quinta-feira, 6 de junho de 2013

Brasileirão 2013: Flamengo 0 x 1 Náutico - Jorginho demitido

Hernane, furou uma cabeçada inacreditável

Às 04:18h da manhã o site oficial já anunciava: Jorginho estava demitido. Depois de terminar o jogo com quatro volantes e dois meias, depois de tanto tempo para treinar, como nunca outro treinador tivera, não tinha realmente outra alternativa a não ser demiti-lo.

Pela quarta rodada do Brasileirão, o time perdeu para o Náutico por 1 x 0 e entrou na zona do rebaixamento.

E me surpreendeu a velocidade que tomaram essa decisão: pensei que o calvário perduraria pela semana. De fato, foi uma aposta que deu errado, que bom que reconheceram isso. Agora o segundo passo é: contratar Mano Menezes. Não há melhor opção. Logicamente que terão que abrir a carteira e dar um fim, pelo menos para o cargo de treinador, à política de austeridade.

Terceiro passo é: buscar reforços decisivos. O time não pode sobreviver às sortes da vida do Hernane, ainda mais com o Marcelo Moreno na seleção da Bolívia. Nesses quatro jogos, se tivesse um cara que empurrasse a bola pra rede contra o Santos, Atlético-PR e Náutico, a situação não chegaria a esse nível.

Devemos dizer: o time só apresentou um padrão interessante na estreia, depois viveu de abafas improdutivos, mas como se perde gol nesse time. Com uma dívida de curto prazo altíssima, precisarão de muita criatividade e buscar parceiros como aconteceu com o Gabriel, e não esperar o dinheiro cair do céu via sócio-torcedor. É torcer para o fundo de investimento sair do papel.

Quarto passo é voltar a jogar no Maracanã. O problema é que as negociações estão complicadas. O Flamengo quer participação também nos ganhos do camarote, estacionamento e shopping. A concessionária negocia apenas a renda dos jogos. É claro que a diretoria Rubro Negra não vai aceitar.

O clube já tem propostas para jogar pelo Brasil. São propostas interessantes, principalmente o estádio Mané Garrincha, mas se for pra jogar em estádios com cinco mil torcedores como ontem em Santa Catarina, melhor jogar em Volta Redonda ou Macaé.


****************


E o jogo que culminou a queda de Jorginho foi mais um daqueles onde o time perdeu vários gols e sofreu o revés outra vez graças ao Renato Santos que voltou a falhar.

Hernane perdeu um gol claro logo no começo. Depois não levantou a cabeça para ver Elias livre na área. E no final, furou uma cabeçada sozinho para empurrar pro gol. Revoltante!

O segundo tempo foi um festival de horrores: bizarrice de um ataque sem qualquer organização, Wallace não saia de lá, contra uma retranca.

E Jorginho ainda teve a bondade de tirar todos os atacantes do time para valorizar a posse de bola, como se precisasse. Terminou com quatro volantes - Elias, Luiz Antônio, Val e Renato, e dois meias no ataque - Adryan e Gabriel. Assim não dá. Assim não deu.

Nenhum comentário: