segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sem reformulação, Flamengo apresenta seu elenco reforçado para a próxima temporada


O Flamengo apresentou oficialmente seu elenco para a próxima temporada. Não houve grandes mudanças e nem o sangue novo prometido, até pelas negativas de alguns nomes no mercado, como Vitor Benite e Olivinha. Dá pra dizer que a reformualação de fato foi no ambiente. A base foi mantida e o time foi muito bem reforçado com dois excelentes estrangeiros.

Deixaram o time o pivô Baby, o ala-pivô Jéfferson e o ala norte-americano David Teague.

Além dos gringos, chega o pivô Caio Torres, que está com Seleção Brasileira para a disputa do Pré-Olímpico.

Torres tem 2,11 metros de altura e acaba de completar 24 anos. Jogava na primeira divisão do Campeonato Espanhol, a segunda Liga de Basquete mais importante do mundo, mas acabou sendo rebaixado pelo Menorca Bàsquet. Jogou 34 partidas, média de 16 minutos com 7,1 pontos por jogo e 3,9 rebotes.

Federico Kammerichs vem para reforçar o garrafão e principalmente a defesa. Medalhista de bronze com a seleção argentina na Olimpíada de Pequim, em 2008, jogou na Espanha de 2001 a 2008. Jogando por Regatas Corrientes, teve média de 12,8 pontos e 9,8 rebotes por jogo. Foi eleito MVP da Liga das Américas levando o Regatas ao título da competição, com média de 19 pontos e 10 rebotes.

David Jackson é mais espetacular ofensivamente. É sempre desejado por todos os times argentinos. Foi o cestinha da Liga Nacional jogando pelo La Unión de Formosa com média de 19.4 pontos, foi eleito o melhor estrangeiro nas últimas três edições e ainda o melhor ala-armador dos dois últimos da Liga Argentina e também foi escolhido para o quinteto do campeonato. Só chega em agosto porque ainda está resolvendo questões burocráticas.

Sobre a questão da falta de patrocínio com a saída da SKY, Arnaldo Szpiro confirmou ao jornalista Enéas Lima, que cobriu a apresentação do time, que a BMG e a Olympikus vão ajudar no orçamento do basquete na temporada, mas ainda procura um patrocinador principal.

Enéas Lima conta que Marcelinho não quis comentar a saída de Baby e que o Flamengo sempre tem que estar em primeiro lugar.

A Arena da Barra pode sediar a final em jogo único do NBB. Arnaldo Szpiro afirmou que o elenco está fechado, Leandrinho é um sonho impossível e que a Gávea vai sedir alguns jogos do NBB, tendo o Tijuca como opção. Vai ter que pedir autorização da Liga para isso acontecer.

Fred e Wagner levaram a medalha de ouro do Mundial Militar conquistada no domingo. Fred foi eleito o melhor armador da competição. Vi alguns jogos e realmente gostei dele, sempre ousado, partindo pro garrafão e arrastando três marcadores junto.

 Depois de uma temporada bem complicada dentro e fora das quadras, o ambiente voltou a normalidade. Quem esteve hoje na Gávea viu um clima mais leve sem mal-estar.

A primeira competição será o Estadual dia 31 de agosto. Duda, que operou o ombro, só voltará às quadras em dezembro.

8 comentários:

Marcio disse...

Fora a questão de ambiente, pois sabemos que Babby não era de grupo, acho que o Flamengo saiu ganhando nas 3 contratações x 3 dispensas: Jackson/Teague, Kamme/Jeferson, Caio/Babby. O que vcs acham André e amigos?

Leonardo disse...

Concordo com o Márcio, o time saiu ganhando. Estamos com um elenco mais forte e penso q a maioria dos nomes q foram mantidos, mesmo q tenham ido mal na última temporada, têm serventia para o elenco. Com o trabalho do Garcia e os reforços, o Fla vai muito forte nessa temporada.

Luiz Filho disse...

Ainda gostaria de um armador. Apostaria muito e alto no Raulzinho. É um jogador com muito potencial, ficaria anos na Gávea exceto em caso de proposta para NBA.
Mesmo que nesse momento não fosse titular poderia ser durante a temporada.

Cadu Rollo disse...

Sem dúvida alguma nos fortalecemos, apesar de bons jogadores, Teague e Jéfferson estão abaixo dos seus substitutos, que vem com status de Top-5 da Argentina, e na posição 5 não teve troca, não tinhamos um jogador ali, visto que o Bábby simplesmente não atuava, e quando entrava não fazia absolutamente nada mais que o Wagner ou o Átila. Sem dúvidas saimos ganhando.


Para as alas o time está absolutamente fantástico, temos simplesmente 4 jogadores do mais alto nível sulamericano (Jackson, Marcelinho, Teichmann e Kammerichs). A dúvida fica pras outras duas posições restantes.

1- Será que Hélio e Fred darão conta? A armação foi nosso ponto fraco ano passado, sem dúvida alguma, a questão fica aí então, esse ano temos armas excepcionais pros armadores trabalharem, dois anotadores excepcionais, pontuadores natos, além de terem o Jackson pra ajudar na armação. Sinceramente, se esse ano nossos armadores não renderem, com o potencial (grupo) que tem nas mãos, esqueçam, nunca mais renderão.

5- Estamos apostando tudo no Caio Torres, estamos considerando que ele vem pra ser um top da liga, porém é tudo especulação, tudo torcida. Se o pivô não render o esperado, aí podemos esquecer, já que Átila e Wagner mostraram não ter qualidade para serem pivos top da liga, apenas bons reservas. Por isso a dúvida fica, se o Caio realmente mostrar que pode ser titular de um time campeão, ai teremos um garrafão muito forte (4 e 5) com boas opções, no entanto se o Caio for apenas mais um razoável, teremos problemas em alguns jogos e dependeremos muito da capacidade dos nossos ala-pivôs de compensarem nossa fraqueza na posição 5.

Vamos torcer, torcer pros armadores acertarem a mão, torcer pra diretoria ter acertado no pivô que trouxe, que aí o ano é nosso.

Abraços,

edu.rj disse...

mas acho q os numeros do caio na liga espanhola (media de 7 pontos e 4 rebotes), q é bem mais forte q a nossa, o credencia bem.
acredito q aqui ele consiga uma media de 12pts e 7rbt.
números proximos ao do babby mas ganhariamos em relação a presença em quadra, já q este tem um historico de lesao q o prejudica.

Marcio disse...

Edu, só lembrando que esses números do Caio ele conquistou em apenas 16 minutos de média em quadra. O Caco falou em um blog que Caio tinha aproveitamento de 94% em lances livres.

George A. F. Gessário disse...

E pra base do basquete, algum investimento previsto??

edu.rj disse...

isso ai marcio, aki no brasil ele jogara bem mais!!
e esse aproveitamento em lances livres é animador.