quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O contrato do Ronaldinho com o Flamengo e envolvimento da Traffic


Escrevi no post  da chegada do Ronaldinho Gaúcha que entender os benefícios e os riscos que podem trazer ao Flamengo será conhecido com o tempo, mas não demorou muito e a imprensa já começa a ter acesso ao contrato.

O Lance informou hoje que grande parte do salário mensal de Ronaldinho Gaúcha será pago com dinheiro da Traffic, bom, isso não é novidade.

Em seguida o jornal informou também que o Flamengo terá direito a um teto com ganhos de marketing, e que após o valor pré-definido, a maior parte do lucro vai à empresa de J. Hawilla.

Meio confuso, acho que a informação está errada, afinal, deveria ser o contrário, não?, a Traffic trabalhar a imagem do jogador e o que for acima do teto o Flamengo ganharia.

A contrapartida para a Traffic, nesse caso, seria ajudar a bancar os salários, mas ter a contrapartida em usar a imagem do jogador, aí o que passar do teto pro pagamento mensal do salário, fica pro Flamengo.

E agora vem o drama, se a quantia não for alcançada, haverá o repasse de direitos de jogadores da base. Bom, a base é a única garantia que o Clube pode mesmo oferecer para fazer esse tipo de negociação envolvendo valores astronômicos, mas é claro que será preocupante.

O sucesso desse projeto será alcançado na sua totalidade com o time tendo resultado dentro de campo e isso é impossível de garantir, apesar dos bons indicativos com o time que está sendo montado, existem algumas deficiências claras que precisam ser revistas.

Pelo que entendi, o Flamengo pode lucrar em três frentes, claras:

Além do teto estipulado da Traffic, ou seja, segundo o Lance, o marketing próprio da empresa fará o trabalho e o Flamengo ainda vai lucrar uma parte da grana, o Clube pode ter seu ganho extra com a presença do Ronaldinho nos projetos próprios do marketing do Flamengo e com os royalties da venda das camisas da OLK, que ontem, mesmo sem apresentação e sem vestir o Manto, o estoque da Fla Concept já se esgotou.

 
Fora a renda que o Clube terá na venda de ingressos. E sabemos que dentro do orçamento, representa uma das mais importantes receitas para o futebol, com média de R$ 20 milhões nos últimos três anos. Em 2010 esse número deve ter caído bastante, seja pela falta do Maracanã, pelos ingressos caros e pela má fase do time.

Então, acredito que com trabalho, ampliando o foco de trabalho, dá pra lucrar tranquilamente.

3 comentários:

André Monnerat disse...

André, o esquema que o Lance colocou nessa matéria é confuso, inclui jogadores da base e ainda diz que o Flamengo paga grande parte do salário dele. É preocupante.

Mas dá uma olhada no blog do PVC. Lá ele já fala de um modelo de contrato que é o que eu tinha ouvido antes: não envolve nenhuma propriedade do Flamengo sendo cedida pra Traffic além da imagem do Ronaldinho e coloca o clube pagando apenas 20% do salário dele - o que seria um salário de um Kléberson, sei lá. Aí já é bem tranquilo e, acho, um bom negócio.

Tendo a confiar mais no PVC do que no Lance. Mas vamos ver se ainda sai mais coisas disso (e se o Conselho Fiscal realmente vai atrás deste contrato).

gustavo disse...

Poxa , saiu uma noticia agora no site do Globoesporte, de que os salários estão atrazados, creio que isso é intriga que o site que fazer, pois em dezembre, parece que o clube pego 1 tal imprestimo pra quitar 13ª e os salarios, só ficaria devendo as luvas, alguem pode esclarecer isso ?

Gustavo disse...

Bom, hj eu li uma materia no jornal extra do Rj, explicando sobre o acordo entre flamengo e trafic, e vi que é excelentissimo, para ambos.

A diretoria rubro-negra ainda não sabe se a contratação de Ronaldinho Gaúcho dará o retorno esperado dentro de campo. Mas fora dele a expectativa das partes envolvidas é de que o clube arrecade em 2011 com patrocínios, pelo menos, R$ 56 milhões. O valor é o dobro dos R$ 28 milhões de 2010, frutos das parcerias com a Brasil Foods, detentora da marca Batavo, e com o Banco BMG, responsáveis por aportes financeiros de R$ 20 milhões e R$ 8 milhões, respectivamente.

Pelo que foi acordado entre o clube, a Traffic e os representantes de Ronaldinho Gaúcho, o Fla terá garantido os R$ 28 milhões de 2010. Tudo que ultrapassar esse valor será dividido entre as partes, sendo que o craque terá direito a 50% de tudo o que superar este piso, e o restante será dividido entre o Flamengo e a Traffic.

Esta divisão será proporcional ao que clube e Traffic arcarão do salário de Ronaldinho Gaúcho. O salário fixo do jogador será de R$ 1 milhão, sendo que R$ 800 mil a cargo da Traffic e R$ 200 mil pagos pelo Flamengo. Sendo assim, o clube ficará com 10% de tudo o que arrecadar em relação ao patrocínio do uniforme. Os 40% restantes ficam para a empresa e 50% para o jogador. Este é o preço para ter Ronaldinho Gaúcho com a camisa rubro-negra.

— A verdade é que o negócio é excelente para todo mundo. O Flamengo terá o que já teve em 2010, ganhou um Ronaldinho Gaúcho e ainda uma parcela de toda a receita extra que entrar no clube. E vai pagar um preço muito baixo por isso (R$ 200 mil mensais) — explicou o representante de uma das partes envolvidas, que preferiu não se identificar.

Fora desta conta, e que entrarão diretamente no caixa rubro-negro, estão a arrecadação com bilheteria e futuras cotas de televisão até 2014. O contrato com a Olympikus, que atualmente rende R$ 21 milhões ao clube, está em vigor, mas os dirigentes tentarão renegociá-lo alegando que a empresa atingirá um novo patamar de exposição com a chegada do astro.

Outra receita que está prevista é oriunda de um programa de Sócio-Torcedor que será lançado. Nesta caso o lucro também será dividido em três partes, e na mesma proporção dos patrocínios do uniforme: 50% para Ronaldinho, 40% da Traffic e 10% para o Fla.