Os amigos do blog questionaram porque o basquete não recebe um percentual da venda de camisas pela Adidas.
Segundo informação da própria empresa, o manto Rubro Negro é o mais vendido em todo mundo, excluindo as franquias da NBA. Nos últimos 12 meses, cerca de 70 mil foram vendidas.
Entretanto, a informação é que nenhuma parte vai para os cofres do basquete. No contrato com a Adidas, não há o item "uniforme de basquete", apesar de contribuir para o clube chegar ao pool mínimo que tem que vender para começar a ter participação nas vendas.
E o pior: o basquete não pode buscar um fornecedor próprio.
Outro grande problema é que o marketing do clube é unificado e não setorial. E o foco, 99%, é voltado para o futebol.
Sem os R$ 2,5 milhões após a saída da SKY, o marketing é o responsável por buscar um novo aporte financeiro para a modalidade.
O basquete aguarda.
4 comentários:
É uma vergonha perceber que o Flamengo não consegue comprar a história dos esportes olímpicos, que parecem continuar na dependência de abnegados. É futebol, futebol e futebol (pior que tem sido igual a derrota, derrota e derrota). Pensamento muito pequeno e idiota. até porque uma coisa hoje já não depende da outra.
Quando surgirá um "estadista" na Gávea com uma visão maior de futuro do Flamengo?
A Adidas vendeu uniforme da seleção Alemã copiando a camisa do Flamengo no mundo inteiro. O Flamengo não recebeu nada.
Agora vende camisa do basquete do Flamengo e o clube não recebe nada.
Obrigado SKY pelo apoio fundamental ao basquete nesses anos!!!
Interessante essa questão. Se não me engano a primeira vez q ouvi falar nesse assunto foi em um jogo na Gávea contra o Macaé pelo Estadual em 2013, quando as camisas de basquete da Adidas evaporaram das lojas e agora recentemente vi o assunto em uma página no facebook em homenagem ao Miojo, acho que é Miojo Team o nome... (página essa muito boa por sinal, mais um bom veículo a se somar ao Ninho da Nação e ao Garrafão Rubro Negro pra acompanhar nosso basquete).
Realmente é lamentável que o Flamengo ainda tenha essa mentalidade tacanha e retrógrada de só cultuar o futebol em detrimento dos outros esportes do clube. Isso demonstra que os conselheiros, torcedores e diretoria desconhecem por completo a história do clube pelo qual dizem que torcem: o que o futebol faz hoje com os outros esportes é a mesma atitude grotesca e lamentável que o próprio futebol sofreu do remo, o então ‘’carro chefe’’ da época, tendo que inclusive utilizar uniformes diferenciados.
Tá na hora do basquete, que atualmente é disparado o esporte mais vitorioso do clube, receber o que lhe é de direito. Não sei o percentual que o clube fatura em cada venda, mas supomos que seja 10% de cada unidade vendida chegamos ao seguinte cálculo: cada camisa de 200 reais vendida renderia 20 reais ao basquete, e 70 mil camisas renderiam R$ 1,4 milhões, quase o patrocínio da Sky.
O ideal é permanecer com a Adidas, que produz um material de qualidade, de alto valor agreado e atraente ao torcedor em geral, porém recebendo o valor devido; mas se for pra acabar com essa pouca vergonha, o basquete deveria procurar um fornecedor próprio.
Aliás está na hora de dissociar a imagem do basquete da do futebol. O uniforme do basquete do Flamengo sempre foi uma adaptação do uniforme do futebol, nunca teve uma identidade própria. Lógico que ninguém quer que usemos outras cores além do rubro-negro, mas um design mais atual estilo NBA e o uso do símbolo do basquete no uniforme ajudariam e muito para consolidar o esporte como sendo um esporte importante no clube, e não apenas mais um ‘’fardo’’ , que é como os ignorantes que se dizem rubro-negros consideram o esporte.
Este estadista já existe na Gávea, chama-se Alexandre Póvoa!
Pena que seus afazeres profissionais ainda o impeçam de galgar o cargo máximo do Clube, conforme suas próprias palavras!!!
Porém, confiemos, pois logo conseguirá um outro patrocínio à altura do anterior!!!
SRN
MDaemon
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