segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Uma dura derrota


Foi a derrota mais dolorida da história recente do basquete Rubro Negro. Estava tudo montado para o bicampeonato Sul-Americano, time reforçado, jogando em casa, apesar do Clube ter feito o favor de afastar a torcida da Arena, um Brasília mais fraco do que da última temporada, mas o troféu não veio pra Gávea.

O Brasília foi um time frio, o Flamengo pecou por usar uma defesa zona contra um adversário mortal nos tiros longos, e quando ficou sem Marcelinho, sofreu uma defesa zona mas os chutes de três não foram decisivos, a bola não caía.

Tudo começou com a falta técnica em cima do Marcelinho. Como escrevi mesmo depois da vitória contra o Quimsa, o time sempre quando está bem reclama com o juíz e leva uma falta que desconcentra o grupo.

Ontem o Flamengo vencia por 7 pontos de vantagem, Marcelinho com a mão certeira, já tinha 15 pontos apenas no primeiro quarto, Teichmann fazia seu melhor jogo na Liga Sul-Americana, estava com 7 pontos, a defesa marcando na pressão, mas eis que o nosso capitão, no pior momento reclamou, com o juiz uma falta não marcada e levou a técnica.

Eis o final trágico: Nezinho fez 8 pts seguidos, e Brasília virou para 38 x 35.

Segundo quarto veio a marcação zona do Chupeta. Não existe marcar zona contra um time que só tem chute de fora, Lucas Tischer, o pivô, estava no banco com duas faltas. Guilherme Giovanoni meteu cinco bolas de três e devastou o segundo quarto.

Chegamos a virar no terceiro quarto, Marcelinho fazia o certo, infiltrava e pendurava o time todo do Brasília, 61 x 58. Alex e Marcelinho foram pro banco com quatro faltas. Aí o Flamengo sofreu na marcação por zona. Brasília congestionava o garrafão, forçando os tiros longos Rubro Negros, mas o aproveitamento foi fraco: 5/22 e o Brasília 14/31.

E no último quarto Duda tropeçou, Hélio errou a saída no fundo de bola, Marcelinho e Duda erraram tudo que tentaram.

Difícil aceitar uma derrota na final em casa, tristeza...

Algumas outras notícias: pelo facebook, o novo reforço do Flamengo, o norte-americano Teague, disse que entende bem o que esta acontecendo no Morro do Alemão, que o time é muito bom e que está ansioso para começar a jogar com seus novos colegas.

E o Boca Juniors estará no grupo do Flamengo na Liga das Américas. Além do time argentino, Mavort do Equador e um time do Chile ainda indefinido. Um grupo bem tranquilo.

5 comentários:

Marcelo disse...

Foi uma derrota realmente sofrida... O time se perdeu em alguns momentos da partidas e o Brasília soube se aproveitar. Mas, o que é essa arbitragem sulamericana (pq não árbitros brasileiros?)??? Os caras erram a toda hora! O Guilherme reclamava de tudo e não levou técnica! A quarta falta do Marcelinho (que pra mim foi decisiva pra derrota) foi, na verdade, do Jefferson! Péssima arbitragem, com erros para os dois lados, mas, na minha opinião, com mais influência negativa pro Fla... Uma pena... Tomara que esse Teague seja um cara de grupo e reforce realmente o time, pra gente poder dar o troco na Liga das Américas.

Ninho da Nação disse...

É verdade amigo, a quarta falta no Machado não aconteceu, mas a falta do Alex também não.

É vi também o Guilherme reclamando, mas nem técnica deram. Esses arbitros de fora são péssimos, muito fracos.

Vamos torcer pro Teague, deve ser anunciado essa semana.

Lívia disse...

Eu achei que, no geral, eles não fizeram um bom campeonato. Desnecessário aquele sufoco todo no jogo contra o Franca, por exemplo.

Como eu adoro cornetar tudo e todos, lógico que acaba sobrando pro Chupeta. Sei lá, tenho restrições em relação ao trabalho dele.

O destaque, pra mim, foi o Átila "50 cent". Não o conhecia e achei que ele entrou bem no decorrer dos jogos.

Caco Silva disse...

Pra mim,o unico responsável por essa derrota,e olha que eu sempre defendia ele,é o Chupeta. Não teve ideias para marcar o Brasília,quando os caras só chutavam de 3,quis fazer marcação por zona. E,sabe-se lá pq,deixou em quadra por 31 minutos um Duda totalmente inoperante e vindo de contusão. Foi um desastre. Ainda acho o time do Flamengo mais time do que qualquer outro no Brasil e talvez até na América do Sul,mas com todos os caras jogando,principalmente o Teague,se conseguir dividir a responsabilidade ofensiva com o Marcelinho,e se o cuzão(desculpe o palavreado)do Chupeta parar com a panelinha e botar pra jogar que for melhor mesmo.
Grande abraço.

Daniel disse...

A maior critica que eu faço ao chupeta nem e as escolhas de jogadores em quadra, a critica que eu faço ao chupeta é que vc olhando o time dentro de quadra a unico coisa que vc ve é o talento dos jogadores, pq em termos táticos e padrão de jogo o time apresenta quase nada. Ofensivamente a unica jogada é um bloqueio para um chute ou uso exclusivo da individualidade dos atletas. As jogadas tem poucos movimentos e contiunuidade, vc não ve um trabalho em dupla, nem uma jogada do pivo alto com o pivo baixo, um pick and roll entao é uma raridade, vc nao ve a bola entrar e sair do garrafao. Na defesa o time marca so individual e de vez enquando marca zona como na final da liga (que até agora eu nao entendi, pq até um iniciante sabe que a defesa zona facilita o chute de fora, que é arma de brasilia), vc nao ve uma defesa mista, box one ou diamond 0ne, vc nao ve variação de defesa a cada jogada para confundir o ataque adversario. O Flamengo deve ser o unico time do mundo que o armador dá a saida do fundo de quadra em vez de receber. Um time sem jogadas e opções ofensivas e defensivas fica restrito ao desempenho individual de seus atletas, e com isso freia o potencial que esse time tem.