quarta-feira, 4 de outubro de 2017

A ressaca pós perda do título da Copa do Brasil

Após uma semana de luto, o blog volta à ativa.

Neste meio tempo, após a perda da Copa do Brasil, uma patética derrota para a Ponte Preta pelo Brasileiro. Vamos chegar a 48h dessa derrota, que manteve o milionário time do Flamengo em uma vergonhosa sétima colocação, tendo Botafogo e Cruzeiro à frente, sem nenhuma intenção de mudança para tentar salvar o ano.

É um misto de tristeza com desinteresse que toma conta, vendo que o futebol continua sob o comando de dirigentes que acham que as coisas vão acontecer simplesmente por ter bons jogadores em campo. Como se, por oferecer estrutura, condições de trabalho, salários em dia, estádio próprio bastassem, e tudo fosse resolvido por mágica, e não por trabalho, cobrança, determinação, objetivo.

A gente percebe que não falta raça, não falta vontade, porém falta alma, falta algo que esse time em momento algum conseguiu entregar, e acredito que tenha a ver com o comando lá de cima, que reflete dentro de campo.

É chato ver os jogos do Flamengo hoje. Pode parecer incoerência, visto que é a equipe com mais gols até agora no futebol brasileiro. Entretanto, ou você tem posse de bola e sabe o que fazer com ela, ou melhor fica lá atrás, se defendendo e buscando um chute para resolver a partida. O Rubro Negro não é uma coisa nem outra.

Todo mundo que acompanha minimamente a Gávea tem conhecimento dos erros e problemas. Da falta de reforços no começo da temporada em pleno ano de disputa de Libertadores, da chegada de reforços com o campeonato em andamento, de renovações esdrúxulas, que culminaram com escolhas insistentes do Zé Ricardo que até hoje são inexplicáveis.

Da falta de comando, e aí merece um parágrafo a parte, do presidente Eduardo Bandeira autocoroando-se o vice-presidente de futebol, tendo ao seu lado gente que nunca teve nenhum envolvimento do assunto e continua intacto e gozando de prestígio, como Fred Luz.

E o pior, tudo isso sob o olhares de outros vice-presidentes, que se tornaram cúmplices de um presidente autocrata, pois ninguém teve, até agora, coragem de exigir sua saída do futebol. Todos parecem satisfeitos com o rumo que o Flamengo está tendo no ano.

A última foi a brilhante tática do treinador de goleiros Vitor Hugo com o Muralha, na final da Copa do Brasil, em cair para o mesmo lado, sem estratégia surpresa, sem sequer estudar os batedores do Cruzeiro - em um futebol cada vez mais estudado, detalhado e planificado.

Com mais de meio bilhão de orçamento, não dá para o futebol profissional conviver com esse tipo de coisa.

E assim o futebol vem sendo tocado.

3 comentários:

Barreto disse...

André

Concordo com tudo que você colocou , mas acrescento algumas coisas :

1) O elenco não é tão bom assim, pois temos vários jogadores ruins ou medianos e nenhum que realmente faça a diferença.
2) Já não há tempo suficiente para o Rueda identificar que Gabriel e Marcio Araujo não podem jogar no Flamengo, mesmo em time alternativo?
3) o Time continua com os mesmos defeitos de criação da época do Zé Ricardo e , na minha opinião, isto é em grande parte motivado pelos jogadores que estão no elenco.

CBM disse...

Acho que mais uma vez se esta transferindo responsabilidades que são da comissão técnica para os dirigentes, caminho mais fácil da imprensa e de outros que sempre preferem criticar dirigentes.
Vieram reforços no início do ano: Rômulo, Berrio e que custaram caro, todos eles mal utilizados pelo Zé Ricardo. O Goleiro Tiago e times alternativos foram pouco utilizados no carioca, mas uma vez escolha do Zé Ricardo. Quantos jogos o Ronaldo fez???? Poucos e os que ele jogou mostrou potencial.
Problemas do elenco ficaram crônicos em função do Zé Ricardo insistir com os mesmos jogadores e esquema. O Juan não chegou no meio do ano, mas foi pouco utilizado no primeiro semestre. Agora com o Rueda ele se destaca, o Donatti mal jogou será ele é um zagueiro lixo???? Zé Ricardo desgatou até não poder mais Muralha, Márcio Araújo, Gabriel e Rafael Vaz que agora são jogadores que não conseguem nem contribuir com mais nada no time.
O Rueda chegou com o bonde andando e está visivelmente inseguro, demora para substituir, acho que o time tirular ele até conseguiu equacionar e o time está solido leva pouco gol e ainda não perdeu(time titular), mas os alternativos ele insiste com jogadores que não estão rendendo e não está usando tanto jogadores que jogam pouco e pelo menos nos jogos que jogaram se não foram brilhantes, não foram trágicos como Rômulo e Mancuello, a questão Evérton Riberio e Diego juntos foi uma bobagem que ele embarcou e inclusive a falta de controle na estratégia da disputa de penaltis, ele técnico deveria saber o que eles iriam fazer e até intervir dizer que não concordava com a estratégia adotada.
O erro da diretória é endossar atitudes da comissão técnica, mas qual seria alternativa, bater de frente???? Ou alguém não acha que as renovações de Márcio Araújo e Gabriel não foram pedidos do Zé Ricardo.
Na própria segunda-feira, porque o Rueda pois o Gabriel???? Porque escalou Márcio Araújo(mais uma vez lamentável e falha no gol não estava na frente da área).

Em tempo André bota uma crônica da virada do basquete ontem porque foi para cardíaco.

José Roberto disse...

Boa tarde.

Meu "discurso enérgico" hoje vai para a Diretoria do Flamengo e o Conselho Deliberativo do Clube, concordando com as palavras do blogueiro André.

O Comando do futebol do Flamengo nas mãos de Eduardo Bandeira da Silva está satisfeito, feliz, porque o único objetivo de um dirigente que não tem a menor ideia do que fazer, nem o menor preparo para ser VP de Futebol, é aparecer.

É isso: o sujeito diz que é Flamengo, que quer o bem do Clube, mas usa do seu poder para aparecer, para ficar no foco da mídia os 365 dias do ano, achando que é mais do que todos, pois além de ser o presidente do maior Clube do país, ainda acumula a posição de chefe do futebol.

Usa o Flamengo, prejudica o futebol do clube, entristece, irrita, aborrece 40 milhões de pessoas só para se sentir "popular", "ter atenção".

Bandeira, por favor, fale-nos sobre a sua infância, para que possamos entender essa sua "doença" de querer aparecer, se auto afirmar, a qualquer custo, mesmo o custo de jogarmos fora o chance de sermos campeões.

Você quer aparecer? Seja feita a sua vontade. Vamos falar da sua biografia nesse segundo mandato.

Ato 1: nomeação para VP de futebol de Flávio Godinho, um sujeito que nunca atuou na área e que nos levou a repetidos fracassos em 2016. Saiu com muito destaque na Mídia: preso pela Polícia Federal.

Ato 2: no meio do ano de 2016, elogios exagerados em público para jogadores da defesa que nos faziam perder jogos. (só aí já dava para perceber a sua falta de razoabilidade para ocupar o cargo no futebol). Os jogadores foram "convidados a saír" pela torcida, pois você não demite ninguém, quer agradar a todos, para se manter no cargo.

Ato 3: após ignorar o apelo do craque Elias que honrou nossa camisa e estava aqui do lado, em Portugal, o senhor na posição agora de VP aprovou a contratação de Conca, de muleta, veio lá da China, uma contratação de risco, para jogar apenas 6 meses. Barato, né? Só pagamos quando ele jogar. São só R$ 350 mil por mês. Dinheiro do Clube, não é seu. Quem se importa?

Ato 4: nosso ex treinador nos fazia perder jogos. E o que o VP disse: por mim, fica até o final do contrato. Sei, quer dizer que por ele ter um contrato, vamos gastar centenas de milhões em 2018 e manter um profissional que vai fazer toda essa dinheirama ir pelo ralo? Incrível esse raciocínio.

Ato 5: o problema avisou, avisou, avisou. Vinha desde o goleiro Paulo Victor e continuou avisando com antecedência, que nossos goleiros não estavam bem preparados. O que o senhor fez? Nada. Pensou: o acaso vai resolver isso. É, quem trabalhou na esfera pública da década de 80 deve pensar assim. Vamos empurrar com a barriga. Embromar. Na final da Copa do Brasil, o problema abusadamente esfregou na sua cara nos dois jogos o preço da omissão. No mundo real, os omissos são demitidos.

Tchau, bandeira. Quer ajudar o Flamengo? De verdade? Então nunca mais apareça no CT do Flamengo. Contrate um profissional. Nosso único título de Copa do Brasil foi conquistado em 2013 com um VP de verdade: Paulo Pelaipe.

E agora, um recado: Diretoria e Conselho: o mínimo que a torcida do Flamengo espera de vocês é que vocês defendam o nosso Clube dos doentes (por dinheiro do clube, Kleber Leite e por poder e mídia, Eduardo Bandeira).

Eduardo Bandeira, você é o sujeito mais burro e incompetente que já vi na minha vida. Esses erros são apenas alguns exemplos. Tem outros.

Diretoria e Conselho: quem têm poder e se omite, quem deixa que um qualquer prejudique a milhões de pessoas, a uma grande instituição, não faz nada, é cúmplice. Todo esse fracasso de 2016 e 2017 com a seleção que nós temos sem comando, sem direção, também é culpa de vocês, que não cobram um futebol profissional administrado por alguém de fora, um profissional.

O Flamengo é vencer, vencer, vencer!!!!

Só lembrando.