O trabalho dos psicólogos e estagiários de psicologia oferece acompanhamento e preparação psicológica a todas categorias do futebol, desde o mirim até o profissional. Há algum tempo também funciona no futsal, da categoria infantil até o adulto
Antes do jogo contra o Nacional no Maracanã, o psicológo Paulo Ribeiro junto com os jogadores, passaram por uma espécie de terapia em grupo, e ainda teve um vídeo de 7 minutos, sob o título "Escolha" na tenta tentativa de por a cabeça dos jogadores em forma para o jogo contra os uruguaios, que venceram por 3 a 0 no duelo realizado no último dia 6.
"O jogador do Flamengo terá sempre os nervos à flor da pele, mas estou certo de que o comportamento do time já será positivo, apesar de eu ter detectado uma ansiedade muito forte", disse, preocupado com o péssimo comportamento do time nos últimos jogos, e principalmente na derrota ( 3 a 2) para o Botafogo.
Kléber Leite estava preocupado, e procurava entender o comportamento do elenco que demonstrava algumas desavenças, e o psicólogo explicou:
"A gente não encontrou uma explicação para o que está acontecendo. O comportamento fora de campo não retrata o que acontece no jogo. Não vou dizer que todos têm afinidade, mas o clima é de amizade", afirmou o psicólogo.
Quem está em trabalho intensivo e individualizado é o atacante Souza:
"Orientei-o a respirar e contar até cinco antes de ter uma reação explosiva. Ele me chama de 'meu psicólogo' e já está admitindo que tem conseguido se controlar, mas espera receber elogios por isso, o que não vem acontecendo", destacou.
4 comentários:
Todo jogador q venha a vestir o "manto sagrado rubro-negro" precisa de um acompanhamento psicologico. A pressão de ter a maior torcida cobrando resultados não é pra qualquer um. As vezes,na necessidade de corresponder às cobranças,alguns jogadores podem ter atitudes explosivas q comprometem todo o grupo.Em busca de resultados eles podem deixar de pensar no coletivo e pensar,simplesmente, em suas carreiras,nos contratos.
Todo atleta, de qualquer esporte, precisa de acompanhamento psicologico desde cedo,da base, para q quando profissional possa entender que pra q exista um vencedor necessariamente deve existir um derrotado!
É um trabalho que se mostra cada vez mais indispensável no esporte de alto nível .Fico feliz em saber que o Flamengo dispõe desse recurso.
Só uma pequena resalva sobre o texto. No futsal o acompanhamento psicológico começa no fraldinha, a primeira equipe, e não no infantil.
Parabéns pelo blog!! Esta matéria sobre o serviço de psicologia está excelente!
Postar um comentário