Estamos nos aproximando do meio do ano, período em que ocorre a "abertura da janela" das contratações dos jogadores brasileiros por parte dos clubes europeus para a temporada 2008-2009.As preocupações são muitas, clubes que partem como favoritos para a conquista do campeonato brasileiro fatalmente perderão jogadores importantes, enfraquecendo assim seus elencos.
Logo, as perspectivas daqueles que poderão disputar o título ou que serão rebaixados e/ou conquistarão vagas para a Copa Sul-americana deverão ser reavaliadas. Dentre estes clubes está o Flamengo, que poderá perder peças importantes de seus elencos para o mercado europeu ou mesmo para outros clubes brasileiros, tais com Ibson, Juan, Bruno, entre outros. Não me causará surpresa se isso acontecer, pois não há como competir com o mercado europeu.
Temos que nos reorganizar, reforçando o elenco com jogadores das equipes de base e de outros clubes do país, que estejam em destaque e que possam suprir a falta dos atletas a serem vendidos. Nossa diretoria vem recusando propostas por algumas das estrelas do time, vide Jônatas e Egídio.Felizmente não perdemos ainda Renato Augusto, que já recebera uma proposta irrecusável para sair do Flamengo e assim mesmo o clube não aceitara. Este, a meu ver, deveria ser o dever da diretoria, mesmo em se tratando de propostas desse tipo, que muitas vezes fazem com que promessas, vide Pedro Beda, sejam vendidas.
Aliás, neste caso deve-se ressaltar que infelizmente passamos por uma crise financeira, que faz com que vendas como essas aconteçam. Temos, portanto duas questões em embate: crise financeira versus mercado europeu. Sendo que uma leva a outra, em um movimento difícil de ser barrado, pois as contingências do futebol mundial levam, em grande medida, a perda de jovens promessas para o mercado europeu, asiático e mundial. Promessas que muitas vezes sequer chegam a estrear pelas equipes principais dos clubes em que são revelados.No mais, diante desta realidade, cabe aos clubes se reestruturarem física e economicamente, para quem sabe manter suas estrelas jogando aqui no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário