domingo, 12 de agosto de 2012

Brasileirão 2012 - 16º Rodada: Flamengo 2 x 0 Náutico


Com Vagner Love voltando a ser decisivo, o Flamengo conseguiu sua segunda vitória consecutiva e hoje, com um jogo a menos, está mais perto da zona da Libertadores que do rebaixamento.

Dorival repetiu o 4-3-3 bem definido, mas dessa vez o time não foi tão bem como no jogo contra o Figueirense, até pelo fato do Náutico ser um adversário mais qualificado - na rodada passada segurou o empate sem gols com o Internacional no Beira-Rio. Os dois gols saíram em jogada puramente individual do atacante Rubro Negro.

As ausências de Léo Moura e do zagueiro Thiago Medeiros, que avançou bem no ataque no último jogo, foram sentidas especialmente na saída de bola. Ontem, em Volta Redonda, Weliton fez uma péssima partida, errou tudo que tentou e quase ameaça a vitória Rubro Negra. Na direita, Wellington Silva avançou pouco e não conseguiu evoluir ao lado de Negueba e Luiz Antônio.

Quem foi bem outra vez foi Renato. Sem grande habilidade, sem passes verticais, mas com boa saída de bola e sempre virando de um lado pro outro. Negueba com boa velocidade, deu bons passes no começo do jogo, porém não criou grandes chances no ataque.

O Náutico criava mais, chegava com mais perigo, mas foi Vagner Love que em jogada individual abriu o placar. O time melhorou, Thomás entrou pro jogo e no finalzinho do primeiro tempo Love marcou seu segundo gol em roubada de bola na marcação pressão, como pedia Dorival nos treinos.

O segundo tempo foi ruim. O time deixou de jogar com os pontas em velocidade e povoou o meio de campo com Ibson e Botinelli. E os meias não entraram bem. A marcação até funciona, mas o contra-ataque não acontece. Dorival vai precisar entender essas substituições quando os pontas cansarem, porque já é o segundo jogo que entram meias e o time sofre pressão e nem consegue sair pro jogo.

Melhorou quando entrou Liédson, que procurou tabelinhas com Vagner Love.

Não deu pra entender porque Adryan, que entrou bem contra o Figueirense, nem no banco ficou.

Felipe voltou bem. Passa mais confiança que Paulo Victor e agora sempre procura fazer ligação direta com o ataque. Com certeza é instrução do treinador.

O mais importante é que Dorival já tem esquema tático definido, conseguiu dar um padrão e organizar o time, e o mais importante: fez o jogador mais decisivo do Flamengo voltar a marcar gols, já foram quatro nos últimos dois.

5 comentários:

Rafael Sarmento disse...

Avante Mengão!

Robson disse...

O time já apresenta um padrão tático, uma disposição muito maior. Ainda não vai ter chance de conseguir brigar pelo titulo, mas pelo menos terminaremos o campeonato sem sustos

Anônimo disse...

Não gostei dos desfalques que vamos ter. Cáceres e Gonzalez na quarta-feira e Gonzalez de novo no domingo, contra os vices. Espero que Dorival não escale Wellington.

Lemos disse...

Realmente o Welinton foi terrível contra o Nautico,para o jogo contra o Palmeiras além dos desfalques e a presença do Welinton,o Dorival está sinalizando com um meio campo de pouquíssima pegada,L.Antonio, Ibson e Renato têm pouco sentido de marcação,com uma defesa com Welinton e o inexperiente Marlon e com tres atacante ,tememos pelo pior.Porém é Flamengo e vamos ter esperanças em mais uma boa performace e mais uma vitória.SRN

MBomfim disse...

Lemos, compartilho com sua preocupação. Preocupo-me tb com a estatura dos escalados num jogo aéreo forte como o do Palmeiras. Espero que o Marcos Assunção não esteja num bom dia...senão...