e todos juniores.

Matéria do Lance dessa sexta-feira revela a nova fase da natação Rubro Negra. Sem grandes estrelas, o grande destaque é o jovem Luiz Altamir, de 15 anos, que já tem três índices para o Mundial Júnior.

Na atual edição, o Rubro-Negro conta com apenas nove nadadores, sendo dois homens e sete mulheres. Sem marcar presença nos revezamentos, o maior destaque da delegação é Luiz Altamir Melo, de 15 anos. Ele é o único do Flamengo com índices para o Mundial Júnior de Dubai (EAU), em agosto: 200m livre, 400m livre e 200m borboleta. Contratado no início de 2012, o jovem nadador passou incólume ao corte. Do clube, recebe apoio com moradia, estudo, alimentação e ajuda financeira. Embora tenha esse suporte, ele lamenta não ter atletas mais experientes nos treinos.

César Cielo afirma que o Flamengo não lhe deve nada e que pode aceitar um convite para defender novamente o Rubro Negro. Ele que agora é patrocinado pela Adidas. No futuro pode ser importante para sua volta às piscinas da Gávea.

É difícil falar em um contexto geral. A minha relação com o Flamengo foi bem tranquila. Até brinco com eles que, se forem montar uma equipe em 2015, para não esquecerem de mim. Mas, mais do que amor pelo escudo do Flamengo, é um negó- cio. A diretoria abriu o jogo logo que assumiu, então não levo nenhum sentimento ruim. É uma pena porque o clube é o maior vencedor do Troféu Brasil. Ano passado, tínhamos torcida organizada. Então, com essa arquibancada fantasma, fazem falta. O clube não me deve nada, fizemos um acordo no fim de 2012.

O Executivo de esportes olímpicos Marcelo Vido disse que com as Certidões, o Flamengo prepara seis projetos para os esportes olímpicos e busca parceria privada para reformar o Parque Aquático.

1. Atual campeão do Maria Lenk, o Flamengo não tem como defender o título este ano. Como estão os projetos do clube para a natação?  
Estamos disputando a competição com uma equipe jovem, pois estamos apostando na base. Nossos atletas estão buscando os índices para o Mundial Júnior de Dubai, e o Luiz Altamir está com três.  
2. Então, estamos dentro do planejamento traçado quando assumimos. E o que o clube planeja para os próximos meses?  
Agora, com as certidões negativas, é possível fazer projetos via Lei de Incentivo ao Esporte. Desde fevereiro, estamos elaborando projetos, pois já tínhamos sido informados que as certidões seriam obtidas. Não é só para os esportes aquáticos, mas para todas as modalidades do Flamengo.  
3. No que consiste estes projetos?  
Estamos elaborando. Um clube pode apresentar um máximo de seis projetos ao Ministério do Esporte. Buscamos parcerias na iniciativa privada. Queremos reformar o parque aquático da Gávea.

Nenhum comentário: