terça-feira, 30 de novembro de 2010

Luxemburgo na humildade, quem tem a ganhar é o Flamengo


Não tenho dúvidas que o Luxemburgo é o treinador que mais apanha da imprensa esportiva, com justiça ou às vezes por pura perseguição.

O que mais irrita em alguns jornalistas, é que mesmo com alguns recentes fracassos retumbantes, como no Atlético-MG, Wanderley continua com prestígio entre os principais Clubes, e agora receba carta branca pra comandar o futebol do Flamengo - da base aos profissionais, passando pela estruturação do CT, e ainda continua mantendo a pose de o professor e o melhor técnico do Brasil.

Não deve ser nada legal depois de conquistar títulos brasileiros com Palmeiras, Santos, Corinthians e Cruzeiro, você ser chamado de decadente pelos especialistas, mas pode ser um primeiro passo para uma volta por cima.

Ontem em seu blog, ele foi humilde, reconheceu que não fez uma boa temporada, se cobra por isso, e disse ainda que aceita todas as críticas, menos o termo "decadência". Gostei, prefiro o Luxemburgo assim, humilde, querendo mostrar serviço, do que ser o pofexô. Então meu caro, essa é a sua última chance de voltar aos bons tempos na sua carreira.

Um fato é que, tanto Wanderley quanto Patrícia Amorim, terão que fazer um excelente trabalho nessa temporada para estancar a revolta justa da torcida, que viu o time ser campeão brasileiro e agora brigando até a penúltima rodada para não cair.

Ao contrário do Fluminense, Corinthians, Grêmio, Botafogo e CAP, que foram mal ano passado, esse ano brigam pelo título/G4. Isso prova que basta um trabalho sério, certo e preciso na escolha dos nomes para dar uma guinada boa na próxima temporada.

Luxemburgo foi o quarto treinador a dirigir o time. Tivemos antes o atual campeão, Andrade, o treinador revelação, Silas, Rogério e por último Wanderley. Claro que a torcida esperava mais nesses 10 jogos, mas se com quatro treinadores, e nenhum deu jeito, o problema está longe de ser com o comandante à beira do campo.

Traçando um paralelo, o raciocínio é semelhante ao Felipão, que nem de longe sofre a pressão negativa da imprensa mas chegou com toda pompa e não deu jeito no Palmeiras, mesmo com Valdívia e Kléber, e conseguiu ser eliminado da Copa Sul-Americana pelo rebaixado Goiás em casa. Mesmo assim Felipão terá que ser avaliado a partir da próxima temporada, quando trabalhará desde o começo, e não pegando trabalho no meio do caminho.

Para nos, torcedores, será preciso ficar ligado na semana que vem, quando devem surgir os primeiros nomes para dispensa, os boatos de contratações, e assim começar a enxergar o que o Luxa pensa para 2011.


************


Agora com a permanência do time na série A, será preciso acertar o patrocínios máster para o futebol, já que a Batavo não renovará. É o primeiro passo para ter um orçamento forte para 2011. Santos e Atlético-MG anunciaram que vão passar dos R$ 100 milhões para a próxima temporada, e o Flamengo, alguém sabe?.


************


A convocação de Rafael Galhardo e Diego Maurício para a seleção sub-20 do Ney Franco, pode ser a direção que o Flamengo precisa andar para ter um ano mais feliz em 2011. 

Quero ver a garotada da base que foi campeã estadual juvenil invicta disputando a Copa São Paulo de Futebol. Com o projeto do Luxemburgo em ter um time mais jovem, sem dúvida será um incentivo maior aos garotos da base.

2 comentários:

Insurance USA disse...

Sinceramente? Não estou nada otimista.

Insurance USA disse...

Nossa grande esperança em 2011 chama-se Luxemburgo. Se por um acaso, ele cair as coisas pioram. Muito.

Isso a imprensa esportiva não vai ver. Até porque não é trabalho dela mesmo.

Só espero que reconheça os méritos dele, caso ele seja bem-sucedido. Ainda assim, sucesso em campo não significa bons números fora dele.

Curti muito o post do Luxa também. Demonstrou humildade.

É torcer muito por um bom início em 2011. Uma vitória no Estadual ou na Copa do Brasil, que faça a torcida fechar com o time no Brasileiro.

Acho até melhor não disputar sul-americana. Ela teria nos tirado o hexa se tivéssemos permanecido.