quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Fla sofre com marcação pesada e perde no sub-20


Depois de uma boa partida contra o Guarani na estréia do Brasileiro sub-20, o Flamengo perdeu para o Palmeiras por 1 x 0, e está em segundo lugar do grupo. O Atlético-MG com quatro pontos lidera. Dois de cada grupo se classificam e o próximo jogo será contra o Atlético-Go.

Não foi uma boa partida. O time foi dominado pela forte marcação do Palmeiras, que muitas vezes apelava com faltas. No primeiro tempo o atacante Thomás teve apenas duas boas chances, Negueba não conseguia desenvolver as jogadas no meio de campo, foram vários erros de passes de ambos os lados que deixava a partida fraca tecnicamente, e por infelicidade o Flamengo levou um gol no finalzinho do primeiro tempo.

Na etapa final o Flamengo partiu pra cima, gostei mais do time que terminou o jogo. Rafinha mesmo sendo sub-17, Elvinho e Romário merecem começar como titulares. Não gostei dos laterais, tanto Alex quanto Jorbison, que foi expulso, não jogaram bem.

Como sempre o comentário pós-derrota de algum jogo da base é que o time é uma merda, ninguém presta e bla bla bla. Realmente não foi um jogo bom, foram muitos erros de passes e pouca criatividade no primeiro tempo, mas não dá pra fazer uma análise definitiva desse time: ninguém presta, manda todo mundo embora.

Não sou defensor ferrenho da base, nem considero-os inegociáveis, futuros craques e que merecem assumir a titularidade do profissional apenas para dizer que estão investindo na base, mas eu tenho muito mais paciência com um garoto desses do que com um marmanjo contratado a peso de ouro.

Um bom exemplo disso é o Wellinton, zagueiro. Ano passado ele foi muito escrachado, fez uma temporada muito nervosa, mas esse ano sempre que entrou foi bem, terminou a temporada como titular, ou seja, de um ano para o outro, ele evoluiu muito.

Esse time que disputa o sub-20 tem alguns bons jogadores habilidosos, rápidos, que joga fácil, ao contrário do Palmeiras que jogou praticamente na retranca e marcando pesado.

Jogadores da base são assim, estão em formação, precisam ser treinados, formados, disciplinados para crescerem a cada ano. A hora de "consertar" é agora, depois tentar mudar uma característica de um jogador é praticamente impossível.

Um comentário:

Marcelo disse...

Eu vi grande parte do jogo. E cheguei a mesma conclusão de sempre quando assisto jogos da base. Os árbitros são muito mal preparados pra apitar os jogos da garotada! Eles deveriam atuar também como educadores, e não apitar como se fosse um jogo de profissionais. Ontem, por exemplo, o árbitro deveria logo no início do jogo coibir as faltas frequentes e, ás vezes, até duras do Palmeiras. Mas não, só foi dar cartões no fim do jogo, como normalmente fazem no profissional.
Pra mim, os árbitros deveriam ser muito mais rigorosos com faltas, reclamações e simulações nas categorias de base...