Faltam 33 rodadas para o fim, análise de tabela
Imaginemos se o Flamengo, após passar a quinta rodada na liderança, entrasse em crise e tivesse, nos 33 jogos seguintes, campanha similar à do Corinthians ou Goiás ano passado. Sabem o que aconteceria? O Flamengo se classificaria para a sulamericana.
Essa feliz conclusão mostra que os 13 pontos já conquistados valem, e são importantes para os objetivos do Fla no campeonato. Batendo o Figueira o Fla é líder pela segunda vez esse ano, está pela quinta rodada seguida no G4 e dele não sairá mesmo que perca do São Paulo no sábado. De quebra, reduziu a desvantagem em relação ao clube catarinense no histórico de confrontos por Brasileiros (agora são 4v e 6d, no geral são 8v e 6d).
O Flamengo mantém pontuação superior à média inglesa (+1) e superior à dos mesmos jogos em 2007 (+3).
TÍTULO – A fuga de FLAMENGO e CRUZEIRO prossegue, em especial com a ótima rodada do final de semana (derrotas de Flu, Inter e Palmeiras). Com 13 pontos, ambos disputarão a liderança pelo menos por 3 rodadas, e o calendário é ligeiramente melhor pro Flamengo (SP em casa, Ipatinga e Sport fora), pois o Cruzeiro tem Palmeiras fora, Figueira em casa e SP em casa. Um empate seria o melhor resultado no duelo do Parque Antártica no sábado, até porque qualquer empate alheio é bom resultado no início do campeonato, e nesse caso o Fla poderia abrir 8 pontos sobre os paulistas.
O confronto contra o São Paulo é ruim historicamente para o Fla (12 v e 15 d no campeonato, 33v e 42d no geral) e o jogo sábado é um dos mais importantes recentementes. Jogo de seis pontos é pouco. Se o Fla vencer, além de garantir a folga e a disputa pela liderança, livra dez pontos de vantagem sobre os tricolores. Tal diferença, a esta altura do campeonato, obrigaria o São Paulo a vencer 7 ou 8 jogos seguidos para chegar na liderança (considerando que o líder sobe, em média, 1.9 pontos por rodada). Nesses jogos, o SP tem, por exemplo, visita ao Cruzeiro no Mineirão e o clássico contra o Palmeiras. Em síntese, jogar o São Paulo a menos 10 agora pode praticamente
liquidá-lo da disputa no primeiro turno.
Outro que se distancia muito é o FLUMINENSE, agora a -12 dos líderes. Considerando que o Flu jogará, no mínimo, outras duas partidas com misto em razão dos jogos da Libertadores (além de um eventual relaxamento em dezembro em razão do mundial se o Flu for campeão), podemos considerar muito improvável a hipótese do Flu levar 74 pontos necessários em 99 possíveis e conquistar o título. Tal aproveitamento já seria superior ao Cruzeiro recordista de 2003, num campeonato mais fácil pois tinha 24 clubes.
Já podemos dizer, portanto, que a chance do Fluminense ser campeão é, matematicamente, REMOTA. O aproveitamento necessário deveria ser o maior de todos os tempos, e o clube jogará vários jogos se poupando. Flu fora do páreo, portanto.
CURIOSIDADES – Com a rodada deste final de semana, o Flamengo ultrapassou, pela primeira vez na história, o Atlético Mineiro no ranking geral do campeonato brasileiro. É o sétimo colocado, com 1346 pontos contra 1345 do Galo (oitavo) e 1339 do Palmeiras (nono). Os próximos na fila são o Vasco em sexto com 1273 (27 pontos na nossa frente) e o Corinthians em quinto (1278, 32 pontos na nossa frente).
Faltam 62 pontos em 33 jogos para o hexa. Com mais 50 pontos em 33 jogos, o Fla estará na Libertadores 2009 (1,5 ponto por jogo, campanha do Botafogo ano passado). Com mais 40 pontos em 33 jogos, estará na Sulamericana 2009. E, somando 31 pontos em 33 jogos, estará garantido na Serie A 2009.
Se o Flamengo vencer o São Paulo e o Ipatinga, será o terceiro clube brasileiro a alcançar 400 vitórias em campeonatos brasileiros.
Por Marcus Talamasca Castro - http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2814802535465675544
Nenhum comentário:
Postar um comentário