segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Vander, Vitor Saba e Antônio, as notícias do Natal

Volante Antônio

Nas comemorações do Natal a notícia que circulou é que o Flamengo estaria acertando a contratação do meia Vander, uma das grandes promessas do Bahia e visto com grande admiração pelos torcedores baianos.

O que causou estranheza foi o fato dele vim "para pegar experiência". Hein? Inverteram os papéis do Bahia e Flamengo. Antes, com tudo, e preciso saber as cláusulas, se os valores direitos econômicos foram fixados, se já chega com alguma porcentagem pro Flamengo, aí sim ficaria mais claro essa negociação.


**********


E também teve repercussão a notícia que o meia Vitor Saba e o volante Antônio não fariam partes dos planos de Luxemburgo para 2011.

Saba chegou a jogar de lateral no Campeonato Brasileiro sub-23 esse ano, enquanto o bravo Léo Medeiros fazia a função de camisa 10 (Jesus!!!). Ele tem contrato até 2015, pra jogar na lateral a briga seria ferrenha, pois já temos (???) Jorbison, Egídio e Alvin, e pro meio de campo eu prefiro apostar no Camacho, que foi emprestado pro Goiás, pegou experiência até sul-americana e foi bem elogiado, junto com o Lenon.

É engraçado, quando os garotos da base jogam alguns campeonatos e nem da primeira fase passa, a torcida protesta dizendo que ninguém presta e tem que vender todo mundo, mas quando algum jogador da base não é utilizado e será emprestado, a torcida não gosta.

Mas no caso do Antônio faz sentido, principalmente porque na posição de volante, temos nada menos que Fernando, que não fez absolutamente nada para tirar a vaga de outro jogador e ter seu contrato renovado, mesmo que seja o jovem Antônio, que entrou na fogueira contra o Corinthians, quando perdemos por 1 x 0 e conseguiu a proeza de perder na corrida para o Iarley com 40 anos.

Não vejo nada demais emprestar jogador da base pra ganhar experiência, e muito menos como um não aproveitamento da base, pelo contrário, meu medo é que sob o lema "vamos valorizar a base" e "vamos rejuvenecer o time" o Flamengo pense que todas as soluções se encontram nos mais garotos e escolha jogadores como Fernando apenas por ser mais jovem.

2 comentários:

Miguel Gonzalez disse...

Oi André, sobre seu comentário no último post, eu não questionei a contratação do Kaio Márcio pelo Fluminense por diversos motivos.

1) Não sou tricolor e estou mais preocupado com os esportes do Flamengo.

2) Até onde eu saiba o Kaio Márcio treina nas Laranjeiras, motivando as categorias de base do tricolor.

3) Ele custou e custa muito menos do que as contratações do Flamengo.

4) O Fluminense abocanhou uma dezena de títulos na Natação em 2010, inclusive o Tri Estadual. Ou seja, o Fluminense contratou mais barato e melhor.

5) Essas contratações sem muito nexo do Flamengo não são exclusividade da Natação. Temos 2 atletas no Tênis de Mesa e 1 na Canoagem. Sem equipes, o Flamengo não traz títulos e sequer forma atletas na base, pois a Gávea não oferece escolinhas.

Desculpa, mas eu não entendo a política de contratações da Patrícia Amorim.

Abs,
Miguel

Ninho da Nação disse...

Miguel meu caro, é simples de enteder.

O Botafogo e o Fluminense não acabaram com a natação nesses últimos anos, as categorias de base permanceram ativas e as escolinhas sempre recebendo alunos, o Flamengo parou com essa modalide e retomou esse ano, por isso ficou à frente do Flu e do Bota nos dois torneios nacionais mais importantes do ano, Finkel e Maria Lenk, mas parece que isso você finge não lembrar.

As categorias de base ainda vão precisar um bom tempo pra voltar a ser o que era antes e revelar bons nadadores que sempre foi a marca do Flamengo, aí sim o Cielo seria importante para alavancar isso, apesar do VP de MKT afirmar que a contratação de Cielo ajudou a aumentar de 15% a 20% o número de alunos nas escolinhas de natação do clube, mas é pouco demais para um campeão olímpico e mundial, o Flamengo merece muito mais.

Não discuto a importância do Cielo, nenhum Clube abriria mão em ter um nadador desse nível, ninguém pode negar o que ele representa, eu quero é discutir o mal uso da imagem do Cielo, esse é o ponto.

Se quiser discutir o foco do post passado, que é o mal uso do Cielo, eu topo, se continuar com seus bla bla blas tricolores terá o comentário apagado.


Abraços.