quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Flamengo e Double Pass se apresentam em coletiva de imprensa no sábado

No próximo sábado, às 11h, o Flamengo vai apresentar oficialmente em coletiva na Gávea a parceria com a Double Pass, empresa belga responsável, em conjunto com o clube, por identificar e desenvolver jovens talentos, além de unificar o futebol Rubro Negro em um único DNA.

Fundada em 2004, a Double Pass avalia, assessora e educa clubes de futebol, ligas e (con)federações para otimizar seu desenvolvimento de jovens talentos a partir de uma metodologia única. Com base nos resultados de avaliação inicial, os experientes profissionais de futebol da empresa belga ajudam a implementar soluções sob medida tanto na gestão corporativa como no nível técnico esportivo.

A empresa foi a responsável por transformar o futebol alemão, campeão mundial em 2014, além da seleção belga e está desde setembro trabalhando na Gávea.

O jornalista Carlos Eduardo Mansur contou essa história em sua coluna no jornal O Globo.

Confira mais informações enviadas pela assessoria de imprensa do clube:

Início do trabalho 

Ainda em 2016, uma análise aprofundada foi feita a partir de entrevistas com funcionários, jogadores e treinadores e vídeos de treinamentos. A partir deste estudo, foram propostas melhorias focadas no gerenciamento corporativo e operacional do desenvolvimento do futebol rubro-negro. Em setembro de 2017, o Flamengo começou a pensar em um sistema para lapidar os talentos da base. A Double Pass criou então um padrão para organizar e otimizar o trabalho já realizado com muita competência pelos profissionais do clube no Centro de Treinamento George Helal, o Ninho do Urubu.

"Um clube bem-sucedido é construído sobre uma ‘comunidade forte e leal de torcedores’ em um ‘sistema de desenvolvimento de talentos de última geração’, o que chamamos de ‘Academy’. A ‘Academia’ é a fábrica do clube, produz jogadores talentosos com o DNA do Flamengo. Ela cria o patrimônio socioeconômico do clube e garante o sucesso a longo prazo. E uma torcida forte e leal estimula o desenvolvimento e a integração de jogadores da base no time principal. A torcida rubro-negra e os jogadores das categorias de base são a alma do clube ", disse Hugo Schoukens, CEO da Double Pass.

Mãos à obra 

Um primeiro passo importante no projeto de consultoria foi a otimização da infraestrutura para um ‘Conselho Técnico’ no nível do clube e da ‘Academia’. Estão envolvidos neste conselho o técnico da equipe principal, o diretor de Futebol, o diretor do Futebol de Base, os profissionais dos setores de Inteligência e Performance, coordenadores técnicos e treinadores. A transição de atletas da base para o profissional é uma parte essencial das responsabilidades deste Conselho, assim como o desenvolvimento e monitoramento da filosofia de futebol do clube: o DNA do Flamengo, a cultura, o estilo e os princípios de jogo. Os valores atuais, a missão e a visão do Flamengo foram refinados e a proposta para as categorias de base foi definida respondendo a questões estratégicas, como: "o que torna a categoria de base do Flamengo única?".

Foram instalados indicadores de desempenho no que diz respeito ao desenvolvimento de talentos para o clube e o processo de monitoramento desses indicadores foi intensificado. A Double Pass também vai criar um contexto de alto desempenho para cada jogador das categorias sub-16, sub-17 e sub-20, com o objetivo de conectar a última fase da ‘Academia’ com as demandas do time profissional. Ao longo do processo, a conexão entre o Departamento de Futebol, o Centro de Excelência e Desempenho e o Centro de Inteligência é fundamental.

E depois?

Com base nos valores e cultura do clube e com a filosofia de futebol definida, o próximo passo será escrever uma espécie de manual com objetivos específicos para cada categoria. Neste material, os objetivos táticos, técnicos, físicos e mentais serão integrados e, então, traduzidos para a prática nos treinamentos. Depois, Flamengo e Double Pass irão definir a filosofia de desenvolvimento individual para cada atleta, a partir da criação de um sistema de avaliação com planos de ação individuais em toda a ‘Academia’.

Estarão presentes Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo, Fred Luz, CEO do clube, Luis Gustavo Nogueira, assessor da presidência para assuntos de futebol de base, Henk Mariman, chefe de desenvolvimento de futebol, e Hugo Schoukens, CEO da Double Pass, este último por vídeo-chamada.

Henk Mariman fez recentemente uma postagem no twitter:


Nenhum comentário: