sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Cristóvão demitido de forma justa. Osvaldo de Oliveira é o novo treinador


O Flamengo só deu um chute a gol contra o lanterna e a pior defesa do campeonato. O Flamengo foi dominado por um time, cujo treinador só teve dois dias de treino.

Ora meu Deus!

Cristóvão surpreendeu a todos com suas duas linhas de quatro contra o Atlético Paranaense na semana passada. Mas não pôde contar com Allan Patrick - responsável pela saída de bola, conclusão, voltou ao pífio esquema 4-2-3-1, deixou Émerson e Éverton isolados e o Guerrero só recebendo passes de costas pro gol, e quando conseguia um drible pra chutar já chegava marcação dupla.

É verdade que o peruano perdeu um gol livre, era só esperar o goleiro cair, mas ele só teve uma chance no jogo inteiro. Muito pouco!

Márcio Araújo foi o responsável pela transição e Ederson jogou afastado demais do gol. Não tinha como dar certo.

O começo do segundo tempo foi o retrato fiel do Cristóvão Borges. Qualquer torcedor juvenil enxergava que o Vasco havia voltado melhor, pressionava e forçava os chutes dos zagueiros Rubro Negros, menos o treinador profissional. O gol vascaíno era questão de tempo. Saiu aos 15 minutos.

A escolha pelo bom Jajá foi a gota d'água. Absurdo colocá-lo nessas circunstâncias quando em outras situações se escolheu pelo Gabriel e Luiz Antônio, por exemplo.

Foi uma noite trágica e nebulosa para o Cristóvão, que acabou sendo demitido / pediu demissão nesta quinta-feira. Não tinha outra coisa a ser feita depois de sucessivos erros e equívocos.



***************************



Novamente o Flamengo troca de técnico, é o oitavo neste mandato do Bandeira. Escrevi por aqui que esse rodízio só acontece porque o único nome escolhido para um trabalho à longo prazo: Mano Menezes, não vingou.

De lá pra cá é um festival de trocas de treinadores, esse é o retrato do futebol brasileiro. Não temos um único técnico em destaque no futebol da América do Sul e muito menos da Europa. Não consigo citar um (exceção ao Tite e Marcelo Oliveira) que possa pensar em realizar um trabalho para dois, três anos. Todas as escolhas disponíveis são vistas como paliativas.

E todas as demissões de técnicos no Flamengo acabaram sendo justas. Não tem uma que podemos dizer: "ele fazia um trabalho, não merecia sair". O que corrobora com o comentário acima sobre o nível dos "professores".

Critica-se a demissão de um treinador em três meses, mas os próprios são os mais interessados que permaneça esse rodízio de esperanças e confiança que vendem a cada novo clube que chegam.

Não sei sinceramente o que esperar do Osvaldo de Oliveira. A meu ver o Flamengo deveria já pensar em um treinador estrangeiro pro ano que vem, entretanto não enxergo nenhum norte na gestão do futebol do clube. Conduzem o barco ao balanço da maré, e assim vão tentando uma sorte aqui e ali pra conquistar alguma coisa, como foi a Copa do Brasil de 2013.

A montagem do elenco é concluída apenas para o segundo turno, a preparação física pifa e agora perdem uma peça importante no ponto mais fraco: a defesa, com a saída do Cáceres.

Agora torço apenas para que Osvaldo realize as três substituições que tem direito durante os 90 minutos, que mantenha a coerência e arrume a defesa. Se fizer isso já estará de bom tamanho.

4 comentários:

FELIPE disse...

Marcelo Bielsa, na minha opinião, seria um bom nome para 2016. Muitos treinadores se dizem 'discípulos' dele, inclusive Sampaoli. O problema seria a alta pedida.

E tomara que a Copa Sul-Minas saia do papel! Com Fla-Flu na disputa, seria um mini-campeonato Brasileiro com praticamente 10 clubes de Série A, uma forma até melhor de avaliar o elenco para o Brasileiro e a CB, além de ser um torneio bem mais atrativo para os torcedores.

SRN!

DAVID disse...

Sampaoli esteve a um pé do Flamengo quando ainda não tinha esse status de hoje e o Flamengo não quis porque lá manda muita gente e poucos (muito poucos mesmo) entendem alguma coisa de futebol. Técnico vibrante e moderno era a cara do Flamengo mas deixamos passar.Agora temos que aguentar essa peças mas realmente Ney Franco e Cristovão é pra descolar o cu da bunda. Tragedia anunciada.

Anônimo disse...

Vamos acordar. A realidade é outra. Não podemos relacionar o futebol europeu com o brasileiro. Estamos muito atrasados. Aqui perdeu 3, está fora. Se treina a parte tática muito pouca. Aqui se treina as 16:00. Tem que mudar muita coisa. Não adianta ter Bielsa, Pep e ect... Temos que evoluir em todos os sentidos. Ter consciência que estamos devasados. O time não é ruim, mas tbm não é dos melhores. Mediano. Espero que possamos terminar dignamente esse brasileiro. E torço por dias melhores.

RUY MOURA disse...

Osvaldo de Oliveira, por favor, faça o time jogar e subir na tabela. O time-base é razoável: 48. Paulo Victor (37. César); 21. Pará; 14. Wallace; 4. Samir; 36. Jorge (2. Armero); 8. Márcio Araújo; 20. Canteros (19. Allan Patrick); 10. Éderson; 22. Everton (7. Marcelo Cirino); 11. Émerson; 9. Paolo Guerrero.