Na semana que culminou com a chegada de Anderson Varejão e a confirmação do Flamengo na liderança do NBB, o blog entrou em contato com o vice-presidente de esportes olímpicos, Alexandre Póvoa, que contou detalhes da negociação, as expectativas e o momento em que vive o basquete Rubro Negro.
Confira:
Flamengo e Franca foram as equipes que disputaram o Varejão. Umas semanas atrás era praticamente certa a chegada do Varejão no Pedrocão. O que mudou de lá pra cá? Houve uma nova investida mais pesada? Como foi a negociação?
O nosso primeiro contato foi em agosto/17. Nosso objetivo era trazê-lo para a temporada inteira. Naquele momento, ele estava em processo de negociação com algumas franquias da NBA e preferiu nem escutar proposta.
Combinamos de nos manter em contato, o que fizemos com “mensagens provocativas” entre setembro e outubro. Insistimos bastante.
Em novembro, ocorreu o inverso. O próprio Anderson e o empresário dele entraram em contato para saber mais do Flamengo, já que era o time em que o Anderson gostaria de jogar no Brasil, por duas razões: uma por ele ser flamenguista e outra (batemos desde o início nesse ponto) de que a maior marca de atleta de basquete no país só poderia ser juntar à marca esportiva mais forte do Brasil.
Enviamos então a nossa proposta oficial. Mas as negociações só começaram realmente em janeiro, com a proximidade do fim da janela do NBB. Aí foram horas no telefone.
Não temos ideia se ele recebeu oferta de Franca. Isso nunca foi colocado na conversa. Anderson e seu empresário foram muito firmes em expressar sua opção pelo Flamengo.
Quando foi o sim definitivo do Varejão?
Domingo dia 14 por volta de 20h. Depois de um dia exaustivo de negociações, mas tudo deu certo. Já estávamos todos esquematizados para, após o sim, entrarmos com a documentação na FBERJ, CBB, LNB e pedir a carta de liberação da NBA. Segunda e terça-feira tensas, mas na quarta dia 17 de manhã tivemos a confirmação da inscrição. Já havíamos combinado a vinda do Anderson na quarta à noite e portanto conseguimos seguir com o plano de anúncio da contratação na quarta e de apresentação dele na quinta.
O pivô chega com o Flamengo líder do NBB e vivendo sua melhor fase após uma fase difícil (eliminação do NBB e LSA). Qual o significado dessa contratação para o clube nesse momento. De que forma analisa a reação da equipe que deve terminar na liderança do primeiro turno.
A derrota para o Pinheiros no NBB passado nos fez reformular a equipe, mantendo a base. Quando perdemos a classificação para a final da Liga Sul Americana em casa nesse ano de uma forma que nos envergonhou, houve uma saraivada de críticas ao grupo (jogadores, comissão técnica e diretoria). As críticas para as derrotas eram justas, o que não concordamos era com um certo consenso que se formou de que o grupo (todos) eram fracos. Não fazia sentido - tínhamos vários jogadores pré - convocados para a seleção brasileira (ou que já tinham passado por ela), dois para a seleção Dominicana e um para a seleção da Venezuela. O time estava mal individual e coletivamente, mas não achávamos que havíamos errado na escolha do grupo .
Os dirigentes devem pensar de forma equilibrada, como representantes dos rubro-negros, mas tentando filtrar a paixão. Foi feita uma cobrança forte, muita conversa, o grupo se fechou. Houve grande intensidade de treinamentos. O time veio crescendo jogo a jogo e hoje atingiu um ótimo nível porque sempre teve o potencial que acreditamos. Falta muita coisa ainda, nosso objetivo é retomarmos o título da NBB nossa trajetória internacional. O Flamengo tem que ganhar sempre. A confiança no caráter desse grupo é muito grande.
O Varejão chega nesse ótimo momento. Uma opção de alto nível para o Neto. O time está mais flexível. Pode jogar com três baixos, com um quatro característico, com o Marquinhos jogando de quatro mais um pivô e agora com dois pivôs mais pesados. Enfim, temos tudo - esquemas e jogadores - para sermos fortes.
Dentro da quadra, o Varejão pode ajudar muito com os seus 12 anos de NBA e 3 anos de Europa. Indiscutível. Fora do quadra, temos que evoluir no aspecto de marketing - nos jogos, nos patrocínios , nos licenciamentos. Precisamos mudar de patamar no nosso Basquete e a figura carismática do Anderson é perfeita para isso, até porque o contrato dele prevê essa parceria.
Quais as ações de marketing, venda de produtos licenciados, que estão sendo preparadas. De que forma o clube vai capitalizar dessa contratação. Vido disse em um modelo inovador para o basquete brasileiro no que diz respeito ao marketing.
Não é fácil desenvolver marketing nos esportes olímpicos em um clube que tem o futebol como carro - chefe. Naturalmente, tudo converge para o futebol. É uma luta diária. Mas temos gente brava na Comunicação e Marketing para isso.
A chegada do Anderson Varejão representa um divisor de águas. O marketing do clube será altamente demandado para desenvolver ações, captar patrocínios, desenvolver licenciamentos, tudo isso em parceria com o Anderson, já que o contrato dele prevê ele como sócio dessas iniciativas. A imagem do Anderson “pertence” ao Flamengo e agora temos a obrigação de alavancar o basquete do Flamengo para um outro patamar fora da quadra.
A Arena Carioca tem agradado pelo conforto e estrutura, mas ainda existe a dificuldade no transporte. Para a estreia do Varejão e o decorrer do NBB, o que clube pretende fazer para facilitar a locomoção dos torcedores até o ginásio.
A surpresa positiva com o público nos jogos na Arena Carioca demonstra que o público não quer “apenas ver um jogo” quando vai ao ginásio. Ginásio climatizado, confortável. Fizemos questão de baixar o preço dos ingressos para o mínimo e não cobrar estacionamento no primeiro momento para atrair e facilitar para a torcida. Além disso, fizemos um acordo de distribuição de ingressos gratuitos com o BRT. Temos a convicção que a boa fase da equipe e a estreia do Anderson atrairão mais público. Vamos tentar intensificar essa parceria com o BRT e contactar a Prefeitura para tentarmos aumentar a quantidade de ônibus.
Vamos entrar em contato também com a Liga Nacional de Basquete para tentar mudar os jogos para 20:30 ou 21 hs. Não é fácil para quem trabalha chegar lá antes disso. Mas tem valido a pena, o nível do espetáculo é outro. A torcida e o Flamengo merecem. É uma avant première de nossa Arena na Gávea. Confio que no final de 2019 já a teremos inaugurada para nos orgulhar.
Quando deverá ser a estreia do Varejão?
Não está definido ainda. O jogo com o Vasco no dia 27 não está confirmado ainda porque foi marcado no mesmo dia para o Flamengo x Vasco de futebol no Maracanã. O mando de quadra não é nosso, torcida única do Vasco, que tem que resolver a situação com o Gepe .
O Anderson começará a treinar com o grupo na segunda dia 22. A comissão técnica irá definir, de acordo com a avaliação das condições dele, mas acredito que no máximo dia 01 (Campo Mourão) ou 03 (Paulistano) na Arena Carioca irá ocorrer a estreia . Definiremos ao longo da próxima semana.
O nosso primeiro contato foi em agosto/17. Nosso objetivo era trazê-lo para a temporada inteira. Naquele momento, ele estava em processo de negociação com algumas franquias da NBA e preferiu nem escutar proposta.
Combinamos de nos manter em contato, o que fizemos com “mensagens provocativas” entre setembro e outubro. Insistimos bastante.
Em novembro, ocorreu o inverso. O próprio Anderson e o empresário dele entraram em contato para saber mais do Flamengo, já que era o time em que o Anderson gostaria de jogar no Brasil, por duas razões: uma por ele ser flamenguista e outra (batemos desde o início nesse ponto) de que a maior marca de atleta de basquete no país só poderia ser juntar à marca esportiva mais forte do Brasil.
Enviamos então a nossa proposta oficial. Mas as negociações só começaram realmente em janeiro, com a proximidade do fim da janela do NBB. Aí foram horas no telefone.
Não temos ideia se ele recebeu oferta de Franca. Isso nunca foi colocado na conversa. Anderson e seu empresário foram muito firmes em expressar sua opção pelo Flamengo.
Quando foi o sim definitivo do Varejão?
Domingo dia 14 por volta de 20h. Depois de um dia exaustivo de negociações, mas tudo deu certo. Já estávamos todos esquematizados para, após o sim, entrarmos com a documentação na FBERJ, CBB, LNB e pedir a carta de liberação da NBA. Segunda e terça-feira tensas, mas na quarta dia 17 de manhã tivemos a confirmação da inscrição. Já havíamos combinado a vinda do Anderson na quarta à noite e portanto conseguimos seguir com o plano de anúncio da contratação na quarta e de apresentação dele na quinta.
O pivô chega com o Flamengo líder do NBB e vivendo sua melhor fase após uma fase difícil (eliminação do NBB e LSA). Qual o significado dessa contratação para o clube nesse momento. De que forma analisa a reação da equipe que deve terminar na liderança do primeiro turno.
A derrota para o Pinheiros no NBB passado nos fez reformular a equipe, mantendo a base. Quando perdemos a classificação para a final da Liga Sul Americana em casa nesse ano de uma forma que nos envergonhou, houve uma saraivada de críticas ao grupo (jogadores, comissão técnica e diretoria). As críticas para as derrotas eram justas, o que não concordamos era com um certo consenso que se formou de que o grupo (todos) eram fracos. Não fazia sentido - tínhamos vários jogadores pré - convocados para a seleção brasileira (ou que já tinham passado por ela), dois para a seleção Dominicana e um para a seleção da Venezuela. O time estava mal individual e coletivamente, mas não achávamos que havíamos errado na escolha do grupo .
Os dirigentes devem pensar de forma equilibrada, como representantes dos rubro-negros, mas tentando filtrar a paixão. Foi feita uma cobrança forte, muita conversa, o grupo se fechou. Houve grande intensidade de treinamentos. O time veio crescendo jogo a jogo e hoje atingiu um ótimo nível porque sempre teve o potencial que acreditamos. Falta muita coisa ainda, nosso objetivo é retomarmos o título da NBB nossa trajetória internacional. O Flamengo tem que ganhar sempre. A confiança no caráter desse grupo é muito grande.
O Varejão chega nesse ótimo momento. Uma opção de alto nível para o Neto. O time está mais flexível. Pode jogar com três baixos, com um quatro característico, com o Marquinhos jogando de quatro mais um pivô e agora com dois pivôs mais pesados. Enfim, temos tudo - esquemas e jogadores - para sermos fortes.
Dentro da quadra, o Varejão pode ajudar muito com os seus 12 anos de NBA e 3 anos de Europa. Indiscutível. Fora do quadra, temos que evoluir no aspecto de marketing - nos jogos, nos patrocínios , nos licenciamentos. Precisamos mudar de patamar no nosso Basquete e a figura carismática do Anderson é perfeita para isso, até porque o contrato dele prevê essa parceria.
Quais as ações de marketing, venda de produtos licenciados, que estão sendo preparadas. De que forma o clube vai capitalizar dessa contratação. Vido disse em um modelo inovador para o basquete brasileiro no que diz respeito ao marketing.
Não é fácil desenvolver marketing nos esportes olímpicos em um clube que tem o futebol como carro - chefe. Naturalmente, tudo converge para o futebol. É uma luta diária. Mas temos gente brava na Comunicação e Marketing para isso.
A chegada do Anderson Varejão representa um divisor de águas. O marketing do clube será altamente demandado para desenvolver ações, captar patrocínios, desenvolver licenciamentos, tudo isso em parceria com o Anderson, já que o contrato dele prevê ele como sócio dessas iniciativas. A imagem do Anderson “pertence” ao Flamengo e agora temos a obrigação de alavancar o basquete do Flamengo para um outro patamar fora da quadra.
A Arena Carioca tem agradado pelo conforto e estrutura, mas ainda existe a dificuldade no transporte. Para a estreia do Varejão e o decorrer do NBB, o que clube pretende fazer para facilitar a locomoção dos torcedores até o ginásio.
A surpresa positiva com o público nos jogos na Arena Carioca demonstra que o público não quer “apenas ver um jogo” quando vai ao ginásio. Ginásio climatizado, confortável. Fizemos questão de baixar o preço dos ingressos para o mínimo e não cobrar estacionamento no primeiro momento para atrair e facilitar para a torcida. Além disso, fizemos um acordo de distribuição de ingressos gratuitos com o BRT. Temos a convicção que a boa fase da equipe e a estreia do Anderson atrairão mais público. Vamos tentar intensificar essa parceria com o BRT e contactar a Prefeitura para tentarmos aumentar a quantidade de ônibus.
Vamos entrar em contato também com a Liga Nacional de Basquete para tentar mudar os jogos para 20:30 ou 21 hs. Não é fácil para quem trabalha chegar lá antes disso. Mas tem valido a pena, o nível do espetáculo é outro. A torcida e o Flamengo merecem. É uma avant première de nossa Arena na Gávea. Confio que no final de 2019 já a teremos inaugurada para nos orgulhar.
Quando deverá ser a estreia do Varejão?
Não está definido ainda. O jogo com o Vasco no dia 27 não está confirmado ainda porque foi marcado no mesmo dia para o Flamengo x Vasco de futebol no Maracanã. O mando de quadra não é nosso, torcida única do Vasco, que tem que resolver a situação com o Gepe .
O Anderson começará a treinar com o grupo na segunda dia 22. A comissão técnica irá definir, de acordo com a avaliação das condições dele, mas acredito que no máximo dia 01 (Campo Mourão) ou 03 (Paulistano) na Arena Carioca irá ocorrer a estreia . Definiremos ao longo da próxima semana.
3 comentários:
Muito boa a entrevista . Grande história , competência , grande futuro . Vamos ser campeões !!
Seja bem-vindo , Varejão .
A chegada do Anderson Varejão já mudou o Basquete Brasileiro!!!
Posso explicar. É que lá na Arena Carioca tem ar condicionado!!! Acredita nisso torcida querida do mengão??? Você torcedor do Flamengo que acompanha esse time que nem eu, desde o tricampeonato carioca láááá no ginásio do Grajaú Country, na década de 90. É, foram três anos seguidos disputando e ganhando o carioca nesse ginásio. Aliás, não sei se foi contra o América ou contra o Tijuca. Xiiii, cadê a memória??? rs
Depois, no século seguinte, vimos o Flamengo ser campeão brasileiro diversas vezes na Arena HSBC, e não me lembro do fresquinho no meu rosto que vem do ar condicionado nessa Arena.
Em 2014, você e eu vimos o Flamengo ser Campeão da Libertadores no Maracanãzinho e campeão do Mundo na Arena HSBC.
Seja bem vindo ar condicionado ao esporte brasileiro de alto nível!!!
Parabéns Póvoa pelo seu enorme sucesso!!! Muito obrigado a você e ao Marcelo!!!
David Jackson não interessou a ninguém nem mesmo a liga uruguaia. Volta para um time falido. Não é por caso que os seus times não chegam nem nas finais. Ui
Postar um comentário