Mostrando postagens com marcador Bangu. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Bangu. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Estadual 2019: Flamengo 2 x 1 Bangu


Mais de 46 mil estiveram presentes na estreia do Flamengo no campeonato carioca contra o Bangu. Números impressionantes, e que deixam claro que a torcida voltou de vez a frequentar o Maracanã e também vive uma ansiedade pela temporada que só está começando.

Todos os reforços contratados, aqueles que ainda estão por vir, a base mantida, tudo isso gera grande expectativa. O problema é achar que, por ter gasto milhões em reforços - que ainda nem estrearam, por ter uma folha salarial alta, vai sair goleando todos os adversários que ver pela frente.

Após poucos dias de treino, nem era para os titulares estarem em campo. É o preço que se cobra por um calendário maluco, onde se queima uma etapa importante da preparação e a torcida cobra um time ainda longe das melhores condições físicas e táticas.

As inacreditáveis vaias ao Vitinho foram um exemplo dessa pressa por resoluções em período curto de trabalho. E olha que o jogador nem fez uma partida ruim e muito menos errou tudo que tentou. No um contra um ele fez bons dribles, e conseguiu bons passes, desperdiçados por seus colegas. Óbvio que errou alguns cortes quando veio para o meio, prendeu a bola em alguns momentos, mas longe de ser uma catástrofe. Essa cobrança exagerada é muito mais quando se ouve "o jogador de 10 milhões de dólares" do que por seu desempenho em campo.

Após o gol de surpresa logo no início, por pura falta de atenção, o Flamengo pressionou pelo empate. Já o merecia, quando o pênalti foi assinalado corretamente. Porém, na origem da jogada, a bola já tinha saído na linha de fundo. Fato que não foi visto pela auxiliar de linha de fundo, que foi envolvida na disputa.

O jogo virou ataque contra defesa, com o Flamengo tendo quase 70% de posse de bola, finalizando 24 vezes, sendo 10 certas. Foram ainda 20 assistências para finalização.

Será corriqueiro: um ou outro adversário ousará enfrentar o Rubro Negro de igual para igual. A grande maioria irá entregar a bola ao time da Gávea e este terá a missão de transformar superioridade na posse de bola em gols, coisa que há muito tempo o Flamengo não consegue fazer e deixa de finalizar jogos com facilidade para torná-los dramático e torna uma atuação aceitável em questionável simplesmente porque não consegue fazer gol!

Ao contrário dos espaços que teve nas duas partidas da Flórida Cup, Uribe, nesse estilo de jogo, corre risco de ficar engolido entre os marcadores se não conseguir criar suas próprias jogadas ou participando das triangulações pra quebrar a defesa. Alerta para Gabigol.

No campo, Diego foi um dos melhores. Acelerou o jogo na hora certa, fez a transição, deixou de prender a bola e conseguiu boas triangulações. Mostrou que pode ser muito útil ao time.

Problema segue na segunda volância, com Arão de titular, que, por muitas vezes, deixa a defesa completamente aberta e parte pro ataque como se fosse o minuto final da partida. Vai ser um dos pontos vulneráveis da temporada.

Outro ponto: Quando saiu Vitinho para entrada do Thiago Santos e Éverton Ribeiro para entrada de Pires, empurrando Arão pro ataque - já que Berrío segue sem condições, a partida acabou aí. Faltaram jogadores no meio de campo. Caso Diego saia, o Flamengo só contará com Arrascaeta, constantemente convocado para defender sua seleção, nessa posição. O que viraria um problema sério.

São apenas as primeiras impressões de um trabalho que se inicia, com novos reforços, mas ainda com vícios da temporada passada que precisam ser corrigidos.

Abel terá a semana livre pra trabalhar com os titulares visando o clássico no final de semana contra o Botafogo, que perdeu por 3 x 1 para o Cabofriense. Contra o Resende, na quarta-feira, o time será o reserva. O que faz muito bem.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Estadual 2017: Flamengo 3 x 0 Bangu

Com a vitória por 3 x 0 o Flamengo garantiu presença na semifinal do Estadual com a vantagem do empate, mesmo que não ganhe a Taça Rio.

Isto porque, o brilhante regulamento soma os pontos dos dois turnos, e o Rubro Negro lidera com tranquilidade. O primeiro ou segundo lugar geral não importa, pois na final não tem vantagem, apenas na semifinal.


Para obter a classificação o time da Gávea enfrentou um adversário com três zagueiros e seis homens completamente postados na defesa. E foi um sacrifício pro Flamengo encontrar o caminho do gol.

Foram inacreditáveis 79% de posse de bola. Inicialmente, com movimentação de Mancuello, o Rubro Negro tentava algumas triangulações pra chegar na área. O argentino deu alguns chutes, mas depois sumiu e foi a vez do Paquetá tentar arrumar algo de diferente do que circular a bola, aproveitar a ultrapassagem do lateral e erguer na área. Foram três bons passes do jovem armador.

Houve sim alguma tentativa de troca de passes mais intensas, mas a marcação ganhava todas. O resultado disso foram os 47 cruzamentos, 18 escanteios, 568 passes corretos e 29 finalizações. Quase um treino ataque x defesa.


Logo no começo da segundo etapa o único momento de perigoso do Bangu veio por meio do isolado Loco Abreu. Por sorte Bruno Luiz furou dentro da pequena área. Uma falha em um contexto semelhante ao jogo contra o Universidad Católica: o Flamengo pressiona a partida inteira, perde chances e leva um gol na única jogada do adversário.

Depois Zé Ricardo tirou Paquetá e Mancuello e colocou Damião e Berrío. A tentativa ficou clara: abrir o jogo com o colombiano e ter dois atacantes dentro da área, já que Vizeu saía muito e perdeu algumas boas chances.

O Flamengo era repetitivo e previsível, à espera de uma cabeçada certa de seus atacantes. Berrío novamente entrou muito bem e fez boa dupla com Pará.

Porém, por curiosidade, o gol saiu em um chute e não em cruzamento. René acertou um belo petardo de fora da área, indefensável e aliviou a torcida.

O Bangu abriu as pernas e o segundo gol saiu em ótima assistência do Pará e cabeçada do Damião.

Já o terceiro gol veio em uma jogada que torço para que sirva de modelo de que cruzamento não precisa ser apenas por cima, pode ser por baixo, para alguém que chegue de trás. Mateus Sávio fez o terceiro.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Campeonato Carioca 2015: Flamengo 2 x 1 Bangu


Dos 26 gols do Flamengo nessa Taça Guanabara, nada menos do que 19 foram marcados no segundo tempo, sendo que dez foram feitos nos primeiros 15 minutos da etapa final.

São números eloquentes e que demonstram que: ou Luxemburgo tem começado o jogo com gente boa no banco ou a preguiça inicial está sendo decisiva para os gols apenas no segundo tempo.

Infelizmente as constantes baixas tem prejudicado a formação do time ideal. Em entrevista recente, Luxa já disse que pensa em Marcelo jogando de forma aguda, mais perto da área, entretanto as contusões, principalmente dos jogadores que dão velocidade ao time, atrapalham nesse começo de ano.

Mas por vezes também a equipe está dispersa demais. O Flamengo passa o primeiro tempo arrastando, volta melhor na segunda etapa com as substituições, consegue os gols e começa a marcar atrás da linha do meio de campo pra tentar só contra-ataque.

Ontem o time perdeu a chance de ser líder porque ficou satisfeito com o 2 x 0. É bem verdade que perdeu muitos gols: Eduardo da Silva teve pelo menos cinco boas chances, acertou a trave, chutou em cima do goleiro e rente ao gol. E se o Flamengo desperdiçou chances é porque criou. Talvez foi o jogo onde o Flamengo mais tenha criado nesse campeonato.

Preocupa o nível ruim do Gabriel, contrastando com o bom final da temporada passada. A diferença fica mais visível quando Éverton entra e logo na primeira bola consegue uma ótima jogada. Foi assim ontem foi assim domingo. O time muda com ele em campo.

Quem entrou bem foi o Jorge. Fez boas jogadas, deu continuidade aos contra-ataques, mas o Bangu concentrou todo seu jogo pela esquerda. Mas foi uma estreia promissora ofensivamente.

Mateus Sávio entrou caindo na ponta direita mesmo sendo meia (Não faz muita diferença, até porque ele não ficará somente preso ao centro do campo). Mostrou firmeza e prendeu a bola até buscar a melhor opção.

A cada dia mais satisfeito com Pará na lateral e impressionado com Marcelo Cirino. Onde ele joga se destaca.

Esperava uma partida terrível ontem, não fosse a noite atípica de um Eduardo da Silva que, diga-se, está sempre bem colocado nos cruzamentos, uma goleada não seria exagero.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Estadual 2013: Flamengo 2 x 1 Bangu


Jorginho conseguiu sua primeira vitória comandando o Flamengo. Foi no sufoco, mais na raça que na técnica. Porém poderia ter sido uma vitória bem mais tranquila se Gabriel e Nixon não perdessem gols incríveis. Sem falar nos gols perdidos do Rodolfo e do Renato.

(E porque não, vitória importante para não esfriar a galera nesse começo de projeto do sócio-torcedor.)

Pelo menos o Flamengo evoluiu na questão de chances criadas, porque no jogo passado o Flamengo pouco ameaçou o goleiro do Boa Vista. O gol no começo assustou, falha de Luiz Antônio, queda bizarra de Alex Silva que marcou a bola e esqueceu o atacante dentro da área.

O time precisava se superar, mas Carlos Eduardo que deveria ser o cabeça pensante desse 4-2-3-1, esteve mal, lento, sem inspiração, fora de forma. Muito preocupante. Com Rafinha apagado, quem se movimentava muito era Gabriel, buscou espaço e chegou sozinho duas vezes na cara do gol, só que perdeu as duas.

Destaque para Amaral. Boa marcação e saída de bola. Primeiro tempo ruim de Hernane, nem papel de pivô conseguia fazer, batia e voltava. Bem ruim.

Jorginho não exitou em tirar Carlos Eduardo e foi pro desespero. O segundo tempo melhorou com a entrada de Rodolfo e até do Nixon, apesar do seu péssimo faro de gol. Várias chances foram criadas, e com um ataque formado por Gabriel, Nixon, Rafinha e Rodolfo, com Elias na lateral, o Flamengo empatou e virou o jogo.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Com excelente segundo tempo, Ronaldinho comanda o Flamengo pra vitória


Não se fala mais nada da partida contra o Bangu, apenas a vinda ou não do Adriano é o que interessa a grande parte da torcida. E é fato, caso o Imperador não venha, vamos ter essa novena em todos os jogos, seja da imprensa, seja da torcida.

(Dá pra discutir se era hora de Luxemburgo falar isso, logo no vestiário. E se estava autorizado para tal. Porque a Patrícia Amorim disse uma coisa antes do jogo, e ao final, o treinador já marcou sua posição. Veremos durante o dia.)

Vamos ao jogo. Mais importante que a vitória, foi a atuação de Ronaldinho, principalmente no segundo tempo quando voltou à sua posição. Jogando de terceiro atacante, na esquerda, simplesmente comandou praticamente todos os lances ofensivos.

Já tinha uma galera aí com manchete preparada culpando ressaca de carnaval, mas Ronaldinho não permitiu. Pelo contrário, correu até o final, brigou muito, e até está fazendo umas faltas violentas - é preciso ficar atento para isso.

Luxemburgo repetiu o mesmo esquema da partida de sábado, quando Ronaldinho tinha feito sua melhor atuação, mas ontem o Bangu soube neutralizar bem as jogadas. O começo foi promissor, toques rápidos, boa velocidade e alguns bons lances de perigo. Léo Moura fazia grande partida, a cada subida entortava o adversário, mas aos poucos o Bangu foi organizando sua defesa, jogando nas costas do nosso lateral e levando muito perigo, Felipe salvou.

Péssimo primeiro tempo de Maldonado, que não vem jogando bem, sábado também não foi bem, e vaias injustificadas e absurdas para Botinelli.

Segundo tempo Willians e Léo Moura foram substituídos porque estavam com cartão amarelo e a preocupação de desfalque no Fla x Flu domingo. Entrou Fierro na lateral e Diego Maurício no ataque com Renato Abreu jogando de segundo volante. O time começou até bem, não sofria muitos problemas na defesa, mas o ataque criava pouco.

Até que entrou Wanderley e Ronaldinho definitivamente assumiu sua função. E como jogou. Que diferença daquele Ronaldinho da estréia, quando era facilmente marcado. Ontem a bola grudava nos pés dele. Ele dribla, para, olha e executa passes perfeitos e inimagináveis.

Ao final do jogo o time foi pro abafa derradeiro. Wellinton, que fez uma grande partida, quase marca o seu. Wanderley também teve grande chance e Diego Maurício, que precisa aprender a jogar mais dentro da área, aproveitou pra meter de cabeça.

Sobre Thiago Neves. Ele não é estrela, ontem prendeu algumas bolas excessivamente e tentou cavar faltas na entrada da área, o juiz não entrou na dele. Mas meteu uma bola na trave, quase fez um golaço por cobertura e no finalzinho por pouco não fez um belo gol depois de driblar a zaga inteira. É decisivo, corre e briga o jogo inteiro.

Para domingo, Ronaldinho vem melhorando a forma física e naturalmente deve voltar a jogar no meio de campo, era questão de tempo mesmo. E  Luxemburgo que prepare e coloque seus atacantes pra jogar, porque a cada partida o mantra "falta ao Flamengo um homem de referência" será repetida.