domingo, 8 de julho de 2012

Brasileirão 2012 - 8º Rodada: Flamengo 0 x 1 Fluminense


No Fla x Flu que comemorava o centenário do clássico, uma partida decepcionante. O time que tentou jogar esbarrou na falta de qualidade técnica, já o time que podia fazer uma partida mais agradável, resolveu fechar com duas linhas de quatro.

O gol tricolor logo no começo da partida forçou o Flamengo a, pela primeira vez nesse campeonato, sair pro jogo, tentar buscar o resultado. Teve boa posse de bola, mas poucas jogadas mais agudas. Foram muitos passes pro lado, típico de quem quer segurar o resultado e não de quem precisará partir pra cima.

A presença do Botinelli, que fez uma partida razoável, com dribles curtos - mas como erra nas finalizações e nas bolas paradas, melhorou o meio de campo, mas Ibson fazia uma péssima partida, Diego Maurício esteve muito mal e Vagner Love individualista demais. Faltou o jogador que coloca seus atacantes na cara do gol.

O lado esquerdo tem sido o mapa da mina dos adversários. As principais jogadas acontecem nas costas do Magal, ainda mais fragilizado pela marcação ruim do Renato como volante. Muitos questionam o Luiz Antônio improvisado na direita, mas este fez um bom jogo, tem sido uma boa opção do Joel, o problema é que criou praticamente sozinho as jogadas de cruzamento. Poderia ser melhor se tivesse algum meia para tabelar ou a aproximação de algum atacante.

Apesar do amplo domínio, posse de bola, marcação avançada, Diego Cavalieri não fez uma grande defesa. No segundo tempo, Joel resolveu colocar Adryan no lugar do Diego Maurício. Péssima decisão.

Deveria ter entrado no lugar do Ibson ou do Renato. Adryan recuou e criou a talvez única jogada trabalhada, que terminou com uma cabeçada sua para fora, perto da trave. Uma pena! Aliás, como bate bem na bola o garoto. Suas cobranças de escanteio são sempre excelentes. Em uma dessas, o zagueiro Arthur Sanchez cabeceou na trave.

O Fluminense se fechava e esperava o Flamengo errar um passe para puxar seus contra-ataques, mas teve apenas uma boa chance, que parou nos pés do zagueiro Marllon. Difícil dizer que se o Rubro Negro empata o jogo ali na metade do segundo tempo, quando Abel tirou Thiago Neves, Deco e Fred, se o Fluminense continuaria na defesa. Faltou um golzinho para abrir o jogo.

Como também é difícil fazer uma avaliação se foi o Flamengo que jogou de maneira organizada, ou contou com um adversário que marcou seu gol e depois só se preocupou em defender, facilitando a troca de passes e uma mínina organização.

O fato é que essa é a última semana livre de treinos para Joel Santana. Depois começam os jogos no meio da semana.

Com Airton, Cáceres, Ramon e Adryan, o time pode ganhar em qualidade e força defensiva para cobrir os laterais.

É inexplicável a ausência de Thomás até do banco de reservas. Seria uma boa opção para jogar no lugar do Diego Maurício. Optar pelo Adryan é um desperdício.

2 comentários:

Marcelo disse...

Já acho muito questionável escalar qualquer jogador fora de sua melhor posição, imagina um garoto! É pedir pra queimá-lo com a torcida.

Será que tem alguma influência do Zinho pro Joel estar colocando mais jogadores da base no time? Mal ou bem, o time ontem teve 5 entre os titulares e 7 entre os 14 que jogaram.

Anônimo disse...

O blog demora demais a atualizar as notícias. Só o faz quando tem jogo do Flamengo.