quinta-feira, 1 de abril de 2010

Carta aberta a Patrícia Amorim

Por Alex Pussieldi do site Best Swimming

Minha amiga Patrícia,

Desculpe a intimidade, mas nos conhecemos há tanto tempo que talvez melhor nem seja contar os anos. Te escrevo de forma singela e talvez nem queira receber uma resposta, na verdade, não é o meu objetivo.

Queria te escrever para descrever este momento de euforia, que como qualquer amante da natação está presenciando com alegria, mas também dividir contigo a minha ansiedade.

Não falo em meu nome, falo em nome do esporte que, como você, amo e defendo diariamente. Tem sido admirável o seu esforço a frente da Presidência do Flamengo. Estamos todos entusiasmados e impressionados com a sua perseverança e liderança.

Você me conhece, e sabe que tenho brigado pela natação. Trabalhei pela sua campanha, por saber que seria uma mudança significativa e um avanço para os esportes olímpicos. Dei força e achei fenomenal a contratação do Marco Veiga, para mim um batalhador sem igual. Também achei ótima a sua postura de manter a comissão técnica que já estava no Flamengo e praticamente “sobreviveu” a estes últimos anos de penúria. Eles tem sido testemunhas de tudo que aqui vou citar, e mesmo com toda dificuldade saem fortalecidos de tudo isso.

Agora, as notícias são espetaculares, explosivas! A contratação do Imperador das Águas, recheada pela dupla Nicholas e Henrique Barbosa completando o Trio de Auburn no Mengão, e mais um pacotão com várias estrelas e nomes de muito potencial. O Flamengo está de volta ao mapa, definitivamente está na briga.

Mas minha amiga Patrícia, não posso deixar de esconder minha ansiedade e até preocupação. Não quero, e nem posso, ser negativo. Afinal a sua proposta é linda e arrojada, mas já vivi momentos de muita decepção com a direção do mesmo clube que você hoje preside. Direção, que você inclusive era parte, ou talvez vítima.

Lembro com tristeza os momentos de desespero da república do Flamengo. Lembro de terem de invadir o refeitório dos jogadores de futebol para não passar fome. Não dá para esquecer que o ano embora tenha 12 meses, as ajudas de custo eram apenas distribuídas de forma aleatória, sem calendário, sem compromisso, sem explicação. Profissionais com salários atrasados, desmotivados, sem ter para onde ir, sem ter para quem reclamar.

Patrícia, estamos falando do Clube de Regatas Flamengo, o maior vitorioso da história da natação brasileira. Estou falando do berço de dezenas, centenas de super talentos, de atletas que foram base da seleção brasileira e brilharam pelo mundo inteiro. Inclusive e principalmente você!

Como pode um clube tão poderoso alternar momentos tão gloriosos com situações tão dramáticas e desesperadoras. Não posso deixar de citar tudo isso agora. Não estou a duvidar do seu projeto, não estou a desmerecer o seu intento, e muito menos não aprecio tudo o que está sendo feito.

Mas lhe peço Patrícia, lhe suplico, que olhe pelo esporte que lhe fez. Não deixe que situações como aquela que faziam você tentar nem aparecer na piscina para não ter mais problemas para resolver.

Quero que o Flamengo venha forte, brilhe como nunca e volte a ser o que sempre foi: Glorioso!

Eu e toda comunidade aquática estamos torcendo por isso, e seu amigo aqui, vai estar sempre pronto para colocar o Mengão lá em cima, valorizando os feitos e conquistas.

Contamos com você, a natação do Brasil precisa disso!

Nenhum comentário: