sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Luto: "Morreu no meu coração esse Flamengo de hoje"


Durou apenas quatro meses a missão de Zico no futebol do Flamengo.

Lembro bem naquela noite de domingo, na véspera o Fla tinha empatado com Grêmio em 1 x 1, no domingo perdeu a terceira partida da final do basquete contra o Brsília, e eis que por volta das 20:00 surge no twitter a seguinte mensagem:

Zico: "Sou o novo executivo do futebol do Flamengo. Conversei hj cerca de 3 horas com a Patrícia e acertamos tudo" Em breve detalhes no ZNR

E agora, na madrugada do dia 01 de outubro, Zico se despediu da torcida e deixou o cargo. Uma pena, o nível das acusações e dos embates deviam estar enormes para fazer o galinho pedir demissão.

Ele sempre falava que se sentisse que estava atrapalhando, deixaria a função, porque não tem apego a cargo algum.

Quem perde é o Flamengo, quem perde é a torcida que finalmente via um sujeito pensando 24h no Clube, um cara com credibilidade, respeito, moral, transparência, mas alguns não souberam entender, e não foi apenas por gente de dentro do Clube, mas uma parte da torcida também.

Quantos não avaliaram o trabalho de Zico apenas pelas suas contratações? Quantas vezes repetiam e martelavam os erros em contratar Val Baiano, Borja e cia, como se seu cargo se resumisse apenas a escolher jogador.

Claro que também era essa função dele, claro que tem que ser feita a avaliação dos contratados, mas levaram em conta apenas esse quesito, e já rotulavam o trabalho de Zico como desastroso.

O projeto do fortalecimento da divisão de base, do tijolinho para o CT, da estrutura profissional que planejavam votar no final do ano ficaram esvaziadas.

A imagem que Zico tentava recuperar, a busca para reconstruir o novo Flamengo foram interrompidas pela falta do resultado imediato.

A oposição a cada resultado ruim foi criando asas, foi crescendo, foi tomando corpo, foi somando forças e conseguiram minar o trabalho do Zico.


Forças ocultas que perderam as boquinhas, seja com ingressos, seja nas divisões de base, ou aqueles que tinham interesses empresariais, e claro, com Zico não teria a menor chance de vingar, venceram.


O bem perdeu, o Flamengo andou pra trás.





************




Sobre a Patrícia, ela errou, isso é um fato. Ela poderia ter sido mais ousada, que criasse a revolução que fosse, mas não permitisse que o Zico saísse, porque seria em definitivo.

Ela falhou, foi fraca, permitiu que sujeitos imundos crescessem pra cima do Zico. Agora ele não volta mais. Trazer o Zico tinha esse risco, não podia brincar, não podia ter erros, TERIA QUE DAR CERTO.

Apesar disso, posso estar sendo ingênuo, mas acredito que ela queria fazer mudanças no Clube quando trouxe o Zico, e por isso ele comprou a idéia.

Zico não aceitaria chegar para servir de escudo e se o discurso da Patrícia não fosse alinhado ao dele.

Agora? O chão dela caiu, o que a fortalecia não existe mais, não duvido que ela caia também, breve breve.

3 comentários:

Unknown disse...

O maior problema que vejo é que agora os empresários voltarão a lotear as categorias de base do Flamengo.

Por isso, havia tanta denúncia contra o Zico. Ele estava limpando a bagunça, tirando os empresários e esses falsos rubro-negros dos conselhos e diretoria começaram a perder poder de barganha nas transações.

Quando o Zico chegou, havia vários jogadores da base que nem pertenciam ao Flamengo. Tinham 100% do passe atrelados a empresários, empresas, clubes-empresa. Ele começou a mudar isso, trouxe alguns atletas do CFZ que passaram a pertencer 50% ao Flamengo.

Mas isso acabou. A corja venceu. O tal presidente do Conselho Fiscal tem como grande mérito na história do Flamengo liderar a aprovação das contas do Edmundo Santos Silva. Belo histórico.

Quanto à Patrícia, ela tem conseguido honrar os salários sem comprometer receitas futuras. Em 2010, eles não estão antecipando receitas como fizeram nos anos anteriores.

Delair se vangloria de ter pago tudo, mas isso é fácil se você pega as receitas de 2010 e 2011 para isso. Algum de nós consegue receber 2 anos de salário adiantados para pagar as contas?

Além disso, a Patrícia está reformando a parte social, fundamental para atrair e manter sócios. Está também reestruturando os esportes olímpicos e os resultados já estão surgindo.

Isso tudo causa inveja em um clube cheio de donos como é o Flamengo.

Não vislumbro mais solução.

SRN

Miguel Gonzalez disse...

Avacalharam com o maior craque do Flamengo.

Anônimo disse...

André, ajuda a divulgar o protesto de amanhã. Vamos tentar fazer algo diferente, eficaz...

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=1059289&tid=5523083507570222940&na=1&nst=1