Nesse 8 de março, o blog homenageia as grandes mulheres que fizeram história com o Manto Rubro Negro.
Maria Lenk
Faleceu em abril de 2007 enquanto nadava na piscina do Flamengo. A atleta de 92 anos foi a primeira mulher brasileira a competir em uma Olimpíada, nos jogos de 1932, em Los Angeles.
Norma Pires de Oliveira, ou Norminha
Chegou no Flamengo em 1962 e ficou por cinco anos na Gávea. Foi bicampeã estadual de 1964 e 1965 e conquistou o Sul-Americano e o Mundial pelo clube em 1966. Em 2000, foi considerada em uma eleição internacional uma das cinco melhores jogadoras do século XX.
Luisa Parente
Iniciou sua carreira aos seis anos na Gávea, e lá encerrou sua carreira com 22 anos. Foi campeã estadual, brasileira e sul-americana em todas as categorias representando o Flamengo (mirim, infantil, infanto, juvenil e adulto) e a primeira ginasta a participar de duas olimpíadas, Seul-88 e Barcelona-92.
Patrícia Amorim
Foi 28 vezes campeã brasileira nos 200, 400, 800 e 1.500 metros livres. Entre os anos de 1983 a 1989, superou 29 recordes sul-americanos e quebrou a ausência feminina de 16 anos do Brasil nas olimpíadas indo aos Jogos de Seul, em 1988.
Como presidente, um grande fracasso.
Virna e Leila
Atuou no Flamengo por duas temporadas. Na primeira Superliga, foi eliminado na semifinal pelo Minas. No ano seguinte, forte investimento e grande reforços para o esporte: a levantadora Gisele, as centrais Arlene e Valeskinha e a americana Tara Cross.
O grande adversário na final foi o Vasco, que também contava com grandes reforços: Fernanda Venturini, Márcia Fú da croata Natasha Leto, além de Raquel e da jovem líbero Fabí.
A final foi disputada em melhor de cinco jogos, e após perder os dois jogos na fase de classificação, o Flamengo se superou e venceu o quarto jogo por 3 x 2 para fechar a série em 3 x 1.
2 comentários:
Meu caro: Norminha não foi campeã mundial interclubes de 1966. Acontece que o Flamengo venceu diversos torneios interclubes na América do Sul e na Europa. Mas não houve a realização de um Mundial.
Os títulos oficiais do Flamengo em 1966 foram: Torneio Chiclayo; Torneio de Lima; e Torneio Internacional de Estrelas.
Na sua bela homenagem, faltaram alguns nomes de destaque:
Amélia Pacheco Clark - Esgrima
Carmen Godinho - Voleibol
Érika Lopes - Atletismo
Ingborg Frick - Campeã em Múltiplos desportos (a nossa "Preguinho").
Isabel - Voleibol
Jackie Silva - Voleibol
Michelle Owens - Patinação Artística
Soraya Carvalho - Ginástica Artística
Postar um comentário