segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
NBB 2013/2014: Flamengo 59 x 81 São José
Salário atrasado nunca foi desculpa para a má fase do basquete do Flamengo. Não acredito que o problema seja esse. Após uma derrota massacrante para o Minas, o time sofreu sua pior derrota na história do NBB: 81 x 59 - 22 pontos de diferença e precisa encontrar a causa dos erros.
A última pior derrota Rubro Negra na NBB havia sido contra o Uberlândia, por 21 pontos de diferença em 2011: 89 x 68.
Sem ver os jogos fica impossível entender se o time mudou de postura com a volta do Marcelinho. Olhando apenas os scouts, os tiros de três pontos não subiram, pelo contrário. Antes da volta do capitão foram 38/118 na linha de três pontos em cinco jogos. Depois foram 26/81 pontos em quatro jogos.
Mas uma mudança significativa foi a diferença de rendimento ofensivo do Laprovittola, cestinha dos cinco primeiros jogos com média de 24 pontos. Suas médias nos últimos quatro jogos caíram para 11,2.
José Neto ao blog Garrafão Rubro Negro foi enigmático: "Temos que rever as estratégias e ver como estamos jogando. Precisamos recuperar a nossa maneira de jogar e isso é o ponto inicial. Depois podemos pensar no passo a frente. Tem muita coisa que tem que ser repensada. Se fosse somente à estratégia o erro, seria muito fácil resolver. Você muda somente ela. É um apanhado de coisas que precisamos rever".
E, para fechar o ano, o Flamengo terá duas partidas duríssimas. O líder Limeira, invicto no NBB com oito vitórias, e depois o Bauru. Vamos ver como o time reage.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Estive presente em todos os jogos no Rio de janeiro este ano, inclusive no campeonato carioca.
No campeonato carioca Marcelinho teve muito pouco tempo de quadra e, além disso, o Benite ainda estava jogando. Assim, não dá para tirar qualquer conclusão neste torneio até porque o nível técnico é muito baixo. Com a saída do Benite ficamos sem a posição 2 , pois o Laprovittola pode até jogar ali circunstancialmente mas não por quase 40 minutos.
Com o jogadores disponíveis no momento a rotação nas posições armador e ala/armador fica bastante comprometida.
A pontuação do Argentino no sábado, 9 pontos, não pode ser considerada ruim para um armador e isto não foi o problema. A questão principal é que estamos jogando sem a posição 2 e quando o Marcelinho está no banco descansando, jogamos com 3 pivots e 2 armadores . Vamos combinar que fica difícil ganhar qualquer jogo.
No sábado o S. José fez uma marcação cerrada nos nossos dois armadores e aí o time não andou, até porque eles ficaram exaustos pois cada um s jogou quase 35 minutos.
Revi novamente vária partidas inteiras dos playoffs da liga Argentina 2012/2013 ( Regatas X Boca e Regatas X Lanus). Nestes jogos o Washam, que é um bom jogador, jogou o tempo todo como ala e parece-me também que não tem característica para posição 2 .
Na final do NBB5, com a contusão do Benite, o Neto começou com o Marquinhos na 2 e com a Zanotti na 3 . Não sei se o Marquinhos pode jogar mais tempo nesta posição pois com a sua envergadura fica difícil marcar jogadores mais baixos. Lembrem que ele terminou o jogo exausto e ele falou sobre a dificuldade de marcar jogadores mais baixos
Muita gente considera que o Marcelinho também é ala armador. Na minha opinião mesmo no seu auge físico, ele nunca se destacou nesta função, principalmente porque exige melhores assistências e poder de marcação, valências estas que nunca foram o seu forte, mesmo ainda jovem.
Sem um jogador experiente que seja de origem da posição 2 acho difícil chegarmos ao nível de atuações do ano passado. Tomara que eu esteja redondamente enganado.
Mas perder por 22 pontos? Por 19 para o Minas por que não tem um dois de origem?
Então a média de 24 pontos do Laprovittola nos cinco primeiros jogos foi irreal ou foi graças ao Benite?
Olá André !!!
A média do Laprovittola foi extremamente irreal. Estava jogando solto, porque não achavam que ele era tão bom quanto realmente é. Muitos achavam que o Osimani era melhor do que ele. Passaram a marcá-lo em cima e aí ele voltou a sua pontuação normal que já é bastante razoável para um armador . Fez 13 contra o Minas e 9 no sábado. Nos playoffs argentinos sua pontuação máxima foi 13 pontos e teve jogo como menos de 10. Laprovittola é um tremendo jogador que possui um excelente arremesso mais o seu forte é a visão de jogo e as assistências. Ele não era siquer o maior pontuador do Lanus. Não sei como o Neto vai resolver esta limitação. Com relação a perder por 20 pontos, não sei se você lembra mas chegamos a estar perdendo também por quase vinte do Pinheiros, mas felizmente deram uma pisada no freio.
Idendifico o Washam como um bom ala mas acho que não vai resolver esta limitação.
Temo por estes dois últimos jogos do ano, mas como rubro-negro e basqueteiro fanático vou torcer muito.
Abração.
mto boa a sua avaliação, barreto!
Barreto é o nosso melhor comentarista de basquete...hehehe
e o washam? surgiu mesmo outro nome?
Surgiu Eduardo. Acho que leram os comentários de vocês...haha
rssss
tão falando q o washam chega esses dias.
sei q tão demorando demais, tá igual no futebol...rss
Postar um comentário