domingo, 26 de agosto de 2012

Brasileirão 2012 - 19º Rodada: Flamengo 0 x 0 Botafogo


Pela última rodada do primeiro turno, o Flamengo empatou com o Botafogo em zero a zero. Dorival segue organizando taticamente um time limitado, a defesa só levou um gol nos últimos cinco jogos, mas o ataque ainda carece de mais qualidade.

Principalmente os pontas: Thomás e Negueba. Os dois têm voltado para fechar a marcação no meio de campo, deram uma boa consistência, porém não criam jogadas de perigo, os laterais não fazem a ultrapassagem para receberem o passe, nada.

O time fica bem limitado ao Vagner Love, que tem jogado sozinho, fazendo um papel de pivô - não é a dele, e na maioria das vezes é facilmente desmarcado, seja porque prende muito a bola ou porque ninguém se aproxima para tabelar.

O Botafogo apesar de ter um meio de campo habilidoso e ficar mais com a posse de bola, especialmente no segundo tempo, não criou nenhuma grande chance. Felipe não fez nenhuma defesa o jogo inteiro. Cáceres e Luiz Antônio fecharam a entrada da grande área, Welinton e Gonzáles fizeram um jogo seguro.

No segundo tempo, Dorival colocou Adryan no intervalo. Mas errou, não colocaria no lugar do Thomás, mas sim do Ibson. O time caiu de produção, passou a ser dominado pelas trocas de passes do adversário. Adryan teve a oportunidade em alguns bons contra-ataques, mas falhou no passe derradeiro. No jogo contra o Vasco foi mais decisivo, hoje, errou.

Dorival colocou Liédson tarde demais, quase aos 35 minutos, no lugar do Negueba. E foi aí que o ataque Rubro Negro passou a ficar com mais posse de bola e criar boas chances no final do jogo, que culminou com a bola na trave de Liédson nos minutos finais.

O próximo passo para Dorival nesse segundo turno: dar mais agressividade ao ataque Rubro Negro. Seja tirando um dos pontas e colocando o Liédson, ou tirando um dos volantes e colocando o Adryan, ou Botinelli ou Camacho.

Eu manteria os pontas, mesmo com suas limitações fecham taticamente bem o meio de campo, e tiraria um dos volantes pra colocar o Adryan.

Mas não se devem esperar grandes mudanças. Dorival achou um time minimamente competitivo para apenas se manter na primeira divisão. Fez em pouco tempo o que Joel não conseguiu fazer. É já pensar pro ano que vem.

Um comentário:

Miguel Gonzalez disse...

Reparei isso na tv: A Fabi, do vôlei do Rio de Janeiro VC, veste a camisa do Flamengo mais vezes que o César Cielo, que é atleta do clube!