quinta-feira, 23 de abril de 2015

Copa do Brasil - 2ª Fase: Salgueiro 0 x 2 Flamengo


Finalmente o Flamengo voltou a ter uma escalação que permitirá alguma evolução se bem treinada pelo Luxemburgo.

Após um bom tempo, o time voltou a jogar com dois volantes, um meia e os três atacantes de velocidade, com o Cirino mais perto da área, como este blog e seus comentaristas vinham cobrando. Era esse o time que deveria ter jogado domingo.

Com esse esquema, o Flamengo teve mais posse de bola, parou de dar chutão, alugou o campo do adversário, marcou mais à frente e o mais importante: se movimentou mais no ataque. Evidente que o adversário precisa ser levado em consideração nessa análise.

Tudo que não fazia com o Alecsandro e isso não é uma crítica ao atacante: o que fora proposto a ele foi executado: marcar gols. E pode ser peça útil vindo do banco.

Com os 2 x 0 contra o Salgueiro, o Rubro Negro evitou o jogo de volta e está classificado para a terceira fase da Copa do Brasil.

Porém, esse time para o Brasileirão não significa muita coisa e os dois tiros precisam chegar o mais rápido possível.


****************


Novamente o adversário foi incensado como uma equipe em ótima fase, que faria jogo duro e teria o apoio de uma torcida fanática. E já tinha sido assim contra o Brasil de Pelotas, resultado: um treino.

Segundo a imprensa local, a decepção foi grande pela atuação do Salgueiro, que sentiu a pressão de jogar contra o Flamengo e permitiu ao Rubro Negro dominar a posse de bola sem ser incomodado. A estratégia, segundo os jornalistas, era repetir o feito do final de semana, quando venceu o Sport por 2 x 0 tendo apenas 30% da posse de bola. Só esqueceram de combinar com os cariocas.

Os jornais de Pernambuco lamentaram a chuva que caiu durante o dia, que amenizou a temperatura, e o fato do jogo ter sido disputado no período da noite, impedindo a equipe Rubro Negra de sentir o calor infernal que assola o Cornélio de Barros durante à tarde.


****************


Lucas Mugni estreou como volante e conseguiu dois desarmes, 21 passes corretos e apenas dois errados, segundo o Footstats. Seu sucesso vai depender mais da compactação da equipe do que de suas habilidades nessa posição. Pode dar certo.

2 comentários:

Anônimo disse...

O jogo ontem escancara a burrice de Luxemburro na série contra o Vasco. O ataque rápido com 3 jogadores de velocidade, meio campo mais solto com 2 volantes. Triagulações, toque de bola, muitas chances e finalizações. Bem diferente da semifinal e o time do chutão bem diferente da primeira fase contra o Brasil em que o time fez o gol nos erros do adversário. Luxemburro errou no carioca e o Flamengo pagou pela sua burrice e teimosia. Existem várias opções para formar o time com 2 volantes e o time sempre vai melhor assim. Aliás os volantes foram as notas negativas, o Jonas exagerando nas faltas e levando amarelo com 25 minutos e o Márcio Araújo jogando mal e errando novamente passes curtos e quase deu um contra ataque igual o do Vasco. Era para ter sido de mais.

Marcelo disse...

Concordo plenamente, André.
Só um reparo no seu texto: a próxima fase ainda não é a de oitavas.