quinta-feira, 27 de junho de 2019

Rodrigo Caio sobre Jorge Jesus: "Fortalecimento na defesa e intensidade nos treinamentos"


Um dos maiores problemas do Flamengo na temporada atual, a falta de solidez defensiva, está sendo alvo de treinamentos intensos por parte do novo treinador Rubro Negro, Jorge Jesus.

Com Abel Braga, o Flamengo só não sofreu gols em 1/4 dos jogos que disputou, o que representava a pior média entre os times que disputam o Campeonato Brasileiro.

Nos 30 primeiros jogos no ano, o Rubro Negro estava com o pior desempenho defensivo dos últimos cinco anos, com 27 gols sofridos. Considerando que o Flamengo vinha em uma queda no número total, passando de 24 gols sofridos em 2015, para 23 em 2016, para 21 em 2017 e 18 gols em 2018.

Em entrevista coletiva na manhã dessa quinta-feira, que completou uma semana de Jorge Jesus na Gávea, o zagueiro Rodrigo Caio destacou as primeiras impressões:

"A gente vem gostando bastante porque é desafiador. Ideias diferentes, forma nova de jogar, com agressividade na marcação. Ele é um cara que treina muito a parte defensiva. Eu, como defensor, acho isso fundamental. Acho que vamos crescer muito como equipe. Ele fala que ataque ganha jogo e defesa ganha campeonatos. Já ouvi o Osório falando isso no São Paulo e é algo que levo sempre. Quando estamos sólidos e compactos, fazemos que a equipe se fortaleça".

Quanto tempo inútil foi gasto com Abel Braga. Para ele, o problema defensivo era porque o time atacava muito.

Um esquema fortemente treinado tem sido a utilização de um volante central para formar uma linha de três zagueiros, para compactar a defesa e ao mesmo tempo dando liberdade aos laterais. Rafinha vai ser importante nessa parte tática, principalmente por ter muita qualidade na troca de passes. Uma pena que Cuellar não esteja disponível nessa fase de treinamento.

"O Jorge exige muito da parte defensiva. Ele pega a linha de quatro, com volante central as vezes, e faz bastante treinamentos. Isso é importante".

Rodrigo Caio também destacou a forte exigência de concentração nos treinos por parte do treinador:

"Ele cobra muito. Muita exigência. Qualquer errinho, ele cobra. Isso faz com que os jogadores se concentrem no treino. Isso vai refletir dentro de campo"

A cobrança por intensidade também foi observada pelo zagueiro:

"A grande diferença é a intensidade. Ele vem cobrando isso desde o aquecimento. Isso é importantíssimo. As vezes, chegamos cansado pelo treino anterior e ele não deixa a intensidade cair. Ele está sempre exigindo, é algo muito positivo. Jogador é movido a cobrança".

E destacou, por fim, as ideias de Jorge Jesus:

"São ideias europeias. A busca é por vitórias, por equipes competitivas, que cuida da bola, de marcação forte. Ele vem para um grande clube e sabe disso. Nós, juntos, vamos fazer com que o Flamengo atinja as metas".

Nenhum comentário: