quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A confissão do auditor afastado sobre o caso Flamengo no STJD


Programa Arena Sportv do dia 16 de dezembro, dia do julgamento do STJD. (Veja a partir de 01:50)

O auditor afastado da audiência por postar sua opinião no facebook, Washington Rodrigues, dá a seguinte declaração, ao vivo: "Se o caso da Portuguesa fosse o caso do Fla, ela seria absolvida". Então um dos jornalistas pergunta que por esse raciocínio o Flamengo deveria ser absolvido. Eis que o auditor diz que não, "porque pegaria mal para a imagem do Tribunal condenar a Lusa e absolver o Flamengo."

Oras. Impossível fazer qualquer tipo de avaliação sobre o julgamento do STJD sem perpassar por essa ótica.

Quer dizer, se fosse um outro julgamento isolado, a chance de absolvição seria enorme. E ainda, se fosse apenas o Flamengo sendo julgado para ser rebaixado, é praticamente certo que o mesmo não seria condenado.

Infelizmente o clube entrou nessa de gaiato e foi julgado com a Portuguesa como se fossem casos paralelos, sabe-se lá o porquê.

Durante o julgamento, seja qual fosse a argumentação dos advogados, os votos já estavam certos. Mas durante a defesa de Michel Assef, os auditores até chegaram a ensaiar um elogio à defesa Rubro Negra, entretanto logo engatavam com um "mas" e votavam a favor da punição. Assumiram que estavam em dúvida, porém mesmo assim votaram pela punição. Onde foi parar o "in dubio pro reo"?

A ideia do Flamengo, vendo que a derrota era certa, foi colocar os auditores em contradição, principalmente quando Michel Assef perguntou se o Clube poderia cumprir a pena na Copa do Brasil do ano que vem e todos foram unânimes respondendo que sim. Assef já estava mirando o julgamento no Pleno dia 27.

É bem difícil que a Portuguesa volte para a série A, mas uma coisa todos já sabem: o Fluminense está rebaixado moralmente. Se esse final de ano já está sendo um inferno, imagine o que será em 2014, a cada partida do tricolor.

8 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Caro André, caso a punição do Flamengo se mantenha ainda teria outro caso a ser analisado. Emerson Sheik foi expulso no segundo jogo das quartas de final da Copa do Brasil 2013, onde o Corínthians foi eliminado, este era o último jogo do time paulista na competição. O caso é semelhante ao do Flamengo, ocorre que o mesmo jogador citado, jogou todos os jogos do Corinthians no Brasileirão 2013 pós eliminação da Copa do Brasil, exceto o da última rodada, onde ficou fora por opção do próprio clube alvinegro. A pergunta que é: O Corinthians deveria ser punido com perda de pontos ou o flamengo deve ter de volta os pontos que perdeu?

Baumstark Jr disse...

Não só o caso Emerson Sheik, tem que ver os casos do Dória, expulso contra o Flamengo, Kleber Gladiador, expulso contra o Atlético-PR, Vargas expulso contra o Corinthians. Porque só o André Santos foi a julgamento?

Unknown disse...

Muito bom Baumstark Jr, os casos do Dória e Kléber Gladiador são mesmo idênticos ao do Mengão, já o do Vargas não é pois ele cumpriu a suspensão no primeiro jogo da semi-final. O interessante é que vi muito a imprensa dizer que o Corinthians estaria comprometido caso a Portuguesa foi absolvida, mas não a vi citar esses casos semelhantes ao do Mengão que passaram em branco, não seria a hora de levar isso a tona?

Elton disse...

Se o Emerson foi expulso e jogou pelo Brasileiro é pq o Corinthians sabia que não tinha suspensão automática. Porque o Flamengo não sabia disso?
Se o Emerson não foi julgado ele nunca esteve irregular. Só estará irregular após o julgamento (se houver).
A esperança que resta é que o jogo contra o cruzeiro não valia nada e não houve dolo. Além disso, só na fifa.

Unknown disse...

Mas que critério é esse, uns são julgados e outros não, quer dizer que esses jogadores irão cumprir a suspensão na Copa do Brasil seguinte?
por que com o André Santos foi diferente?

Elton disse...

O critério é do promotor, que não quis denunciar os outros. É outra história. Não estou dizendo que isso é o correto, e nem concordo. Só quero dizer que este argumento do Sheik, na frieza da lei não vai a favor do Flamengo, e sim contra.

Anônimo disse...

Gente tá na cara que isso foi pensado premeditadamente pelo Fluminense pra sair da série B caso seu time fraco fracassasse . Eles já tinham escapado duas vezes assim da segundona. Tanto o caso Ives Mendes e tanto o caso Sandro Hiroshi que beneficiaram o Flu a escapar da segundona, foram casos de denuncias após o fim do campeonato, mais uma vez se repete , isso é sabotagem só bobalhão não vê.