segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Estadual 2014: Flamengo 0 x 3 Fluminense


No primeiro grande desafio do ano, uma sapatada que ficou barato. O Fluminense venceu por 3 x 0 e empatou com o Flamengo na liderança na Taça Guanabara.

Agora já são nove gols sofridos em cinco jogos. E a defesa continua sendo o grande problema para Jayme corrigir. Se falta a compactação, não deu para entender Conca livre a partida inteira. E o que fazia o único volante marcador do time? Subia ao ataque, caía nas duas pontas, bem mais ousado do que o próprio Muralha, segundo volante. Uma simples orientação do Jayme mataria, ou pelo menos dificultaria, todas as ações ofensivas do Fluminense, que se concentrava nos pés do argentino.

O Flamengo teve muita dificuldade no ataque. Foi um time armado para jogar em velocidade, mas viu um adversário marcando muito bem, anulando a principal jogada pela direita com Léo Moura. Éverton e Elano estavam bem avançados e foram engolidos pela defesa tricolor, sobrava para Amaral e Muralha tendo que participar da linha de passe.

Era um time frio, sem ousadia, sem vontade. Foi vergonhoso perder dessa forma justamente contra o Fluminense depois de tudo. (Faltou na sexta-feira a diretoria do Flamengo chegar antes do rachão e dizer: "Olha aqui, podem perder até pra mãe de vocês, mas vitória amanhã é obrigação". Porra!)

O segundo tempo então foi um horror. O time não encaixava a marcação de maneira alguma, corria atrás da bola como juvenis jogando contra adulto.

Bom, o que Jayme terá que fazer? Se não consegue compactar as duas linhas de quatro como no ano passado, eu vejo duas soluções:

Ou coloca o time com Amaral fixo, Cáceres de segundo volante e o Muralha fazendo a função do Luiz Antônio. E na frente Elano, Paulinho (Éverton) e Hernane.

Ou então escala o time com dois volantes de origem: Amaral e Feijão, com Elano pela direita, Éverton na esquerda e na frente Paulinho e Hernane.

Seria uma medida paliativa, ainda mais jogando fora de casa. Vejo dois problemas: Jayme não treinou a equipe assim e não tem o costume de fazer mudanças bruscas, pelo contrário, mantém a base alterando algumas peças. Vamos ver o que irá fazer para a estreia na Libertadores.

7 comentários:

Anônimo disse...

o jayme é brincadeira testar o sagueiro equatoriano contra o time do tapetão, não pode perder pra essa time merda. e outra coisa o muralha não vai conseguir fazer o papel do elias. ele não marca bem, ele devia testar o cáceres e o amaral mais preso na frente dos saqueiros

Elton disse...

Ninguém vai substituir o Elias. Se o Muralha não sabe marcar, o Cáceres não sabe apoiar e é lento.

Anônimo disse...

Acho que existe um exagero no comentário do jogo. O primeiro tempo foi bem equilibrado com o Flamengo inclusive tendo mais chances. No segundo o jogo piorou para os dois lados, mas ainda assim o Cavalieri trabalhou. Todos os gols foram falhas do Erazo, as do segundo e terceiro gol foram grosseiras. O time pode estar com dificuldade na compactação, mas todos estão. Só para lembrar o André Santos acertou a trave e Everton teve o empate no pé e resolveu encher ao invés de colocar com preciso no bico da pequena área.
O muralha não sabe marcar, bom no juniors era primeiro volante...
Agora ter uma atuação individual tão ruim de um zagueiro acaba comprometendo o resultado.
Aliás a estreia dele já foi muito ruim, este jogo apenas foi continuação, talvez esta experiência deveria ter sido feita em outro jogo.

Anônimo disse...

anonimo concordo com voce não era jogo para experiencia. é pro elton eu que fiz o comentario sobre o muralha e carceres então quem voce colocaria

Elton disse...

Anônimo, na verdade eu acho que estamos num mato sem cachorro. Vai ser muito difícil substituir o Elias. Eu poderia falar em colocar o Feijão, mas não o conheço muito bem.

Anônimo disse...

elton concordo a gente ta num mato sem cachorro, eu falei do carceres mais tamben acho ele lento,so pensei que ele podia ajudar na marcação mas a saida de bola ficaria ruin.pensei numa loucura colocaria o elano mais atrais e colocaria o everton eo lucas mugni na armação so não sei se o elano iria aquentar

Unknown disse...

Calma galera, sem desespero, foi a primeira vez com essa escalacao. O erazo não é péssimo, vai disputar a copa e tem muita experiência na libertadores, claro que ainda falta o entrosamento que o samir já tinha, mas não vamos achar que é o fim do mundo. Prefiro o samir mas vamos ter calma com erazo. O Felipe não é o cassilas, mas já nos salvou várias vezes, deixa o cara lá, César ainda tem muito feijão pra comer. Sem o cadu, perdemos o cara que se aproxima mais do hernane, com a entrada do everton, rolou uma confusão sobre quem deveria fazer essa função, ele ou elano. Na minha cabeça é o elano com o eventon fazendo a função do Luiz Antônio, de motorzinho, marcando e levando o time a frente, caindo pelos lados (com a vantagem de poder inverter com o paulinho). Muralha não é péssimo mas tá muito longe do Elias, tem boa saída de bola, mas tem que conduzir mais pra compactar mais o time, além disso ele e Amaral ainda não tem um bom entrosamento o que deixa alguns buracos, especialmente em contra ataque. Ainda precisamos que André Santos entre melhor em forma para chegar bem a linha de fundo e poder trabalhar com o Paulinho, sem isso, o time fica torto, atacando mais pela direita. Quando ele estiver em forma, o Paulinho deve melhorar muito e com esses acertos o hernane não ficará mais isolado e teremos jogadas pelo meio, não apenas cruzamentos e chutes de longe. O time tem potencial e o Jayme é inteligente pra acertar essas questões. Vamos esperar um pouco antes de sermos fatalistas. Além disso, flamengo só é flamengo com sua torcida e isso ainda não aconteceu. Sabemos que nesse calor dos infernos e em pré temporada, sem torcida empurrando, não dá pra pedir aquela garra da fase final da copa do Brasil. Mas acho que passamos tranquilo na libertadores enquanto o time se acerta, temos belo potencial e estamos no caminho certo. Vindo Elias ou canteros, sem contar com a volta de Luiz Antônio, teremos um belo time com ótimas opções no elenco. E o melhor de tudo: contratos longos e identificado com o clube. Pra mim essa é a receita pra ganhar libertadores. Se não for esse ano (as vezes as coisas saem erradas), tenho certeza que essa base vai levar o bi nos próximos anos.