terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Basquete: Anderson Varejão no Flamengo. Duas vitórias para fechar líder do primeiro turno



Em 2014, Anderson Varejão já admitia encerrar a carreira no Flamengo:


Após 13 anos de NBA, aos 35 anos, o pivô jogará pelo menos as duas próximas temporadas no Rubro Negro. A negociação em termos financeiros já está fechada.

Resta agora toda documentação para o anúncio oficial. Detalhes burocráticos, como a carta de liberação do jogador, visto que tem vínculo com o Portland até 2021, em que pese ser "agente free".

Em 2017 passou a temporada sem clube e aguardava voltar à NBA, porém sem sucesso.

Ficou perto de Franca, entretanto o Flamengo ofereceu uma proposta mais vantajosa não somente em termos econômicos, mas à longo prazo, com participação nas ações de marketing.

Outra questão é a inclusão de multa, em caso de negociação com a NBA, à exemplo do que aconteceu com o armador Benite, que foi negociado para o Murcia e tiveram que pagar por sua saída.

Quem sabe a apresentação oficial não aconteça no clássico de sexta-feira contra o Botafogo na Arena Carioca, na Barra? Seria uma ótima escolha.


***************


Hoje tem NBB. Para encerrar líder do primeiro turno, o Flamengo vai precisar vencer as duas partidas que restam: Vitória, hoje, fora de casa, às 19h:30min, e o Botafogo na sexta-feira, na Arena Carioca, apenas com torcida Rubro Negra.

Isto porque Franca vem de uma sequência de oito vitórias seguidas e  já fechou sua participação no primeiro turno com 14 jogos e três derrotas. A equipe da Gávea tem uma derrota a menos, no entanto, em caso de empate, no confronto direto os paulistas derrotaram os cariocas e levariam vantagem.

6 comentários:

Gustavo Pereira disse...

Espetacular contratação, do nível do Flamengo e dos atuais dirigentes dos nossos esportes olímpicos. Quiséramos nós que os dirigente do futebol tivessem essa competência.

O basquete do Flamengo, que veio crescendo tanto nos últimos anos, muda de patamar dentro e fora da quadra.

Cadu Rollo disse...

Como já havíamos falado antes: contratação que muda o patamar do time. Se era um time que brigava de igual pra igual com todos, agora temos tudo pra desempatar a parada.

Matamos dois coelhos de uma vez, trazemos um jogador de um nível acima (além de um ídolo) E justamente pro garrafão, que precisava urgentemente de reforço. Que ótimo!

Agora o Neto tem tudo e mais um pouco nas mãos pra poder fazer o time render, rodando como ele gosta, mas sem perder tanto em qualidade.

João Paulo disse...

Tá todo mundo colocando o Varejão pra rodar com o JP Batista. Acho que todo mundo que não é Flamengo. A 1ª temporada do JP no Flamengo foi boa, a 2ª no máximo regular, essa, a 3ª até aqui, está bem melhor que as duas primeiras. Trata-se do destaque do Flamengo na temporada ao lado do Marquinhos, que também vive a melhor temporada dos últimos anos.
Nos Cavs o Anderson jogou mais na posição 4 do que na 5, sendo que na seleção sempre que jogou ao lado do Nenê, Thiago, Murilo ou do próprio JP ele sempre fazia a 4, ou pelo menos tentava. Se eu fosse o técnico do Flamengo daria cada vez menos tempo pro João Vitor, Rett e Pilar. Exploraria com muito mais tempo o trio: Varejão e JP, depois Olivinha e JP ou Olivinha e Varejão. É claro que o José Neto não vai fazer nada disso.
A outra formação que vem dando mais certo, porque fortalece a defesa, com Pecos, Cubillán, Ramon, Marquinhos (na quatro, posição que ele já jogou no Pinheiros e seleção e que no Flamengo ele nunca tinha jogado) e JP. Essa formação em que pese estar atuando bem, também iria contar hora com o JP, hora com o Anderson, nunca com os dois simultaneamente.
O Flamengo tem que aproveitar melhor o que tem. O quinteto base com o Varejão é o melhor dos últimos anos (pelo menos no papel), agora o time reserva é muito fraco. Não dá pra ficar rodando pau a pau.
Parece que o clube desistiu do Wesley Mogi.
O jogo de hoje com o Vitória é dificílimo porque o Vitória não perde em casa. O Flamengo ainda pode ser alcançado do 1º turno pelo Franca e também pelo Paulistano e até pelo Mogi se o Flamengo perder os 2 últimos jogos. Se bem que o título do 1ª turno não serve pra rigorosamente nada.
O jogo Flamengo e Botafogo na sexta, até agora não tem nenhum tipo de transmissão.

Barreto disse...

Neto vai colocar JP e Varejão juntos na maior parte do tempo, mas um deles ou ambos terão também que ficar fora por algum período para evitar desgaste excessivo ou lesão.




período.

João Paulo disse...

Só porque eu disse o contrário o Flamengo acaba de confirmar a contratação do Wesley Mogi. melhor opção que o Humberto.

Cadu Rollo disse...

João Paulo,

Mas ninguém quer que o Varejão chegue para o JP ir para o banco, longe disso. É claro que o quinteto inicial ideal passa a ser com Varejão e JP no garrafão. O JP é hoje o melhor junto com Marquinhos sem sombra de dúvidas. Ele ta sobrando e deitando em todos os adversários.

Só que ter o Varejão, desafoga e muito o JP, deixando-o mais tempo no banco, mas só o tempo necessário para melhorar ainda mais seu desempenho quando estiver em quadra (ainda mais que ele já possui uma idade avançada). E a ideia é simples, com Varejão, aumentamos a quantidade de variações que podemos ter no garrafão.

Ou seja, a quantidade de combinações de formação no garrafão que podemos ter com Varejão, JP e Olivinha, somando ainda a formação que o Neto tem gostado com o Marquinhos na 4, permitirá esse descanso necessário pro JP (Varejão+JP; Olivinha+Varejão; Olivinha+JP; Marquinhos+JP; Marquinhos+Varejão e até quem sabe, Marquinhos+Olivinha, dependendo do tipo de jogo desejado). Isso fora que em alguns minutos ou jogos podemos ainda ter o Rhett ou o João Vitor em quadra, desafogando ainda mais os outros.

Esse é o ponto importante da chegada do Varejão sob o ponto de vista de desafogar o JP.

Abraços,