sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

NBB 2018/2018: Flamengo 86 x 66 Franca


Na partida mais aguardada do NBB, um baile Rubro Negro. Jogando para quase 2,5 mil torcedores, o Flamengo atropelou Franca por 86 x 66 e segue na vice-liderança do campeonato.

Com uma defesa forte, cada troca de bola francana era perseguida por uma intensa marcação do time da Gávea, que forçava diversos erros de passes e chutes imprecisos da equipe paulista.

Mas no ataque o Flamengo ainda forçava bolas e só destravou com a entrada de Marcelinho, o grande nome da noite. Se a expectativa era grande para o duelo entre Varejão e Leandrinho, o capitão de 42 anos foi o destaque com 20 pontos (6/10 na linha de três).

Outro da velha guarda do basquete Rubro Negro, Olivinha, que não vinha fazendo bons jogos e pegou banco pro Rhett, voltou a ser o jogador que todos esperam, anotando 15 pontos e 12 rebotes.

Varejão foi bem mais útil que Leandrinho. O pivô por um ponto não alcançou o duplo-duplo: nove pontos e 12 rebotes.


O JOGO

Anderson Varejão iniciou dominando o garrafão, arrumando boas jogadas com Olivinha após a dobra na marcação, e Cubillan, com uma bola de três, colocou o Flamengo com 9 x 4. E poderia ter sido melhor, se Marquinhos não começasse errando os quatro lances livres que teve direito e a equipe não acertasse apenas 32% dos chutes, ou 18/57.

No entanto, Marquinhos se recuperou, matou sua primeira bola de três e no estouro do cronômetro JP Batista fez 18 x 6 para encerrar o primeiro período.

Leandrinho terminou zerado (0/8) e os paulistas com nove errados nos primeiros dez minutos.

Com 22 x 8 no placar, a defesa Rubro Negra seguia sufocando Franca. Rafael Luz entrou, mas ainda fora de ritmo não apresentou qualquer boa opção ofensiva.

O Flamengo pecava nos tiros de três. O aproveitamento era de 1/12, até Marcelinho entrar e desafogar. Na primeira bola, um belo chute de três. Na sequência, Cubillan soltou outra.

E aí ninguém segurou. Marcelinho matou mais duas bolas de três seguidas e o placar que apontava 22 x 11 até a entrada do capitão, foi para 38 x 15.

Isto tudo com Varejão e Olivinha vendo do banco. A dupla que havia anotado 11 pontos e 10 rebotes apenas no primeiro período, não entrou em quadra no segundo período.

Com a tradicional ponte aérea e bons contra-ataques de Rhett, o Flamengo foi para o vestiário vencendo por expressivos 43 x 20.

No segundo tempo, faltando menos de três minutos, o Rubro Negro seguia forte na defesa, forçando diversos erros do adversário. Após o estouro de posse de bola francana, em assistência de Pecos para JP Batista, o Flamengo abriu 31 pontos de frente: 60 x 29, encerrando o terceiro período com 64 x 38.

No quarto final, jogo decidido, porém era necessária uma vitória com placar superior aos 18 pontos, diferença da vitória de Franca no primeiro turno por 100 x 82 para, em caso de empate na classificação, o Flamengo ter a vantagem no confronto direto.

Pecos deu uma bobeada no final, mas, após sofrer falta, no lances livre, Ramon matou a primeira bola e forçou o erro na segunda para o tempo correr e a vitória ser confirmada por 20 pontos de vantagem.

Antes disso, uma das melhores jogadas da noite: a garra de Olivinha para recuperar uma bola, sob olhar incrédulo do Leandrinho e, na volta, outra bola de três de Marcelinho, para enlouquecer a torcida.


PRÓXIMO JOGO

O Flamengo entra em quadra no sábado, também no Rio, para enfrentar o Bauru, às 14h.

5 comentários:

Barreto disse...

Não dá para comparar o elenco do Franca como o do Flamengo. O Franca tem um craque que é o Leandrinho,. o Rafa Luz que é um bom armador mas longe de ser um jogador que faz a diferença. Há também o Leo Meindl que é bom, mas ainda procura uma consistência. O resto do elenco é formado apenas por jogadores "mais ou menos", embora esforçados. Não dá para comparar.

Flavio França disse...

Ressalto também a aplicação defensiva do Arthur Pecos. Sufocava o adversário ao qual estava marcando. Leandrinho foi anulado por ele!!!

DAVID disse...

Na minha opinião as 4 primeiras posições da fase de classificação já estão decididas porque o Bauru (5º) já está bem distante e os times da frente perdem muito pouco. O 1º lugar provavelmente ficará com o Paulistano que está voando e tem uma tabela mais fácil pela frente. Tirando o Vitória em casa e o Vasco que podem endurecer um pouco os outros times não devem dar trabalho. Flamengo ainda pega Mogi e Pinheiros fora alem de Bauru em casa. Mogi e Franca tb tem uma tabela difícil então acredito que a ordem de classificação fique Paulistano, Flamengo, Franca e Mogi. Aquela derrota pro Paulistano por 1 ponto infelizmente vai custar caro. Flamengo tem que ganhar todos os jogos e torcer por um improvável tropeço do Paulistano em algum jogo. Por outro lado em cruzamentos futuros o Flamengo só teria desvantagem em mando de quadra para o Paulistano que dos 4 primeiros é o único que não tem torcida e que o fator casa não tenha grandes benefícios. Entre os 3 times é o que eu escolheria para jogar uma série com 3 jogos foras mesmo o time deles estando voando no momento. Enfim, temos tudo pra disputar esse titulo novamente com boas condições de êxito. Gostei demais do jogo coletivo do Flamengo, da vibração e da forte defesa. A atmosfera da Arena Olímpica tem feito muito bem ao Flamengo. Nunca tem menos de 2000 pessoas. Amanhã estarei lá com meu filho contra o Bauru.

José Roberto disse...

É isso aí, André. O trio magnífico fez a diferença mais uma vez. Se no jogo contra o Paulistano o Marquinhos foi ovacionado entusiasticamente pela torcida, dessa vez Marcelinho e Olivinha tiveram seus nomes reverenciados pela massa feliz! Que beleza!

Varejão já está mais adaptado, dominando o garrafão, Pecos no segundo tempo deu um passe lindo, sem olhar, encontrando o pernambucano JP Batista livre no garrafão que, com frieza, usando a tabela, fez mais dois pontos para o time deixando-nos de olhos arregalados com a inteligência do lance! Cubillan e Ramon muito bem, Rhett voando dentro do garrafão. Estão todos de parabéns!

Agora que eu entendi o foco do time até o final, mesmo com mais de vinte pontos de vantagem. Muito boa a partida de todo o time!

José Roberto disse...

O futebol do Flamengo já tem alguém no comando?

A Libertadores começa logo. É um pouquinho diferente do Carioca. rs.

Esse pessoal deslumbrado não aprende? Estou gostando das entrevistas do Paulo César Carpegiani. Só acho que tem que ter alguém firme para dar condições reais para ele trabalhar bem.

Estou à disposição. Sou de graça. Tenho sangue nas veias. E mais uma informação importante: meu cérebro está funcionando. E bem! rs. Meu telefone e endereço estão aí na Gávea. Eu fiz uma doação de um poster ano passado.

Té mais!