segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Analista de desempenho?


Silas chegou animado com discurso otimista: "Passar pelo Flamengo e não ser campeão, não tem gosto de nada. Tem de ser campeão".

Com ele, também chegaram o preparador físico, Emerson Buck, o auxiliar técnico, Paulo Pereira, e o analista de desempenho Marcos Paulo.

Poucos comentaram, deram mais destaque ao novo preparador físico, mas chegou junto um tal de analista de desempenho, mas o que seria um analista de desempenho?

Procurando pela internet, soube que a Seleção Brasileira do Mano Menezes também tem seu analista de desempenho, trata-se do Rafael Vieira, que trabalhou com ele no Corinthians.

O Santos também tem o seu analista, é o Denis Iwamura, que fala sobre seu cargo: “Minha função específica é traduzir para a comissão técnica os dados de desempenho técnico-tático, individual e coletivo da nossa equipe ao longo da temporada”

Em linhas gerais, trata-se do observador de jogo, o espião, o olheiro, que anota as principais características do time adversário.

Eduardo Fantato escreve: "Ao invés de pegar o cunhado para coletar informações, ou um ex-companheiro de equipe que está precisando trabalhar, a oficialização da função faz com que a pessoa ali colocada tenha alguns pré-requisitos, não simplesmente para anotar num pedaço de papel, mas muito mais do que isso, colocado ali para interpretar, lapidar as informações, construir relações entre os dados e possibilitar que o técnico possa tirar conclusões e intervir com precisão."

Que possa ser mais um passo rumo a profissionalização do futebol Rubro Negro, o Silas está se cercando de todas as formas para fazer um bom trabalho.

Nenhum comentário: