segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Mais do que títulos, o que importa são os talentos que despontam no Flamengo a cada Copa São Paulo


O Flamengo eliminou o Cruzeiro por 2 x 1, com um gol de peito do Vinicius Júnior aos 46 minutos do segundo tempo, e está classificado para as quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O adversário sairá do confronto entre Corinthians x Internacional.

Após o título do ano passado e novamente a boa campanha este ano, não importando o que acontecer a partir de agora, é muito bom ver uma geração nova, bem abaixo do sub-20, com vários destaques.

E isso tem que virar regra. Já foi no ano passado com Vizeu, Sávio e Paquetá, ambos na seleção sub-20, além do Léo Duarte e Ronaldo, já treinando entre os profissionais.

Esse ano com Vinicius Jr, Patrick, Lincoln (que ainda não jogou o que sabe, mas distribuiu bons passes, não aproveitados), os bons volantes Hugo e agora o Jean, além do zagueiro Denner, do lateral Klebinho. Ano que vem será a turma do sub-15 com o Lázaro, Hugo, Arthur.

Não significa que todos precisam e nem vão virar craques cobiçados por time internacionais. Alguns serão vendidos, outros vão simplesmente compor o elenco, outros serão titulares do time profissional. O objetivo é sempre fabricar bons jogadores, ótimos talentos e craques para abastecer todos os fins.

O desafio continua o de sempre: saber a hora de subir, saber como e quando utilizar, saber a hora de vender. Esse ano terão à disposição Léo Duarte, Ronaldo, Vizeu, Sávio e Paquetá nessa. Vamos ver o que farão.



***********************



A fama de Vinicius Jr já vinha há tempos, para quem acompanha as divisões de base. Ele é um dos frutos da tão falada "geração sub-15", que hoje é sub-17 e que segue jogando competições sub-20.

Com a Copa São Paulo, o talento do jovem jogador de 16 anos ficou escancarado para o Brasil e o mundo. São seis jogos, quatro de titular, cinco assistências, quatro gols, além da muita habilidade e belas jogadas. E em fevereiro / março que vem tem Sul-Americano sub-17.

Seu primeiro contrato foi assinado em agosto de 2016 e vai até 2019, conforme limite exigido pela FIFA. Somente quando fizer 18 anos poderá assinar além desse período. A multa atual é de R$ 102 milhões para transferência internacional. O assédio já está gigantesco. O que pode ser feito antes de efetivamente subir para o profissional e visando a proteção do Flamengo é, em agosto de 2017, reformular o contrato para mais três anos, aumentando o salário, a multa e assim sucessivamente até completar 18 anos, em virtude de não ser válido contrato de gaveta para as divisões de base, comum entre atletas estrangeiros (pois o limite legal é de apenas dois anos). O próprio São Paulo encontrou problemas na justiça quando confeccionou um contrato de gaveta para o Oscar.

O Flamengo tem em mãos um precioso talento. Mas tem também outras pedras preciosas que precisam ser lapidadas. Mais do que negócios, cifras, milhões, é o aspecto técnico, os campeonatos. Que essa geração dê muitos frutos para o clube.

Nenhum comentário: