sexta-feira, 29 de março de 2019

Remo: Sem ganhar desde 2012, Flamengo busca recuperar a hegemonia no estadual


Nesse domingo acontece a primeira regata do campeonato estadual, às 8h:50min, no Estádio de Remo da Lagoa.

E promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos. O Flamengo cresceu em estrutura, trouxe profissionais renomados para a comissão técnica, comprou novas barcos e contratou importantes atletas para tentar quebrar a hegemonia do Botafogo, que venceu os últimos cinco cariocas.

O Flamengo, que não vence desde 2012, tem em sua história 47 estaduais contra 46 do Vasco. O Botafogo tem nove estaduais, mas ganhou os últimos cinco campeonatos.

O blog entrevistou exclusivamente o gerente geral de remo da Gávea, Marcello Varriale, que chegou no começo de 2018 e possui um currículo extenso: membro da FISA Rowing Competitive Commission, Coordenador Técnico Nacional da seleção Brasileira de Remo, formado em Especialização Avançada de Gestão Esportiva e técnico credenciado nível III pela Federação Internacional de Remo.


Confira:

O Botafogo conquistou os últimos cinco estaduais de remo. De que forma o Flamengo se planejou para voltar a conquistar o campeonato que não vence desde 2012?

O Flamengo iniciou um longo processo de reformulação e reestruturação do Departamento de Remo poucos anos atrás. Estas ações fazem parte de um desejo político interno do clube e, como em muitos processos de mudança, passou por momentos de instabilidade.  Em 2018 este projeto foi mais detalhado e por fim organizado como um planejamento estratégico, envolvendo todas as áreas da modalidade, desde a base ao alto rendimento, incluindo a comissão técnica e a infraestrutura.

Os objetivos são grandes e de longo prazo, estruturados com uma visão responsável e comprometida com o crescimento estável e contínuo da modalidade com o clube. Voltar a vencer o campeonato estadual é um destes objetivos, e para que isto seja conquistado, etapas importantes foram alcançadas em 2018. A Comissão Técnica foi alterada e reorganizada, uma grande reforma interna na infraestrutura da área náutica e a aprovação de um orçamento mais robusto para 2019, foram fatores essenciais para que o crescimento da Equipe de Remo fosse possível para a temporada que inicia.


O Flamengo investiu em novos barcos, em estrutura, comissão técnica, intercâmbio. De que forma isso aconteceu? Explica um pouco.

O investimento e as mudanças tem sido realizados gradualmente, conforme o avanço das etapas do nosso planejamento. Já no início deste ano, o clube fez um significativo investimento em 10 novos barcos, todos do renomado fabricante italiano Filippi Lido. O aumento da flotilha permite ampliação da equipe, além de oferecer melhores condições de performance aos remadores.

Em relação a infraestrutura, durante 2018 iniciamos a reforma interna dos espaços de treinamento e de suporte da área náutica. A reforma está na fase final de execução, e agora contamos com nova sala de treinamento físico, totalmente climatizada, sala de avaliação física, sala para atendimento médico e de fisioterapia, como ponto de apoio aos profissionais do CUIDAR, que já atende a todas as modalidades, dentre outros espaços de uso comum.

A comissão técnica também foi renovada. A vinda de um experiente treinador internacional, o Bernhard Stomporowski, que teve sucesso na liderança de seleções tradicionais como Suíça, Canadá e Estados Unidos, trouxe um salto de qualidade no treinamento da equipe. Além dele, o treinador Alexandre Rosa retornou ao clube, trazendo a experiência de ter feito parte de uma das fases mais vitoriosas do Flamengo.

Por fim, implantamos um modelo que incentiva atletas a participarem de projetos próprios de treinamento e de aperfeiçoamento no exterior, como é o caso da dupla Francisco Mendes e Michael Trebbow, que atualmente realizam treinamento em Londres, no Leander Club, que é a base da seleção inglesa. Nesta mesma linha, o remador olímpico e medalhista mundial Willian Giaretton realizou longo período de treinamento na Nova Zelândia, retornando à rotina do clube em fevereiro. Estas experiências são enriquecedoras para os atletas que participam diretamente, mas impactam também positivamente em todos os atletas.


Quais as novidades em termos de contratação para essa temporada? 

Como consequência das melhorias no Remo do Flamengo, muitos atletas demonstraram interesse em fazer parte deste grande projeto e conquistar resultados relevantes para o clube, somando-se à equipe que conquistou o Brasileiro de Barcos Curtos de 2018. Dentro deste grupo, podemos destacar atletas como Vanessa Cozzi, que participou dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Renato Cataldo, Marcos Oscar Alves e Evaldo Becker, todos campeões brasileiros em 2018, além de Dayane dos Santos e Luana Gonçalves, também campeãs brasileiras no ano passado, e integrantes da seleção brasileira.


O Flamengo terá a presença de Cora Annika e Annika Steinle como reforços estrangeiros. Conte um pouco mais dessas duas atletas.

As jovens atletas integram a Seleção Alemã, sendo que a Annika Steinle foi vice-campeã do Mundial Junior de 2018. Neste ano, elas participarão do Campeonato Estadual e em períodos de treinamento com nossa equipe. Esta relação é muito positiva para todos os atletas envolvidos. Os jovens rubro-negros tem a oportunidade de trocar experiências com atletas que fazem parte de outro sistema e que já conquistaram relevante resultado internacional. E as atletas alemãs, também tem a chance de treinar em uma estrutura de alto nível, acompanhadas por um experiente treinador, muito reconhecido no país de origem delas, o Stomporowski.


O que esperar da temporada de remo Rubro Negra?

Esta temporada é uma importante etapa deste grande projeto do Remo Rubro-negro. O que podemos esperar desta temporada é o comprometimento com a vitória, sem medir esforços, dos nossos remadores e da comissão técnica. O resultado positivo será consequência da soma dos diversos fatores mencionados anteriormente.

Sabemos que voltar a conquistar o campeonato estadual é um desafio e que os adversários estão focados nisto também.

Certamente teremos uma temporada de alto nível e muito disputada, e é para isto que nos preparamos. Porém, o mais importante, é sabermos que isto fazer parte de um projeto ainda maior, e que nosso objetivo é claro, conquistar resultados do tamanho do Flamengo.

Nenhum comentário: