quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Sem resolubilidade nas negociações da LRFE, Câmara aprova projeto que não prevê contrapartida dos clubes

A Câmara dos Deputados aprovou uma proposta absurda do parlamentar Jovair Arantes, vice-presidente do Atlético-GO, que renegocia as dívidas dos clubes.

Trata-se de um Medida Provisória que prevê o parcelamento em 240 meses com redução de multas e juros sem nenhuma contrapartida dos clubes.

Ainda precisa passar pelo Senado e depois, se aprovado, pelas mãos da presidente Dilma. Dificilmente essa MP continuará em vigor. Ou o governo deverá editar uma prevendo justamente as contrapartidas.

Essa aprovação é resultado da falta de acordo e do individualismo de todas as partes. Ninguém cede e não conseguem chegar a um denominador comum.

Não conseguem fazer um projeto simples e objetivo que parcelem as dívidas dos clubes. A proposta original era o parcelamento em 20 anos, com a obrigação de apresentar as Certidões Negativas de Débito a cada três meses, obrigação de manter salários em dia de jogadores e funcionários, controle do déficit financeiro, limite no mandato para dirigente de clube e a criação de um Comitê para fiscalizar e aplicar as punições - escalonadas entre uma advertência até chegar ao extremo de um rebaixamento.

O problema é que em toda reunião cada interessado levanta uma nova questão e não foca no cerne fundamental do debate. Querem resolver todos os problemas do futebol em uma tacada só.

Agora o Bom Senso FC já fala em entrada de 10% do pagamento e obrigar um limite de 70% com gastos do futebol. Os clubes resolveram discutir cláusula indenizatória em casos de rompimento de contrato com jogadores, ou seja, em toda a reunião cada lado traz uma novidade e abre-se brecha para esse tipo de projeto esdrúxulo.

Vamos ver se as partes conscientes e bem intencionadas, vendo o perigo iminente, reagem após essa aprovação na surdina.

Nenhum comentário: