segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Fla volta ao topo da natação brasileira


O Flamengo voltou ao topo da natação brasileira depois de oito anos ao ficar em terceiro lugar no Troféu José Finkel, o Campeonato Brasileiro de natação, e superar o Corinthians e a Unisanta, ficando atrás apenas de Minas e Pinheiros.

Já no sábado o Flamengo assumia a terceira posição, e no domingo confirmou o pódio com mais quatro medalhas, uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Nos 50m borboleta, o Fla x Flu foi o destaque, e Nicholas Santos e César Cielo fizeram a dobradinha pro Mengão, superando o rival Káio Márcio.

No último revezamento do campeonato, o 4 x 100 medley garantiu duas medalhas. Kimberly Vanderberg, Jessica Hardy,Carolina Athayde e Monique Ferreira nadaram série fraca, e na série forte no domingo apenas o Pinheiros superou o tempo Rubro Negro.

Leonardo Silva, Henrique Barbosa, Frederico Castro e Cesar Cielo também nadaram a série fraca no sábado, e foram superados no domingo pelo Pinheiros e Unisanta.

Ano que vem, tanto no Maria Lenk quanto no Troféu José Finkel, o Flamengo não precisará de nadar a série fraca, pois já terá o tempo de balizamento para nadar a final e disputar lado a lado com os rivais nos revezamentos.

No total, o Flamengo levou 21 medalhas, sendo 7 de ouro, 11 de prata e 3 de bronze, sendo superando apenas pelo Pinheiros, que garantiu 17 de ouro, 11 de prata e 15 de bronze, com um total de 43. Minas TC conseguiu 19 medalhas no total, com 7 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze.

Cesar Cielo marcou 192 pontos para o Flamengo, e a grande estrela norte-americana Jessica Hardy garantiu 424 pontos para o Flamengo.

A americana levou quatro medalhas de ouro e venceu todas as provas individuais que disputou e ainda bateu os quatro recordes sul-americanos: 50m, 100m, 100m borboleta e 50m peito, e ainda três pratas nos revezamentos 4 x 50m, 4 x 200m livre e 4 x 100 medley.

A outra norte-americana, a Kimberly Vandenberg, não levou nenhum ouro nas provas individuais, foram duas pratas nos 100m e 200m borboleta, mas foi muito importante nos revezamentos, ajudando o Clube a garantir três medalhas de prata nos 4 x 50m, 4 x 200m livre e 4 x 100 medley.

Sem dúvida para um Clube que chegou a desativar sua natação nos últimos anos voltar logo no primeiro ano aos primeiros lugares é um belo resultado. A parte física será estruturada, e a expectativa agora é com a renovação de contrato do trio Cielo, Nicholas e Henrique por dois anos.

Mas esse ano o que garantiu a manutenção da natação foi o aumento do número de sócios e claro, suas mensalidades, porém ainda falta um patrocínio para o esporte, a natação com várias estrelas e voltando ao topo entre os Clubes não pode ficar sem um apoio esportivo, até porque o discurso no começo do ano era que "não seria difícil conseguir patrocínios com a contratação de César Cielo" e que "Cielo: um risco calculado"

Entendemos que por ser um "contrato de experiência" o Clube ficou meio que engessado para trabalhar contratos com Cielo e cia, mas se tudo der certo e o trio renovar, o Flamengo não pode ficar dependendo de mensalidade dos sócios para manter sua forte natação.


Classificação final:
1º Pinheiros: 3.087,50
2º Minas TC: 1.700, 50
3º Flamengo: 1.474,00
4º Corinthians: 1.230,00
5º Unisanta: 1.009,00

3 comentários:

Miguel Gonzalez disse...

Acabou o contrato do Cielo. Ele vai embora e o Flamengo não ganhou nada.

Sigo sem entender essa contratação.

Anônimo disse...

Mesmo que ele não renove o contrato (acho que ele vai renovar), deu muita visibilidade à natação do Flamengo, que está literalmente ressurgindo do nada! E, se não me engano, ele vai treinar no Rio até o fim do ano. Isso com certeza vai alavancar muito as divisões de base da natação do clube.

Unknown disse...

Muito bom ver o Flamengo resgatando suas tradições.

O planejamento para esse ano se mostrou correto e o objetivo de ficar entre os 3 foi atingido. Isso é ótimo.

Vamos ver como fica com as reformas no parque aquático.

É importante renovar agora com os 3 atletas (Cielo, Henrique e Nicholas) por 2 anos e partir para um patrocínio bom.

SRN!!