quinta-feira, 19 de março de 2015

Copa do Brasil 2015 - 1ª Fase: Flamengo 2 x 0 Brasil de Pelotas


O Flamengo derrotou o Brasil de Pelotas por 2 x 0 e garantiu a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil 2015.

Mas foi uma atuação sofrível, muito ruim, sem inspiração.

Era muito mais prazeroso ver o time no começo do Campeonato Carioca. A última boa atuação foi na vitória contra o Cabofriense por 5 x 1, onde a equipe não satisfeita em vencer, partiu em busca de goleada.

Naquela época o Flamengo era escalado com Márcio Araújo e Canteros de volantes. Mas parece que a contusão do Arthur embaralhou a cabeça do Luxemburgo, que passou a jogar com três volantes e tem terminado todos os jogos com o trio. Seja o adversário que for.

Como já escrevi aqui, não sou contra esse esquema, desde que um volante atue e tenha capacidade de jogar como meia, chutando a gol e chegando dentro da área. Tudo que Canteros não está fazendo.

Luxemburgo foi muito criticado por tentar fazer do Marcelo um artilheiro, para unir sua força física e o faro de gol. Deu muito certo. Mas ontem tratou de prender o melhor jogador da temporada e artilheiro do campeonato na esquerda. Todas as bolas que recebeu foi de costas, apenas conseguiu virar e chutar uma vez.

Era um Flamengo muito previsível, sem movimentação. Marcelo e Gabriel não invertiam posição, Alecsandro nem pegava na bola. As únicas jogadas interessantes foram com os laterais em jogada de ultrapassagem e foi só. (Aliás, como o Pará é certeiro nos cruzamentos, hein?). Jogada pelo meio de campo? Canteros aproximando? Zero!

E o pior foi ver que a defesa voltou a ficar desguarnecida. Os volantes não estão encaixando o tempo de tentar preencher o meio de campo e voltar para recompor a marcação. Não tem compactação, há um buraco atrás dos volantes que deixam o adversário constantemente em combate direto com os zagueiros.

A boa notícia é a surpreendente volta do Paulinho, pois coloca um outro jogador, além do Marcelo, para decidir os jogos. E mostra aos adversários que a equipe tem outros jogadores decisivos a serem marcados.

O Flamengo terá à disposição um quarteto de velocidade: Paulinho, Gabriel, Éverton e Marcelo. O meia Arthur Maia também está de volta e disponível para enfrentar o Vasco.

Luxemburgo pode, se quiser, voltar ao esquema inicial do começo do ano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fora Luxemburro. Queremos técnico de verdade com boa visão de jogo e ousadia.
A última atuação decente foi o jogo com o Friburguensee o jogo com o Volta Redonda que jogamos com 2 volantes. Melhor jogar com 2 e ir levando do que jogar com 3 e um futebol horrível.