sexta-feira, 9 de março de 2018

A nova fase dos esportes olímpicos do Flamengo

Final de 2012, poucos dias após a eleição do presidente Eduardo Bandeira, umas das primeiras ações da gestão eleita foi encerrar as equipes adultas de natação, judô e ginástica.

A dispensa de nomes consagrados como César Cielo, Nicholas dos Santos e Joana Maranhão foi muito mal vista por gente do clube e da imprensa. Relembre aqui.

Parecia uma incoerência o Flamengo ter tirado o ótimo dirigente Marcelo Vido do Minas e, de cara, dispensado os principais atletas do clube. Relembre aqui.

No entanto, os cortes eram necessário, até o futebol sofreu com a saída de Vagner Love, e agora os frutos são colhidos. Evidente que o futebol ainda naufraga, muito mais pela má gestão do que por falta de dinheiro.

Já os esportes olímpicos seguem seu caminho de sustentabilidade e condições estruturais de trabalho.

O Flamengo anunciou nos últimos dias a contratação de importantes nomes para compor a equipe adulta do judô, remo, natação e polo-aquático.

Não foram contratados um punhado de estrelas ou vários atletas da seleção para montar super equipes, como o próprio clube já fez em outras gestões de forma errada. O foco foi trazer uma estrela de cada modalidade e o restante atletas da base, que vão treinar no clube e buscar sempre a evolução.

O próximo passo é a formação da equipe de vôlei, que voltará à ativa nessa temporada. Seja já disputando a Superliga Feminina ou participando da série B.


JUDÔ



No judô chegaram Sarah Menezes, campeã olímpica de 2012, que se junta as selecionáveis Dani Karla e Luana Coelho, já atletas da Gávea. Sendo liderada pela treinadora da seleção e do Flamengo, Rosicleia Campos.


REMO

No remo, Willian Giaretton e Xavier Maggi, medalhistas de bronze na Copa do Mundo do ano passado. Mais do que contratações, o clube também investe forte em estrutura. Recentemente o Rubro Negro contratou Marcello Varriale como o novo gerente geral da modalidade, além do técnico francês Stéphane Durand, e adquiriu 53 novas embarcações, 25 remo-ergômetros, e novos equipamentos técnicos e para sua sala de força, firmando o Centro de Treinamento do clube como um dos principais da América Latina.


NATAÇÃO



Na natação, as grandes estrelas são as chegadas de João de Lucca, recordista brasileiro e sul-americano nos 200m livre e membro da Seleção Brasileira na Rio 2016. Com ele, chegam Kalel Damas, Luan Sirilo, Lincoln Cunha, Alexandre Adum, João Victor Penna e Felipe Ribeiro, todos destaques e campeões nas categorias juniores.

No feminino o nome forte é de Daiene Marçal Dias, atleta da seleção brasileira nos Jogos Rio 2016, semifinalista olímpica nos 100m borboleta e recordista sul-americana nos 50m borboleta. Chegam também Fernanda Andrade, Maria Clara de Almeida e Victoria Donatilio.


POLO AQUÁTICO

O principal reforço é Ricardo "Kiko" Perrone, craque da seleção brasileira, que se naturalizou espanhol e foi campeão do Mundo com a Espanha, além de incontáveis títulos pelo Barcelona, além da chegada de Nicholas Fichman, um dos destaques da Seleção Brasileira Junior.

Um comentário:

Gustavo Pereira disse...

Espetacular o trabalho feito pelo Póvoa e o Vido. E pensar que alguns bobos disseram em 2013 que eles queriam acabar com os esportes olímpicos do Flamengo. Voltando agora em alto estilo !