domingo, 20 de abril de 2008

Carioca 2008 - Intensificou uma rivalidade morta

O campeonato carioca de 2008, embora tenha sido um fracasso na fase de grupos, foi um "divisor de águas" para o futebol do Rio de Janeiro. Muitos criticaram o modelo de disputa com 16 clubes e com jogos favorecendo aos clubes grandes, eu inclusive fui um deles. Mas temos que admitir que em meio a zona criada no campeonato com a inclusão de times praticamente amadores e a restrição dos pequenos mandarem seu jogos, houve um ponto muito positivo: O grande número de confrontos entre os times grandes, resgatando um pouco da rivalidade que vinha sendo perdida ao longo dos últimos anos em que os jogos em nível nacional dos clubes cariocas estavam virando verdadeiras "peladas" e até a própria perda de espaço no campeonatos estadual para os pequenos.

Com a intensificação do confrontos e mais uma série de fatores a rivalidade esta retornando e com ela trazendo novamente o charme para o futebol carioca. Piadinhas, provocações, chororôs e outros, são formas de refletir o advento da mesma. E convenhamos, isso dá um sabor especial aos clássicos!

Não é a toa, que a decisão deste ano está cercada por um clima todo especial, como há anos não se via. Tenho certeza que os jogos serão incríveis, dígnos ao que o campeonato carioca já representou no cenário nacional. Não recordo de muitos momentos na história em que Flamengo e Botafogo foram tão rivais como hoje. Quem for no Maracanã realmente verá um espetáculo.

Concluíndo, a FERJ errou no modelo desse ano, mas acabou sem querer beneficiando o futebol carioca em alguns pontos. Já foram anunciadas mudanças no regulamento de 2009, o que trará um equilíbrio entre "rivalidades dos grandes" com "oportunidades para os pequenos". Fico feliz por essa capacidade da federação de corrigir erros e reestruturar ideias falhas, aos poucos nota-se que o legado do "Caixa D'Água" ficou realmente para trás.

Nenhum comentário: