quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Copa Sul-Americana 2017 - 1º jogo da final: Independiente 2 x 1 Flamengo


Nos primeiros 90 minutos da decisão da Sul-Americana, diante de um punhado de vermelhos, que lotou o estádio "Libertadores de América", o Flamengo abriu o placar, mas permitiu a virada contra o Independiente por 2 x 1 e vai precisar de vencer por pelo menos dois gols para erguer a taça no Maracanã.

Sem gol qualificado, uma vitória simples Rubro Negra e a decisão vai para a prorrogação, seguida de pênaltis.

Em que pese a bonita festa e um estádio erguido na vertical para assustar qualquer mortal que nele pisar, o Flamengo iniciou a partida como manda a cartilha: tocando bola, agredindo o adversário e não aceitando pressão.

Em cobrança de falta, o Rubro Negro já apresenta logo de cara sua principal arma nessas últimas partidas sul-americanas: a bola erguida na área para subida dos zagueiros. Trauco cruzou na medida para Réver abrir o placar aos 8 minutos.

Tensão na arquibancada e um Independiente assustado com o gol logo no início. O Flamengo parecia um time copeiro, não se intimando por jogar fora e tratou de continuar trabalhando a bola e chegar com perigo.

Aos 20 minutos faltou pouco, mais muito pouco mesmo para Juan quase ampliar o marcador, após cruzamento do Diego.

A partir daí o Flamengo começou aos poucos a recuar. Estava disposto a sofrer um pouco e a bola teimava em não parar mais no ataque. Era um bate e volta desgraçado e pressão do Indepediente, liderado por Mesa, Benitez e Barco, que trocavam freneticamente de posição, arrumavam boas triangulações e começavam a chegar com perigo, novamente nas costas do Trauco, que já havia sofrido um bocado com a dupla "Chará-Téo" do Atlético Júnior.

O duro é que o time conseguiu sofrer, aguentar a pressão, César fez boa defesa em cobrança de falta, Pará se jogou para impedir um gol certo, e me leva gol de contra-ataque.

Bola com Éverton Ribeiro, que resolve fazer graça no ataque e perde a bola. Velocidade fulminante do adversário, que consegue o empate aos 32 minutos.

Jogando com três meias, sendo que novamente dois desses não faziam uma boa partida, faltava profundidade pro time ficar mais esticado e não embolar o meio de campo. Faltava velocidade para Diego e Éverton Ribeiro empurrar o time pro ataque e tentar se aproximar do Vizeu, muito isolado e sem a capacidade de dominar os chutões que recebia.

Outra vez Rueda é incapaz de corrigir o problema antes de acontecer o dano fatal, é incapaz de antevê o que está escancarado. Logo aos 10 minutos, veio o castigo: jogada de Barco pela esquerda, Arão atrapalha a marcação, e Mesa marca um belo gol para fazer 2 x 1.

Exatamente um minuto depois, aos 11, entra Éverton no lugar de Paquetá. Aos 26 minutos Vinicius Jr entra no lugar do Diego.

Com a virada, o temor era que o Indepediente viesse pra cima para tentar liquidar a fatura em seu território, aproveitando-se da semana livre que teve de preparação e de um Flamengo que carrega nas costas o peso de mais de 80 jogos e uma maratona de voos fretados. Porém, à exemplo da semifinal contra o Libertad, quando os argentinos abriram 3 x 1 no primeiro tempo e jogaram na defesa no segundo tempo, outra vez repetiram a estratégia.

Com as substituições, o Rubro Negro consegue pressionar e empurrar o adversário. Dessa vez Éverton Ribeiro mais centralizado, achou dois bons passes para Vizeu e Éverton Cardoso.

Pela direita, Vinicius Jr se virava para arrumar espaço e criar as jogadas.

O Flamengo pressiona, o Independiente sofre e consegue segurar a pressão, pois joga mais concentrado e sem errar, ao contrário do Rubro Negro.

Agora o time da Gávea terá uma semana limpa para se preparar, rever a escalação de Diego e Éverton Ribeiro juntos, para tratar de ganhar o título no Maracanã.

É possível!

Nenhum comentário: