terça-feira, 5 de outubro de 2010

No Flamengo, a exemplo do Cruzeiro de 2002/2003

Luxemburgo chega mirando um projeto a longo prazo para o Flamengo. Seu contrato vai até 2012, não quer dizer nada, o de Zico também iria e quatro meses depois ele saiu.

O projeto a longo prazo exige vitórias e resultados imediatos, mas Luxemburgo nem precisa fazer muito, a torcida nem cobra mais a vaga na Libertadores ou o título, apenas terminar dignamente o Brasileirão de 2010 sem o fantasma do rebaixamento.

Traçando um paralelo, temos a mesma situação da chegada de Luxemburgo ao Cruzeiro no dia 18 de agosto de 2002, quando o treinador assumiu a equipe em substituição a Marco Aurélio Moreira e foi nada mais que 9º colocado no Brasileiro.

Nos primeiros meses de trabalho no Cruzeiro, Luxemburgo aproveitou para analisar o elenco que tinha, fazer algumas alterações no time.

Luxemburgo promoveu o então jovem goleiro Gomes das categorias de base, foi contratado o volante Paulo Miranda, e, principalmente, o meia Alex, ex-Palmeiras e ex-time de Luxemburgo.

O Cruzeiro trouxe também o lateral Maurinho, campeão brasileiro pelo Santos em 2002, o zagueiro Edu Dracena, recém chegado do Guarani, o volante Maldonado, ex-São Paulo, o volante Martinez, ex-Guarani, o jovem Wendell, o meia Zinho, e para o ataque o colombiano Aristizábal e Deivid, ex-Santos, foi então que montou-se o super-time:

Gomes; Maicon(Maurinho), Luisão, Cris e Leandro; Maldonado, Recife, Martinez e Alex; Deivid e Aristizábal.

Colocando em prática o planejamento traçado no final de 2002, que tinha como principal destaque a realização de uma pré-temporada - que aconteceu em Araxá no mês de janeiro, e a reformulação do elenco, o Cruzeiro, só no primeiro semestre, conquistou dois títulos de forma invicta: o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil, esta, em cima do Flamengo de Nelsinho Batista.

O elenco campeão da raposa mesclava jovens valores com atletas experientes, seguindo um planejamento traçado pelo próprio treinador juntamente com a direção do Cruzeiro.

Depois foi campeão brasileiro no primeiro ano de pontos corridos com três rodadas de antecipação e perdendo apenas uma partida no Mineirão, mesmo sem o zagueiro Luisão e o atacante Deivid que saíram na janela do meio do ano.

Um comentário:

Miguel Gonzalez disse...

Agora sim o Flamengo tem um técnico. Confio plenamento no Luxemburgo.

Fora Patrícia Amorim!