segunda-feira, 3 de junho de 2019

"O histórico, personalidade e estilo de jogo de Jorge Jesus", por Bruno Almeida


O jornalista Bruno Almeida (@BrunoOurique23) preparou um belo material sobre o novo treinador do Flamengo, Jorge Jesus.

Confira:

CARREIRA
Jorge Jesus é um treinador português de 64 anos. Apesar da idade um pouco avançada - apenas 2 anos mais novo que Abel - ele surgiu no alto nível do futebol recentemente e com um estilo moderno. Passou alguns anos treinando times de divisões inferiores em Portugal. 
Foi contratado pelo Braga (temporada 2008/09), time de nível maior que o anterior, mas ainda de 2° escalão no país. Ficou em 5° no campeonato, chamando atenção pelo futebol ofensivo, com direito a 8 goleadas (6 delas acachapantes), em 30 jogos. 
Após esse bom trabalho, foi contratado pelo Benfica, onde marcou de vez sua história. O time é o principal de Portugal, sendo o maior campeão do campeonato e bicampeão Europeu. Mas, quando Jorge Jesus assumiu (2009), o time não vinha em um grande momento. 
A equipe venceu o Campeonato em 2005 e, antes disso, apenas em 94. Ou seja, 1 título nos últimos 15 anos. Quem estava dominando o cenário português na época era o Porto. O time era o atual tetracampeão consecutivo, conquistando também 6 dos últimos 7, além da Champions em 2004. 
ATAQUE 
O Palmeiras, time de melhor ataque do Brasileiro no ano passado, teve médias de 1.67 gols por jogo. Jorge Jesus chegou a ter uma temporada com incríveis 2.6 gols por partida, em 2009/10. Foram também 48 goleadas em 10 temporadas (sem considerar os 3 a 0), quase 5 por campeonato. 
DEFESA 
Mesmo sendo ofensivo, Jorge Jesus sempre se preocupou muito com a defesa. Pelo Benfica e Sporting, seus times sofreram médias de 0.74 gols por jogo no Campeonato Português. Auge foi na temporada 2014/15, com 0.47. 
Por jogar com a linha de defesa alta, Flamengo precisa tomar muito cuidado com os lançamentos. Não pode perder a atenção e precisa estar bem treinado. Um fator positivo é que a dupla de zaga titular é rápida e tem boa recuperação, o que encaixa bem nesse estilo. 
VICIADO EM FUTEBOL E TREINOS 
Jorge Jesus é viciado em futebol. Fica vendo jogos dos adversários e inclusive de outras ligas (acompanhava o futebol brasileiro em Portugal). Também é fissurado em detalhes e em treino. Exige o máximo de seus atletas e não costuma dar folgas. 
Essa é uma questão que o diferencia, mas que pode causar problemas por 2 motivos. Primeiro: com um calendário longo como o brasileiro, o desgaste físico vai ser grande. Preparação precisa ser boa para os jogadores não se lesionarem. 
Segundo: por ser um treinador que cobra muito do elenco e exige o máximo de dedicação de cada atleta, pedindo para que marquem desde o campo de ataque, isso pode acabar incomodando alguns jogadores. Flamengo vinha de um trabalho bem menos intenso,então precisa abraçar a ideia. 
FORMAÇÃO 
A formação que ele mais costuma usar é a 4-1-3-2. Ou seja, 4 na linha defensiva, 1 volante de contenção na frente da zaga, 2 meias abertos que cortam pra dentro, abrindo espaço pro avanço dos laterais, 1 meia que vai e volta ditando o ritmo do jogo e 2 atacantes. 
Da para imaginar perfeitamente o time do Flamengo nessa formação. Cuellar fazendo o volante, Everton Ribeiro aberto pela direita, Arrascaeta pela esquerda, Diego como o meia que se movimenta e a dupla Gabigol e Bruno Henrique no ataque. Arão perderia espaço entre os titulares. 
Seus times costumam ter um atacante mais de área, algo que o Flamengo hoje não tem. Não me surpreenderia se contratassem um. Jesus também não costuma usar muito a base, mas as vezes revela alguns jovens (David Luiz,por exemplo). 
Como ele gosta muito de estudar o adversário, as vezes muda o time de acordo com a característica do rival. Pode botar 1 volante no lugar do Diego, por exemplo. Mas, acredito que, caso use a formação característica dele, os titulares principais sejam esses. 
ADAPTAÇÃO 
Claro que vai ter um processo de adaptação e a torcida precisa ter paciência. Parada da Copa América será fundamental. Mas, ele não está caindo de paraquedas. Como eu disse, Jorge Jesus já acompanhava o futebol brasileiro e já treinou vários atletas daqui (jovens e experientes). 
Ou seja, não chega sem saber nada. Inclusive, pelas poucas declarações que deu, parece ter entendido como funciona a torcida do Flamengo. Mostrou também grande conhecimento da história do clube. 
Conclusão: acredito que Jorge Jesus pode dar certo no Flamengo e agregar muito ao futebol nacional. Para isso, a torcida precisa ter um pouco de paciência e, principalmente, os jogadores precisam comprar a ideia do estilo de jogo e de treino dele.

Nenhum comentário: