A Record colocou seu bloco na rua e partiu pra cima dos clubes com seu poderoso corpo a corpo financeiro. A Folha de SP informou hoje que a emissora já sentou para negociar individualmente com 11 clubes, não se sabe se os clubes do Rio tiveram esse encontro.
Segundo informou a coluna Sonia Racy do Estadão, a emissora já conseguiu seis patrocinadores para fechar sua oferta financeira com os clubes e afirmou: o que a Globo oferecer, a Record vai cobrir. Ou seja, vão enviar sua proposta para o edital aberto pelo Clube dos 13, e os envelopes serão abertos na sexta-feira dessa semana e também vão negociar individualmente. Literalmente: vão para a guerra contra a Globo.
A Record aposta na pressão financeira. Além de apresentarem as cifras, que devem ser milionárias, vão encaminhar a proposta para o Conselho Deliberativo de cada clube, tudo isso para constranger os dirigentes a aceitarem a proposta da emissora paulista. Com a proposta escancarada para conselheiros, sócios e torcida, não haverá como os presidentes negarem o valor superior ofertado.
A emissora deverá também enviar as propostas também para o Cade, com o intuito de, caso algum clube aceite a proposta que não for a maior financeiramente, haja um questionamento do motivo.
Não é suficiente provado que a melhor oferta é aquela que paga mais. A questão é muito mais ampla que um simples maior valor do cheque, como a exposição, questões técnicas, segurança no contrato, tecnologia, ibope, ou seja, é muito mais do que "quem vai pagar mais".
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A Globo também apresenta suas armas brancas. O ibope, somado as pressões dos patrocinadores preocupados com a pouca visibilidade do seu produto, são pautas constantes da emissora carioca. Dados do campeonato baiano são colocados sempre em discussão:
Em 2008, primeiro ano que a TV Itapoan (afiliada da Record) passou a exibir o torneio a audiência dos jogos ficou em 13,73 com share de 27,12%. Os modestos índices preocuparam os dirigentes locais que trocaram uma audiência de mais de 20 pontos da Globo pelos encantos financeiros da rival.
Em 2009, os números apresentaram um crescimento pequeno: atingiu 15,87 de média e share de 32,64%.
Em 2010, último ano do acordo, os dados sofreram uma queda significativa, tornando-se a pior média da história do Campeonato Baiano. Foram apenas 12,35 de média e 26,95% de share. Bastou isso, para que os dirigentes voltassem atrás a fim de uma segunda chance com a Globo.
Em 2011, de volta à TV Bahia (afiliada da Globo), a audiência do torneio está em 21,41 de média e 49,87 de share até agora. Um crescimento de quase 50%. O enfoque é: não troque o certo pelo duvidoso.
Depois do carnaval, vésperas da abertura dos envelopes da licitação, as notícias dos bastidores da negociação pegará fogo.
Um comentário:
Os clubes grandes e pequenos do Rio,podiam negociar com a TV GLOBO Nacional e Internacional e ter mais visibilidade com o SPORTV e demais Canais Globosat. Os jogos dos cariocas em casa,seriam transmitidas pelos Canais Globosat e suas afiliadas.
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