terça-feira, 13 de julho de 2010

LNB frutra sonho de novas equipes

E o sonho de Fluminense, Palmeiras e Botafogo-DF de entrarem na próxima edição do NBB foi frutrado pelo presidente da LNB Kouros Monadjemi, que avisou que nenhuma equipe nova ganhará vaga na próxima edição, a não ser que faça uma parceria com um dos atuais 14 participantes.

A chance do Fluminense então é fazer parceria com a franquia do Nova Iguaçu, que faz parte da LNB desde a sua fundação mas não jogou nenhuma edição do campeonato, e se não jogar o NBB 03 a Liga destitui a franquia da cidade porque o limite são de três anos.

É um passo importante da LNB para o renascimento do basquete no país.

Aquilo que foi prometido logo no começo da criação da Liga se cumpre: quem confiou no projeto e lutou por ele, tem franquia garantida, quem só resolveu embarcar agora que o barco está navegando, ainda que a passos lentos, que corra atrás e não ganhe a vaga de mão beijada.

O Flu fala tanto do seu projeto pro basquete, mas veja um exemplo de profissionalismo e comprometimento do Estadual de basquete por parte do tricolor:

Sete equipes se inscreveram: Flamengo, Tijuca, Macaé, Fluminense, Cabo Frio, Liga Teresopolitana e Iguaçu, mas dessas equipes, só as Fla, Tijuca e Macaé mandaram representantes para a reunião da FBERJ e discutir a situação do próximo Campeonato Estadual que teremos nos próximos meses.

Conclusão? Não se sabe se teremos ou não Estadual, pois a Federação não sabe o nível de comprometimento das outras equipes com o torneio. Uma nova reunião foi marcada, vamos ver o que acontece nos próximos capítulos.

É institucional, pois quando a NBB foi criada, deram a chance pra todos os clubes do país que tivessem departamento de basquete, de se juntar à liga, de lutar pelo crescimento dela, e quem o fez teve franquia garantida por 3 anos, quem não a usasse por 3 anos perderia.

A partir daí, foi determinado que quem ainda não fosse fundador, pra entrar teria que comprar a franquia (acho que é algo em torno de 250-300 mil)

Mudar isso agora seria uma rasteira nos clubes que estão lá desde o inicio

Quem não tem franquia, ou compra sua entrada ou espera criar uma forma de acesso, e não receba de mão beijada a vaga.

Que fique claro que mais importante pra Liga e pro basquete brasileiro, não é simplesmente fazer com que grandes Clubes entrem pro basquete, é fazer com que grandes Clubes SE COMPROMETAM com o basquete brasileiro.

Ps: Com ajuda do amigo Cadu.

Nenhum comentário: