segunda-feira, 28 de julho de 2014

Brasileirão 2014: Flamengo 1 x 0 Botafogo


Vitória mais importante dos últimos anos. A semana que começou com marginais agredindo jogador, termina com a torcida apoiando na véspera do jogo culminando com a vitória no clássico.

Na estreia de Luxemburgo, o Flamengo derrotou o Botafogo por 1 x 0, gol de Alecsandro, saiu da lanterna do Brasileirão, porém ainda continua na zona de rebaixamento.

Foi um primeiro passo. Não foi uma grande atuação individual, o segundo tempo foi terrível, mas valeu pela raça e vontade dos jogadores.

A simples mudança de treinador não surtiu efeito com Ney Franco. Já com Luxemburgo somou-se uma uma série de ações: afastamento de jogadores, ingressos mais baratos e apoio da torcida no sábado.

Dentro de campo, o Flamengo forçava o jogo pela direita. Caíam por lá além de Léo Moura: Lucas Mugni, Luiz Antônio e Paulinho. Ficou embolado, Luxemburgo poderia ter invertido o Paulinho. Foi justamente pela esquerda que saiu o gol, em ótimo cruzamento de João Paulo.

Com o gol, os 15 minutos finais foram de boa participação do Lucas Mugni, que pode jogar mais centralizado, com boas opções de contra-ataque, porém muita falha técnica na hora da conclusão.

O segundo tempo foi bem ruim. Comovente a raça do Cáceres, que levou dois cartões justamente por erros de passe no ataque - os dois do Léo Moura. A bola não ficava lá na frente e o time se armava na defesa para buscar uma jogada em velocidade e ligações diretas. Até por isso entraram Negueba e Gabriel, mas o nível técnico caiu. Canteros entrou perdido, sem saber onde jogar.

Depois que virou ataque x defesa por pouco o bom zagueiro Marcelo não entregou o empate: antes da feia furada no final, já havia dado um chute ao vendo um pouco antes.

O primeiro passo para sair dessa situação complicada foi dado. Espera-se evolução com a semana livre para treinamentos.

6 comentários:

MBomfim disse...

André, somado a tudo isso, fiquei com a nítida impressão de que estavam boicotando o Ney Franco. Impressão reforçada pelos discursos de Wallace ( no dia anterior) e Paulinho. Jogador de futebol é uma raça...formação de quadrilha é pouco!!!

Anônimo disse...

O time já foi muito melhor distribuído que o com burro do Ney Franco. A estrutura do time que jogou ontem foi a mesma que virou o jogo contra o Palmeiras e que não foi mais utilizada, sabe lá porque. Importante o Flamengo jogou com onze sem o André Santos e o Elano. O Felipe com sua irregularidade não passava segurança. Desde o 10 minutos ficou claro que o Flamengo sairia na frente. Só não venceu com mais tranquilidade porque a ansiedade e o nervosismo eram visiveis, veja o zagueiro Marcelo, uma partida impecável até que no fim deu duas furadas que poderiam ter comprometido o resultado.
Agora é aprimorar o time a partir desta estrutura, ver onde o Canteiros vai entrar, onde o Eduardo da Silva vai entrar e tentar também aproveitar a copa do Brasil para tentar vencer.
Falta treinador de verdade no Brasil, é desesperador ver a falta de opções no mercado e como eles são muito fracos, é só ver a copa do mundo que temos a dimensão de como o atraso tático, de escalações e concepção de jogo é grande.
Aliás quem fala que estavam boicotando o Ney Franco, ele que ficou escalando o trio Felipe, André Santos e Elano, ele que escalava times com 3 zagueiros, ele que escalava time com 3 volantes, ele que escalava time com zagueiro de lateral, ele que escalava mal e também relacionava errado para o banco fez como Rogério Ceni diria um trabalho em que não se aproveita nada, nota zero e se fala de jogadores boicotando.

MBomfim disse...

Em nenhum momento defendi o técnico anterior, achei igualmente falho e inseguro...As pessoas têm problema com interpretação, só pode. Só afirmei uma forte impressão baseado na DISPOSIÇÃO E POSTURA dos jogadores, somada as suas DECLARAÇÕES. Afinal, isso nunca aconteceu no futebol... né não?

DAVID disse...

Concordo com vc MBonfim e inclusive o que ouvi de gente lá de dentro foi isso mesmo.Como uma mágica os jogadores de um jogo pra outro resolveram correr feito loucos, quem estava no chinelinho se viu livre das dores e por aí vai.Não acho o Ney Franco grande técnico mas o seu pior problema é a falta de pulso. Foi engolido no São Paulo pelo Rogerio Ceni e no Flamengo pela banda podre que inclusive ele fez "acordo". Como sempre falo, depois dos políticos a pior raça que existe é jogador de futebol. Derrubam técnicos e se bobear diretoria. Isso tudo pelo paternalismo que se cria desde as categorias de base. Nesse único quesito invejo o Eurico Miranda, nego não se criava com ele. Botou Juninho Pernambucano e Edmundo pra treinar em separado. Luxemburgo logo que chegou pediu carta branca e já afastou quem lhe oferece perigo (Andre Santos , Elano e Felipe). E Leo Moura e Alecsandro que não se cuidem, estão na mira. Ele tem vários problemas mas culhão não falta. A diretoria que faz uma excelente gestão administrativa, financeira e nos esportes olímpicos, deixou o futebol largado e o resultado é esse . Brigando lá em baixo quando tranquilamente deveríamos (mesmo com esse elenco) estar entre os 8 primeiros.

MBomfim disse...

Boa David! A gestão, no geral, é excelente, havendo erros pontuais e estratégicos como em qq administração. Mas continuo achando complicado gerir um setor, o futebol, que mesmo sob a bandeira do profissionalismo, é cercado por estrutura e vícios de cunho amador. Um bom exemplo é esse tipo de jogador mimado. Soma-se a isso uma imprensa canibalista e um torcedor apaixonado e irracional, o que tornam o cenário extremamente complexo. A tarefa é mais difícil do que pode parecer...rsrsrs. Não acha?

DAVID disse...

Perfeito, é por aí mesmo.Sempre fiz a mesma pergunta, Porque tanta gente quer se candidatar a "ajudar" um clube ? Vasco todo quebrado tem 17 candidatos.Um clube coma as particularidades do Flamengo e que até seu maior ídolo foi vaiado e exposto (a meu ver injustamente) as coisas não funcionam de modo tradicional. Pra conseguir se manter tem que fazer politicas , costurar acordos senão não vinga . Semana passada alguns dos destruidores do Flamengo surgiram como salvadores da pátria, os messias do Flamengo. Só rindo pra não chorar. Se colocar em programa de humor não sai nunca mais da grade. E o pior é que a imprensa lixo e vendida acha isso normal e comemora ,até porque vão ter noticias e maneira de plantar discórdia. Afinal é isso que vende jornal né ? Vc abre uma noticia de um casal apaixonado ou de outro que saiu na porrada e desceu pelado até a rua brigando?