quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A aposta ousada pra comandar o basquete: Gonzalo Garcia


O sonho mesmo era ter Sérgio Hernandez, ex-seleção argentina e atual treinador do Peñarol, mas como ele não aceitou a proposta do Flamengo, indicou seu assistente Gonzalo Garcia, e na mesma hora a diretoria fechou.

Na Seleção Argentina foi campeão Sul-Americano em 2004, em 2005 assumiu o comando a seleção Sub-21, e conquistou a terceira colocação no Mundial daquele ano e a partir de 2006 esteve com assistente técnico de Sergio Hernandez na Seleção, conquistando o bronze olímpico em 2008 e as participações nos Mundiais de 2006 e 2010.

Sem dúvida foi uma boa escolha. Eu sempre sonhei com um treinador argentino no comando do basquete Rubro Negro. Seu currículo é excelente, tem experiência internacional de sobra pra enfrentar as competições continentais. Agora vamos ver como será o trabalho e o entrosamento com os jogadores, a aceitação mesmo do grupo.

Com certeza os jogadores foram ouvidos, isso pode facilitar o trabalho. O time sabe quando tem um cara bom e que pode confiar lá no banco na hora dos tempos técnicos. Na lista de possíveis treinadores, Lula Ferreira e Miguel Ângelo da Luz enfrentaram resistência de alguns jogadores.

Na segunda-feira ele será anunciado oficialmente às 17h no Tijuca. João Batista será seu auxiliar. A equipe também se apresentará nesse dia, às 18h.

Torço mesmo para que implante outra mentalidade ao time, principalmente na parte defensiva e no jogo coletivo, mas terá pouco tempo para isso, pois dia 07 já tem jogo pelo NBB contra o Joinville em casa, e dia 11 começa a participação Rubro Negra na Liga das Américas contra Quimsa, ponto positivo que ele deve conhecer bem o nosso rival argentino na estréia.

Mas a fase de grupos da Liga das Américas não deve ser grandes problemas, além do Quimsa, fazem parte do grupo C o Español de Talca do Chile e os donos da casa Mavort do Equador, dois se classificam. Aí terá um pouquinho de tempo para se preparar para a fase final da competição no começo de fevereiro.

Já estão classificados do grupo A, Regatas Corrientes e Peñarol Mar del Plata da Argentina e pelo grupo B, Halcones Xalapa do México e Brasília, restando ainda o grupo D.

Nenhum comentário: