sábado, 25 de março de 2017

NBB 2016/2017: Vitória 87 x 93 Flamengo


Foi num sufoco desnecessário, mas o Flamengo venceu o Vitória na prorrogação por 93 x 87 (77 x 77) e está a uma vitória do primeiro lugar da fase de classificação do NBB, levando a vantagem de decidir em casa nos playoffs.

Para isso, basta vencer o Minas, que ocupa a 12ª colocação, na próxima rodada em casa, na quarta-feira.

São 26 jogos, com 20 vitórias e apenas seis derrotas. Isso porque o time viveu aquela fase de instabilidade com vários desfalques, quando perdeu quatro de cinco partidas - Brasília, Franca, Bauru e Vasco, sendo as três últimas seguidas. Se não fosse aquele momento, o primeiro lugar já estaria garantido há tempos.

O jogo foi equilibrado: 17 x 17 no primeiro quarto, 36 x 34 no intervalo e 58 x 52 ao final do terceiro período. Porém, no quarto final, o Flamengo conseguiu abrir 71 x 54 quando faltavam seis minutos pro final de jogo.

A equipe baiana não desistiu, desmoronou a vantagem de 17 pontos com incríveis 23 x 7 em seis minutos e levou o jogo para a prorrogação, com show do Dawkins, autor de 12 pontos no período final.

Na prorrogação o Flamengo colocou as coisas em ordens e não permitiu os donos da casa reagirem. 

O grande nome foi o armador Ramon com sensacionais 33 pontos. O garrafão com Olivinha e JP Batista também fizeram a diferença. O ala-pivô terminou com 22 pontos e 10 rebotes (14º duplo-duplo do NBB) e o pivô com 12 pontos e quatro rebotes em apenas 15 minutos.

Isso tudo com Marquinhos errando tudo, amassando o aro, passando 40 minutos completamente zerado, acertando apenas uma cesta de dois pontos na prorrogação. Ele que vinha com média de quase 20 pontos por partida.

4 comentários:

Cadu Rollo disse...

Vitoria importantíssima. Estamos quase garantidos na liderança ao final da fase regular.

É só não perder o foco e vencer o Minas que o jogo contra Brasília virará amistoso de luxo.

Mas não tem como não comentar o fato do time, mais uma vez, entregar uma vantagem tão grande (17 pontos) no final do jogo. É assutador!

É o tipo de coisa que precisa ser imediatamente corrigido, tendo em vista que um deslize desses em playoffs poderá custar bem caro. Não aconteceu uma ou duas vezes na temporada, foram vários apagões, muitas vezes causados pelas rotações sem sentido do Neto (não sei se foi o caso dessa vez).

Partida muito ruim aparentemente do Marquinhos, mas acontece. É levantar a cabeça e voltar ao normal.

Luis disse...

"É o tipo de coisa que precisa ser imediatamente corrigido, tendo em vista que um deslize desses em playoffs poderá custar bem caro."
Já nos custou ano passado a vaga na final da LDA. Quase custou o jogo 3 das finais do NBB ano passado, a polêmica da bola presa nunca teria acontecido se o Fla segurasse os 18 pts de vantagem que tinha faltando 8 min.

Esse ano tivemos apagões desse tipo contra Franca no turno (incríveis 15 pts de vantagem que o Fla tinha faltando 3 minutos!! e no fim vencemos por 1), Franca no returno (vencíamos por 9 a 2:40 e não pontuamos mais, Batista errou 2 LL a 9 segundos do fim, perdemos no OT), e no jogo anterior contra Macaé, além desse contra o Vitoria.

Ainda bem que, apesar de tudo esse ano, devemos fechar em 1o, mas poderia ser mais tranquilo. Ainda bem que aquela sequência desastrosa ficou pra trás.

Rogério Fonseca disse...

Grande partida do Ramon e do Olivinha!!! O dominicano jogou muito!!!

Claudio disse...

André,

teve jogo domingo lá em Brasília: Flamengo 2 x 2 Vasco. Tá sabendo? rs.

Mengão ganha hoje e nóis tá animado!!! Beleza!!!