terça-feira, 30 de setembro de 2014

A reestruturação do remo Rubro Negro e uma conversa com o treinador Alexandre Clark

Foi disputado neste final de semana o Brasileiro de remo e o Flamengo terminou em terceiro lugar, mas foi o clube com mais medalhas na competição.

Depois de toda a polêmica com a retirada estratégica de barcos para cancelar a regata e impedir a vitória do favorito Flamengo, o Botafogo conquistou o bicampeonato com oito medalhas de ouro, contra cinco do União e quatro do Rubro Negro.



No próximo final de semana será disputado o Brasileiro de remo júnior. O Flamengo é o atual campeão, quando terminou empatado em 61 pontos com o Botafogo, porém levou a melhor por ter um quinto lugar a mais que o alvinegro.

O blog conversou com o treinador de remo da Gávea, Alexandre Clark, que gentilmente conversou com a gente. Vem muita coisa boa aí.



- O Flamengo terminou o Brasileiro de Remo em terceiro lugar, porém foi o clube com mais medalhas: 15. Qual a avaliação da participação Rubro Negra?

Minha avaliação a respeito do Campeonato Brasileiro é mais do que positiva! Temos uma equipe jovem e em pleno desenvolvimento e formação. Todos aproveitaram demais o evento que contribuiu também para unir ainda mais o grupo. Muito focados em colocar em prática o ganho fisiológico e técnico adquirido ao longo do ano. Remo é um esporte em que o organismo do atleta é construído ao longo dos anos, assim como a interação com o sistema (barco, remo, remador, meio líquido,movimentos e condições climáticas).

Fomos a equipe que mais subiu ao pódio com vários atletas recém saídos da categoria júnior superando em algumas provas atletas mais experientes de outros clubes, um indicativo forte que estamos na direção correta! Vamos continuar trabalhando firme e olhando para frente.


- Qual sua avaliação da decisão do Botafogo em se retirar de três provas que não seria favorito, apenas para cancelar a regata e não permitir que o Flamengo, favorito, conquistasse o ouro? 

Sobre a retirada das provas, na minha opinião foi um ato covarde e um desrespeito com o remo, com os profissionais, clubes, atletas, familiares e com o momento em que vivemos por se tratarem de provas Olímpicas e estarmos nas vésperas dos jogos olímpicos do Rio 2016. Não tivemos chance de disputar dentro da água, me refiro aos dois 2x ( leve e pesado ), mais o 8+ ( prova mais charmosa de todas, onde os clubes demonstram sua força formadora). Meu sentimento vai além da frustração. Éramos favoritos e gostaríamos de buscar os resultados do nosso trabalho, fato que poderia mudar nossa colocação na classificação geral e oportunidade para desenvolvermos ainda mais os atletas.

Sempre trabalhei nas categorias de base e sei muito bem o quão importante é para remadores iniciantes estarem em contato durante as competições com remadores experientes. Caminho mais rápido para o aumento da performance, postura como atleta e maneira de distribuir a prova. Combinação perfeita! Exemplo: Isabelle Falk no ano passado obteve duas medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de júnior, feito que a credenciou fazer par esse ano com Fabiana Beltrame (Campeã Mundial em 2011) no 2x P.L Fem, sem contar que a mesma desmarcou provas no colégio para participar do evento, e outro fator que devemos considerar é a distância dos familiares, sendo menor de idade. É uma responsabilidade enorme para nós que ficamos como seus responsáveis.


- Qual sua expectativa para o Brasileiro Júnior?

Minha expectativa para o Campeonato Junior é de ser bastante competitivo no Masculino, mesmo tendo o Botafogo o favoritismo, e vencer o maior número de provas no Feminino. Mais importante do que ganhar ou perder nessa categoria é dar oportunidade para o desenvolvimento da modalidade. Alerto para a possibilidade de retirarem suas inscrições novamente no 2- e 4x Feminino, provas com menor número de inscritos. Já no 8+ Masculino, onde o Botafogo é franco favorito, prova que existem apenas três inscrições, sendo elas: Botafogo F.R, C.R Flamengo e E.C.Pinheiros. Teríamos o direito de retirarmos a prova mais importante do Campeonato, segundo a falha no texto do regulamento onde fomos prejudicados, mas jamais faremos esse desserviço ao esporte!


- O Flamengo investe em sua estrutura, parcerias com o Comitê Britânico. O caminho para o clube voltar a conquistar o Brasileiro e o estadual parte daí? 

Ano que vem a situação financeira do remo, graças aos projetos incentivados, voltará mais forte! Tenho certeza que resultado é fruto de organização, planejamento, investimento e trabalho duro. Competitivos somos demais, precisamos ter cada vez mais qualidade e foco nos objetivos, assim formaremos cada vez mais e melhores atletas. Consequentemente títulos virão! Sucesso só está a frente do trabalho no dicionário! O convênio com os britânicos é uma oportunidade maravilhosa de adquirirmos conhecimento através de intercâmbios e prática conjunta nas atividades.

2 comentários:

Marcelo disse...

Excelente entrevista, André. Tomara que o remo do Mengão volte logo a ganhar os títulos que sempre ganhou! Por falar em projetos incentivados, vc não acha que o Flamengo está demorando demais pra lançar o projeto de captação junto às pessoas físicas? Já vamos entrar em outubro!

Antônio Neto disse...

O que o Botafogo fez é uma vergonha, é uma tremenda falta de de desportividade, sinto pena dos atletas que não puderam competir. Infelizmente é desse jeito que andam nossos esportes olímpicos.